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      10 dicas para ganhar seguidores neste primeiro semestre

      Uma empresa consegue ganhar seguidores no Instagram se tiver um bom conhecimento sobre seu público e investir em conteúdo relevante para as pessoas.

      Outras estratégias também são bem-vindas, como usar hashtags, incentivar o engajamento, monitorar os resultados, variar os tipos de publicação e criar um calendário editorial.

      O Instagram é uma rede social que cresce constantemente no mundo todo, e as organizações precisam garantir seu território para conquistar novos leads.

      O foco da plataforma é conteúdos de imagem, e ela vem crescendo consideravelmente nos últimos anos a ponto de ficar cada vez mais próxima do Facebook, que atualmente é a maior rede social.

      Mas assim como no caso de outros canais digitais, é necessário saber se comunicar com as pessoas por meio do Instagram, assim fica mais fácil conquistar seguidores.

      Só que a estratégia não vai resolver muita coisa se esses seguidores não estiverem engajados com as publicações, ou seja, eles precisam interagir com aquilo que a marca pública para que ela alcance os resultados esperados.

      Abordando isso, este artigo vai explicar a importância de desenvolver estratégias para alcançar seguidores e dar algumas dicas que vão ajudar o negócio a alcançar esse propósito.

      Importância de alcançar seguidores

      Ter um bom número de seguidores no Instagram traz muitas vantagens para a empresa, visto que sua mensagem será difundida de maneira mais ampla, podendo alcançar um número maior de pessoas.

      Mas mesmo que isso seja óbvio, ainda existem muitas empresas que negligenciam os benefícios de investir em estratégias para alcançar mais seguidores. Só que isso traz mais credibilidade para a marca.

      Se uma pessoa que está seguindo o perfil de uma empresa que faz higienização de coifas e exaustores e gosta de suas publicações, passa a admirar a marca e o trabalho que ela realiza.

      Ao longo do tempo, isso vai trazendo outros benefícios, principalmente tendo em vista que as pessoas gostam daquilo que é popular.

      Um grande número de seguidores também aumenta o fluxo de acesso e interações, gerando um posicionamento positivo do perfil dentro do aplicativo. Isso acontece por meio do tráfego orgânico que é bem visto pelo aplicativo.

      Tendo em vista a importância de conquistar mais usuários, algumas marcas acabam cometendo o erro de comprar seguidores, só que isso acaba prejudicando o perfil.

      O ideal é conquistá-los de maneira natural e consistente, por meio da publicação de conteúdos relevantes, que conversem com o público e promovam a interação com eles.

      Para alcançar esse objetivo, a organização pode investir em uma série de estratégias inteligentes e que trazem ótimos resultados.

      Como conquistar mais seguidores?

      Uma oficina funilaria e pintura automotiva pode investir em inúmeras estratégias para ganhar mais seguidores no Instagram. Mas antes de trabalhar com elas, precisa criar uma identidade visual exclusiva para representar a marca.

      Também é importante pesquisar as principais hashtags e tentar engajamento com outras contas relacionadas ao assunto central do perfil. Depois de fazer isso, a marca pode trabalhar as seguintes práticas:

      1.    Conectar o Instagram a outras plataformas

      Para divulgar o perfil do Instagram e ganhar mais seguidores, uma das melhores estratégias é conectar a conta às outras redes sociais, como:

      • Facebook;
      • Twitter;
      • Tumblr;
      • Flickr.

      Para fazer isso, é necessário acessar a área de opções, clicar em “contas vinculadas” e selecionar as alternativas de preferência. Também é possível compartilhar as imagens em outras plataformas, algo que aumenta o alcance das publicações.

      2.    Criar fotos interessantes

      Outra coisa que faz total diferença para o engajamento dos usuários no Instagram é a qualidade das publicações. A empresa deve ousar nos ângulos, utilizar boa iluminação e priorizar a qualidade das imagens.

      Trata-se de um diferencial para aumentar as curtidas e chamar a atenção de quem está passando pela timeline. Outro ponto muito importante é definir a identidade visual para o negócio, pois isso aumenta as chances de ter a foto reconhecida na rede.

      Um fabricante de caixa de hidrante inox com porta de vidro possui imagens com um padrão bem definido para estabelecer um vínculo forte com o usuário.

      A organização precisa saber o que faz sucesso com a persona e experimentar algumas coisas para descobrir qual é o interesse do público, um passo muito importante para atrair seguidores engajados.

      3.    Alimentar o engajamento

      As publicações não receberam interações se não houver uma iniciativa, portanto, é necessário estimular os novos seguidores.

      A marca pode curtir, comentar e marcar as publicações que achar mais interessante e que estejam relacionadas ao negócio, algo que também é válido com pessoas influentes na área.

      Para começar, uma boa dica é conversar com os usuários nas publicações da empresa e responder aqueles que comentam nas fotos, pois isso mostra que a empresa realmente se importa com seus seguidores.

      4.    Variar os conteúdos

      É interessante variar o formato das postagens, pois uma empresa de lajes para calçadas pode fazer fotos, vídeos e até transmissões ao vivo.

      Os vídeos têm uma excelente taxa de engajamento, chegando a ser 3 vezes mais alta do que as imagens, por isso, a organização deve fazer um bom uso dessa ferramenta e investir em uma boa edição para aumentar o engajamento.

      Os vídeos podem fazer demonstrações de produtos, preview de lançamentos, entrevistas, making of, entre outras possibilidades. Independentemente do assunto, ele precisa ser consistente e condizente com a proposta da empresa.

      5.    Saber gerenciar as contas

      Existem vários aplicativos que auxiliam na gestão das contas no Instagram, e se a empresa tiver múltiplas contas ativas, consegue manter a frequência das postagens e acompanhar a performance de cada uma.

      Existem aplicativos que ajudam no monitoramento e alguns possuem até funções extras para agendar as postagens.

      Uma empresa de aluguel escritório compartilhado pode usar uma grande quantidade de aplicativos úteis para monitorar e gerenciar os comentários e até mesmo saber quem deixou de seguir a marca.

      6.    Encontrar o tom da empresa

      Cada negócio possui seu próprio tom para tratar o público, algo que depende da maneira como ele se posiciona diante da persona e de que maneira as pessoas consomem e interpretam a marca.

      É necessário adaptar a maneira como a empresa se comunica, tendo como base a idade, nicho e tipo de produto oferecido, pois isso ajuda a criar identificação no receptor.

      7.    Interagir com outras empresas

      Os seguidores não são o único público da organização, por isso, é necessário interagir com parceiros de negócios, fornecedores e até concorrentes para expandir as possibilidades e promover a marca.

      Existem muitos exemplos de interação entre as empresas nas redes sociais, e um negócio especializado em estudo de impacto de vizinhança simplificado pode fazer isso por meio de comentários, citações e hashtags.

      8.    Promover sorteios

      Uma das estratégias que mais atraem os seguidores são os sorteios, por meio do compartilhamento de conteúdo, mas no Instagram, é necessário adequar o formato.

      A empresa pode sugerir que os interessados sigam sua conta e compartilhem uma foto ou marquem um amigo. Também é interessante pedir que o compartilhamento seja acompanhado de uma hashtag relacionada ao evento.

      Mas independentemente da opção, a companhia precisa saber como sua persona se comporta para conseguir os melhores resultados.

      9.    Saber usar hashtags

      A hashtag é usada por meio da junção do símbolo de cerquilha (#) com uma palavra que vai fazer a descrição da publicação.

      Uma empresa especializada em limpeza de vidros precisa saber usar a hashtag adequadamente para que os usuários encontrem o negócio, além de organizar melhor os conteúdos por categorias.

      É necessário usar hashtag que tenha uma relação direta com a imagem, pois isso aumenta o alcance do negócio, mas pode atrapalhar a experiência do usuário se uma coisa não tiver relação com a outra.

      10.  Estar sempre presente

      A presença do negócio é algo muito importante na hora de manter o público interessado no conteúdo, visto que de nada adianta seguir todas as dicas anteriores, se o negócio só faz isso de vez em quando.

      Uma empresa de espelhos vai aumentar o número de seguidores e conseguir engajamento se estiver sempre presente e seguir uma frequência de publicações.

      É muito importante curtir as fotos de outros usuários, fazer comentários relevantes e manter um bom ritmo de postagem. Outra estratégia interessante é compartilhar fotos de outras contas influentes na área de atuação.

      Considerações finais

      O Instagram é uma das plataformas mais importantes porque promove a interação entre a marca e os usuários, ajuda o negócio a compartilhar seus produtos e serviços, além de melhorar as conversões.

      Mas para aproveitar todos os benefícios desse canal, é fundamental conquistar seguidores e fazer com que eles se engajem com as publicações.

      Seguindo as dicas mostradas ao longo deste conteúdo, o perfil da marca será mais bem aproveitado, vai agradar os seguidores, atrair quem ainda não conhece o negócio e trazer resultados surpreendentes.

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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