Conhecendo o mundo dos negócios, é concebível que o processo seja inteiramente baseado na negociação. No entanto, o nicho contém muitas táticas e padronizações para capitalizar as taxas de conversão de leads e assim torná-los clientes.
Fatores como oferta e demanda, tendências de mercado, abrangência econômica e até competitividade afetam negócios em diversos ramos, independentemente do porte dessas empresas.
Como forma de proteger a saúde financeira e garantir mais estabilidade no mercado, recomenda-se que as empresas façam investimentos estratégicos, seja uma construtora ou um buffet para aniversários.
Com uma estratégia clara, o objetivo comum de todas as empresas pode ser alcançado, que é aumentar a taxa de conversão dos clientes.
Refere-se a fazer vendas e fechar negócios com clientes e prospects, apoiados no chamado ciclo de vendas. As taxas de conversão refletem a estratégia e as condições de negócios de uma empresa.
Faturamento e lucros estão em pauta, por isso é possível ver empresas com processos padronizados e estratégias decisivas ganhando destaque no mercado devido ao seu sucesso.
Como essa é uma etapa de aplicação comum em vários nichos de mercado, é possível observar as taxas de conversão de clínica de reabilitação para alcoólatras e serviços semelhantes.
Dada a flexibilidade para aplicar a estratégia no mercado, os sócios estruturaram o processo de vendas com o objetivo de retorno de crescimento no meio do funil.
Com o processo estruturado, as taxas de conversão apresentaram resultados positivos, atendendo às expectativas dos parceiros.
O mesmo resultado foi alcançado por uma distribuidora de materiais hidráulicos, cujas aspirações não se limitavam a alavancar as taxas de juros, mas também diversificar os segmentos de clientes, o que exigia soluções decisivas para serem implementadas.
O conceito de taxa de conversão refere-se ao número de resultados obtidos com o uso de táticas no processo de vendas para melhorar a experiência do cliente.
Um exemplo pode ser o de uma família que busca por um painel de tv para quarto planejado, ao começar a procurar um prestador de serviço que pudesse atender a necessidade várias opções surgem.
Mas devido à promoção do marketing digital comercial, a família realizou uma pesquisa com empresas próximas e de boa reputação, além de analisar a possibilidade de cooperação de longo prazo na renovação desse móvel e outros caso fosse necessário.
Isso também vale para uma empresa, pois no processo de procura de fornecedores para realizar a compra e instalação de hidrante predial, foi encontrada uma fabricante que preenchia todas as necessidades para ser fornecedor desse negócio.
Mas de modo geral, existem alguns critérios que os leads de qualquer segmento levam em conta para se tornarem de fato clientes. Esses aspectos são:
Todas essas etapas são fundamentais para confirmar a viabilidade de fechar uma parceria. Portanto, para melhor compreensão, cada tópico será analisado a seguir.
Através de um método muito simples, é possível medir a taxa de conversão real de qualquer segmento de negócio. Para medir a porcentagem entre cada etapa, deve-se considerar os seguintes critérios:
Este é apenas um exemplo, mas se uma empresa achar que seria interessante “quebrar” o funil em mais etapas ou reduzi-lo, basta adaptar à situação que mais se assemelhar a realidade do negócio.
Como exemplo prático, diga-se que uma autoescola queira calcular a taxa de conversão dos visitantes de seu site que estão interessados em cnh para carro e moto.
O objetivo aqui é capturar os detalhes de contato das pessoas que navegam no site, para entender quem são, para que se possa estudar mais a fundo a nutrição.
Por exemplo, se no site teve 1000 visitas em um determinado período e obteve 58 formulários preenchidos, incluindo pontos de conversão estrategicamente colocados em determinadas páginas e pop-ups. É possível calcular da seguinte forma:
Portanto a taxa total de conversão dessa autoescola seria de 5,80%, uma taxa boa já que em grande parte dos casos, conversão de 1% ou acima já pode ser considerada interessante. Mas tudo dependerá da quantidade de oportunidades x conversão.
Mas é importante saber quais métricas analisar em cada etapa e obter um diagnóstico completo do desempenho da ação para que seja possível colocar os esforços de melhora no lugar certo.
Como melhorar a taxa de conversão é a meta de 10 em cada 10 profissionais de marketing digital e empresas. Isso porque significa que mais potenciais clientes estão interessados na proposta de negócio.
Então, para ajudar até mesmo uma pequena empreendedora que vende mini sanduíche natural para festa, a seguir será possível ver algumas formas de aumentar a taxa de conversão.
Uma proposta de valor é o que incentiva os clientes em potencial a se interessarem em comprar um produto ou obter um serviço.
Afinal, as pessoas investem em algo pelo valor que isso lhes trará, ou seja, como o investimento ajudará a suprir uma necessidade existente.
Objetividade e clareza de linguagem são fundamentais para convencer potenciais clientes a entrarem no funil de vendas e assim aumentar as taxas de conversão.
Portanto, é preciso evitar sempre usar termos muito técnicos que não sejam familiares para pessoas fora da área e assim conseguir de fato. Quando for necessário falar algo mais técnico, é necessário explicar brevemente o que significa logo em seguida.
Antes de comprar algo, é muito comum que as pessoas questionem, principalmente se for um serviço como assinar iptv legalizado. A natureza humana sempre fala mais alto do que qualquer oferta.
Mas a dissidência ou objeções também pode ser usada em táticas sobre como aumentar as conversões. Basta entender a fundo o que pode ser um empecilho para os potenciais clientes e com isso a empresa deve traçar ações para melhorar a oferta.
Após entender como criar oportunidade de negócio para então começar a aplicar estratégias para aumentar a taxa de conversão de leads, é necessário saber como aplicá-las corretamente.
Abaixo, serão dadas algumas dicas simples, mas eficazes, que podem ajudar qualquer negócio a aumentar a taxa de conversão de leads.
Pop-ups são novas janelas que se abrem ao visitar um site com informações em destaque, principalmente relacionadas a propagandas, anúncios e cupons.
Por isso, ao utilizar um site como veículo de informação, é interessante disponibilizar ofertas, conteúdos premium e produtos diferenciados.
Por exemplo, todos eles podem ter um timer com atraso de 30 segundos e também podem ser facilmente desligados para evitar o estresse do cliente.
Com essas precauções em vigor, a taxa de conversão no site aumentará. Tudo isso, se vale a pena mencionar, estará livre de reclamações de pessoas que visitam o site.
Uma das coisas que podem fazer as pessoas desistirem de uma compra é a dificuldade de navegar em um site ou problemas relacionados a compatibilidade com dispositivos móveis.
Um site poluído, com muitas informações, partes importantes não destacadas, o que desestimula o consumidor a navegar pelos produtos e concluir a compra é o maior motivo para baixas taxas de conversão.
Formatos extensos e obrigatórios também são fatores que prejudicam o consumidor. Na hora da compra, requisitos específicos, desnecessários e trabalhosos também farão com que os clientes desistam.
É nesta fase que as coisas têm de ser feitas o mais rápido e com a melhor qualidade possível. Portanto, é necessário deixar apenas as informações necessárias para atingir o objetivo da compra.
Além disso, as guias de checkout e adicionar ao carrinho devem ser destacadas para facilitar a conclusão da compra. O equilíbrio certo de informações necessárias e disponíveis para o site deve ser encontrado.
Embora a Internet tenha facilitado as compras ao eliminar a necessidade de as pessoas irem a uma loja, ainda existem alguns desafios para fazer compras online.
Por exemplo, para ver se o item é exatamente como descrito. Por outro lado, saber se o produto atende ou não às expectativas do cliente.
Por isso, fornecer avaliações e depoimentos é uma boa estratégia, pois ninguém quer ser o primeiro a verificar se algo está bom.
Ainda hoje, a maioria das pessoas gosta de comprar algo depois de ser recomendado, que é a principal razão pela qual os influenciadores são tão populares e eficazes.
A taxa de conversão é uma métrica fundamental para qualquer negócio, até porque te dá uma ideia dos custos para a aquisição de cada cliente.
Por isso, o cálculo da taxa de conversão é essencial, pois quanto mais uma empresa tiver uma cultura de acompanhamento de seus resultados, melhor suas ações garantirão o sucesso a longo prazo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.