Com a disseminação do marketing digital e da internet como um todo, se tornou cada vez mais necessário aplicar recursos dessa natureza. Entre eles, está o disparo de e-mails, sobretudo quando conciliado com a automação dessa estratégia.
De fato, alguns pensam que os e-mails são algo superado, já que hoje a esfera digital tem várias outras estratégias, como a dos grandes motores de busca, ou mesmo das plataformas de mídias sociais e até de e-commerce.
Nada mais equivocado, pois na verdade, o e-mail continua sendo uma ferramenta poderosa, tanto quanto já era nos primórdios da internet, mais de duas décadas atrás. Inclusive, depois que uma pessoa realiza uma compra, qual a primeira coisa que ela faz?
Simples: ao entrar na loja virtual de um site de controle de acesso por qr code, logo após a compra o que ela faz de mais importante é ir até seu próprio e-mail para ver se já chegou uma mensagem de confirmação, com detalhes sobre a aquisição feita.
Ou seja, mesmo quando o processo de venda não se inicia por meio de e-mails, ao menos é assim que ele finaliza, ou pelo menos é o modo como ele se oficializa. Basicamente, o endereço de e-mail de uma pessoa é como seu documento.
Com isso queremos dizer que é algo tão básico quanto um RG ou um CPF, com a diferença de que é um dado básico do mundo online, e não do mundo offline. Mesmo fora desse universo de compra e venda, ele também é muito importante.
Geralmente, uma das primeiras coisas que todo mundo faz logo no começo do dia, é verificar sua caixa de entrada, tal como antes a pessoa verificava a caixinha dos correios, ou as gravações de recado no telefone fixo.
A comparação com um documento vem a calhar, pois o e-mail da pessoa ainda costuma ser um modo de identificação em várias plataformas. O que elas exigem, geralmente, é o uso dele como login, e uma senha de confirmação.
Até quando a pessoa esquece essa senha, é por meio do e-mail que ela recupera. Por exemplo, se você deixa seu celular para fazer um conserto placa iphone e vai no site da loja verificar como está a Ordem de Serviço, certamente usará seu e-mail para isso.
Inclusive, hoje a caixa de entrada costuma ser integrada com outros dispositivos que temos, como o próprio celular, na versão dos smartphones. O mesmo pode ocorrer também com a smart TV e até com smartwatches, que são os relógios inteligentes.
Daí que seja tão importante falar sobre esse assunto quando vamos tratar de estratégias empresariais. Afinal, cada detalhe desses pode fazer toda diferença nos esforços de marketing e de vendas de uma marca que atua pela internet.
Aliás, já se foi o tempo em que para fazer isso bastava ter um website institucional e ficar esperando os clientes entrarem nele por conta. Hoje a empresa precisa ser pró-ativa, desenhar um funil de vendas agressivo e ir atrás dos clientes.
No caso do e-mail, não basta fornecer os dados de contato em uma página de informações. Um exemplo de ação positiva é criar um blog com conteúdos originais e, no fim dos artigos, um formulário de preenchimento de newsletters.
Assim, um site sobre reabilitação de animais não vai apenas pedir que seus clientes em potencial deixem os dados para contato, mas sim conquistar isso, dando em troca da confiança a geração de um conteúdo útil e de qualidade.
Isso é exatamente o que se chama de geração de leads, que são os contatos comerciais de pessoas que demonstraram algum interesse real no seu segmento e na solução que você presta, o que aumenta as chances de virem a ser seus clientes de fato.
Assim, acaba que o e-mail é o começo de todo um processo de funil e de jornada de compra, daí a sua importância nesse processo todo. Por isso, vamos detalhar abaixo as melhores dicas para implementar uma automação nesta área do seu marketing.
O exemplo que demos agora é apenas um, dentre vários outros que vamos aprofundar. O que precisa ficar claro desde já é o quanto um recurso aparentemente simples pode se tornar o centro de estratégias bem mais abrangentes.
Não há nenhum exagero em afirmar que o banco de leads de uma empresa é a sua grande riqueza. É dali que surgem todas as suas grandes oportunidades comerciais em termos de negociação e de cumprimento de metas e afins.
Além disso, o mais bacana é que hoje as estratégias de automação de e-mail marketing evoluíram tanto que já podem ser aplicadas a qualquer companhia, seja da área de serviços como fono domiciliar, ou na parte de venda de produtos no varejo.
Desta forma, se o seu objetivo como leitor, gestor ou mesmo empresário é mergulhar de cabeça nesse universo incrível, em prol de recursos e táticas que podem mudar a história comercial do seu negócio, então basta seguir na leitura.
Até aqui já ficou claro que a automação do e-mail marketing de uma empresa nada mais é do que um recurso que vai lidar com o funil de vendas do negócio, facilitando e muito a gestão diária dessa ferramenta incrível que é o disparo de e-mails.
Ao falar sobre automação, muitos imaginam apenas as grandes indústrias, como os braços mecânicos das esteiras de fábricas de carros. É certo que o termo vem daí mesmo, no sentido de “robotizar” algo, mas ele vai muito além.
No caso do marketing, o que se faz é permitir que os processos que antes teriam de ser feitos individualmente, um a um, por uma pessoa operando, agora sejam configurados de antemão para rodarem sozinhos, como uma ação em massa.
Por exemplo, uma empresa que trabalha com a fabricação de portão de alumínio para garagem pode automatizar seu processo e disparar newsletters para milhares de leads, tudo com poucos cliques e em poucos minutos.
Se a mesma empresa fosse fazer uma ação idêntica de modo manual ou sem automatizar, certamente demoraria um tempo incontavelmente maior.
Algumas ações chegariam mesmo a ser impossíveis, sobretudo depois que a firma chegasse a um bolsão de leads de milhares de contatos.
Além de que hoje essas tecnologias de automação já permitem altos níveis de customização. Assim, ninguém precisa ter medo de achar que esse recurso vai deixar a comunicação muito robótica, mecânica e fria.
Pelo contrário, outra vantagem é que hoje esses processos são capazes de humanizar a comunicação, tornando tudo eficiente sem ser artificial, como veremos detalhadamente adiante.
Aliás, seria mais fácil um vendedor sobrecarregado de trabalho cometer um pequeno erro, como o nome de um cliente ou de um lead, do que um programa fazer o mesmo.
Sigla para Customer Relationship Management, o que esses softwares fazem é, justamente, melhorar a Gestão de Relacionamento com o Cliente.
São eles que permitem integrar todas as vantagens e os benefícios que detalhamos antes. Basta instalar uma plataforma dessas e treinar os funcionários para interagirem com ela.
Assim, uma empresa da área de porta motorizada pode criar um banco com leads extremamente qualificados e detalhados. É como se você fosse criar um documento de texto para cada um deles, registrando todo o histórico daquela pessoa.
Naturalmente, conforme ela vai avançando no funil de vendas, quanto mais informações você tiver sobre o perfil e os interesses dela, melhor vai ser.
Aqui estamos na esfera daquela antiga afirmação, de que “informação é poder”. Para isso, basta imaginar um vendedor com uma carteira de quinhentos ou de mil clientes.
Naturalmente, chega uma hora que ele já não consegue mais tratar todos de igual maneira, ou dar um suporte eficiente. O mesmo não ocorre com a automatização de CRM, que vai agregando novidades sem limite.
Outro passo diferenciado e indispensável para quem deseja profissionalizar sua automação de e-mails, é segmentar os leads em grupos menores.
Por exemplo, em vez de uma empresa de espelho bisotado disparar a mesma mensagem comercial para todos, ela pode customizar conforme grupos de interesse. Esses grupos podem incluir traços como:
Enfim, isso também permite fazer ações diferenciadas, como mandar um e-mail marketing de felicitações quando for o aniversário do seu lead.
Por fim, não podemos falar sobre automação de e-mail marketing sem mencionar a necessidade de controlar os números, fazer testes A/B e sempre monitorar os resultados.
Hoje uma firma de colete refletivo pode aplicar mil e um tipos diferentes de métricas, também chamadas de KPI (Key Performance Indicator, ou seja, Indicadores-Chave de Desempenho).
Deste modo, o percentual de e-mails que não são abertos, ou que caem em spam. Ou ainda, os traços gerais de um e-mail que foi disparado e performou melhor que outros, para poder servir de modelo para os demais.
Com isso, a automação do e-mail marketing se torna não apenas mais inteligente e mais ágil, ou mesmo mais humana, mas também mais assertiva.
Com isso, respondemos o que exatamente é a automação de e-mail marketing e qual a importância que ela assume nos dias de hoje.
Por fim, detalhamos os modos como implementar isso no seu negócio, além de mostrar as vantagens e benefícios que se pode esperar no curto e longo prazo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.