Sua empresa certamente não vai querer perder as oportunidades trazidas pela tecnologia e, para isso, precisa conhecer as novas formas de interação com o consumidor, entender seus novos hábitos e suas tendências de consumo e também incorporar as novas ferramentas digitais.
Neste post, mostraremos as 5 maiores tendências de consumo atuais e como elas impactam a relação entre sua empresa e seus consumidores. Acompanhe!
Pedir o almoço, pagar contas, procurar emprego, fazer cursos, reservar hotéis e restaurantes, comprar passagens aéreas e rodoviárias, alugar um carro, fazer compras, encontrar um(a) namorado(a) — a lista de coisas que podem ser feitas pelo celular só cresce a cada dia.
A tendência é que as ferramentas mobile se tornem mais frequentes no dia a dia das pessoas e que a maior parte das experiências de compra aconteça por meio de aplicativos. Por isso, sua empresa precisa incorporar o uso dessas ferramentas se quiser continuar fazendo negócios nos próximos anos.
Cerca de metade dos proprietários de smartphones estão dispostos a alugar seus utensílios pessoais, quartos extras de suas casas e equipamentos de lazer. Economia compartilhada não é exatamente um conceito novo — surgiu com a crise de 2008, mas é nos próximos anos que a prática se disseminará de forma efetiva. Esse modelo permite que as pessoas mantenham o estilo de vida sem ter que, necessariamente, adquirir novos bens de consumo.
É inegável que essa tendência traz oportunidades de novos negócios: aplicativos que fazem a ponte entre quem possui o bem ou serviço e quem deseja compartilhar seu uso ou empresas especializadas no aluguel de bens, sejam eles eletrônicos ou não, são exemplos de oportunidades surgidas com a economia compartilhada.
Boa parte das pessoas, hoje em dia, prefere efetuar pagamentos por produtos e serviços por meio do celular. Acredita-se que até 2020 os aplicativos terão substituído todas as demais modalidades de pagamento existentes atualmente.
Portanto, se você oferece como principal meio de pagamento o velho cheque ou mesmo o cartão de crédito em sua empresa, está na hora de rever seus conceitos! Se quiser continuar vendendo nos próximos anos, deve providenciar já a adesão aos meios eletrônicos de pagamento.
Mais da metade dos proprietários de smartphones estão preocupados com a segurança de suas informações e gostariam que a comunicação fosse criptografada. A maioria dos consumidores não querem que seus dados sejam capturados quando compram alguma coisa ou quando fazem alguma pesquisa na web.
O desafio aqui será encontrar maneiras de obter as informações necessárias para que sejam feitas as melhores ofertas aos clientes e, ao mesmo tempo, respeitar o seu desejo de privacidade. O uso dessas informações deve objetivar unicamente a oferta de benefícios ao seu cliente, sempre respeitando os preceitos da ética e nunca para fins escusos.
Os recursos oferecidos pela tecnologia são inúmeros e seriam inimagináveis há algum tempo. No entanto, aqueles que estão por vir são ainda mais revolucionários, porém, bem críveis: casas inteligentes, com sensores de alerta sobre consumo de água e energia elétrica e eventuais necessidades de manutenção, Internet das coisas, robôs domésticos e plataformas conectadas ao nosso corpo com a função de monitorar nossa saúde são algumas das apostas para os próximos anos.
Quando tudo isso estiver disponível para a maioria das pessoas, a relação entre consumidores e empresas sofrerá uma revolução ainda maior. Ao mesmo tempo em que produtos e serviços oferecidos hoje perderão sua razão de ser, outros deverão surgir e novas formas de interação se tornarão relevantes. Esse desafio só será vencido por quem for capaz de acompanhar as mudanças à medida que forem acontecendo.
Sua empresa acompanha as tendências de consumo? Que meio você utiliza para ficar por dentro das novidades em seu setor? Compartilhe sua experiência conosco, deixe seu comentário!