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      5 passos para levar o seu negócio ao sucesso

      Abrir um negócio é uma boa opção para quem quer ter uma renda extra ou até mesmo tirar dele o sustento diário de sua família.

      Sendo uma forma autônoma de empreender, abrir uma empresa de forma independente possui vários benefícios, contudo, se tornar bem-sucedido nessa empreitada pede por técnicas apropriadas.

      Conheça cinco passos para conseguir fazer o seu negócio dar certo.

      Saiba em qual nicho empreender

      Esse é certamente o primeiro passo de qualquer empreendedor.

      São muitos os tipos de negócio. É possível produzir um novo produto, agregando valor aos insumos e obtendo lucro a partir disso.

      Há também a possibilidade de comprar produtos em atacado, conseguindo um melhor preço e revendê-los de forma a gerar lucro no varejo.

      Prestar serviços, seja para pessoas físicas ou outras empresas, pode ser uma boa técnica para quem procura nichos práticos e que não envolvam o comércio de produtos.

      A área de abrangência do seu negócio também importa. Desde empreendimentos locais, que visam atender o bairro e redondezas até multinacionais, com filiais em diversos continentes. Estas últimas talvez tenham iniciado suas atividades localmente e expandido.

      Se você ainda não sabe que tipo de negócio quer abrir, pense em algo que tenha afinidade e irá te dar prazer em trabalhar. Pense também no orçamento inicial de que você dispõe, se tem acesso à crédito ou não.

      Pesquise exemplos de negócios de sucesso na sua cidade ou em outras e que você poderia trazer para a sua região.

      Entender a importância do planejamento

      Sabendo qual será o negócio a abrir, o segundo passo é colocar tudo no papel. Faça o seu Plano de Negócios, confira o orçamento disponível, pesquise o mercado e o público que você deseja atingir.

      Será apenas online ou também terá uma sede física? Em ambos os casos a localização é um fator chave que muitas vezes pode fazer a diferença entre o sucesso e a falência.

      Caso não saiba muito bem onde abrir seu negócio, pode ser uma boa ideia fazer uma pesquisa de Geomarketing.

      Essa área do marketing trabalha com a localização em seus diversos aspectos no mercado, seja para aumentar o valor das propagandas, otimizar a logística, ou definir uma nova localização para uma filial.

      Não se engane, o planejamento pode parecer apenas uma etapa inicial, mas ela acompanha os empreendedores de sucesso durante toda a vida da empresa. É esse fator que te guiará aos objetivos e metas, possibilitando a expansão do seu negócio.

      A formalização é importante

      Esse é um passo de extrema relevância, sem ele certamente sua empresa irá estagnar em algum momento, isso se não acabar trazendo prejuízo.

      Seja um microempreendedor ou uma empresa com um porte maior, a formalização lhe garante que sua empresa terá uma boa relação com o poder público, evitando possíveis problemas.

      Listamos algumas vantagens de se formalizar:

      • Facilidade no acesso ao crédito;
      • Melhorar reputação da empresa;
      • Evitar problemas com o fisco;
      • Poder participar de licitações.

      Lembrando que esse deve ser o primeiro passo, a partir do momento que o empreendedor desejar abrir um CNPJ. A regularização legal da empresa a coloca em estatísticas importantes para a economia nacional.

      Priorize o marketing

      Se você busca sucesso como empreendedor, o marketing será seu aliado. Seja distribuindo panfletos nas caixas de correio da região, alugando um carro de som, colocando um outdoor ou utilizando os canais digitais.

      O Marketing Digital é hoje uma grande ferramenta, através dela os empreendedores conseguem atingir um público específico, que tem mais chances de desenvolver interesse pela sua marca.

      Marque presença em todos os canais digitais e redes sociais que conseguir. Divulgue por lá as novidades sobre produtos e serviços.

      Otimize o gerenciamento de seu empreendimento

      Ganhar tempo é essencial.

      Tempo ganho é também tempo investido na empresa. Assim, processos que facilitem e auxiliem colaboradores e empreendedores, tarefas que demandam concentração ou dispendiosas demais acabam desperdiçando o capital mais importante da empresa.

      Assim, pesquise sobre sistemas de crm gratuitos, para auxiliar em diversos setores da empresa.

      CRM é a sigla para “Customer Relationship Management”, que pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com Cliente.

      Não se engane pelo nome, é possível gerir o relacionamento em todos os âmbitos de sua empresa, desde clientes, fornecedores, funcionários e colaboradores até mesmo com o poder público e com o outros setores através das ferramentas crm.

      Dá pra fazer campanhas publicitárias direcionadas e exclusivas, ajudar a gerar novos leads, um termo do marketing que significa um possível cliente. 

      Aquela pessoa que já tem interesse ou afinidade com seu serviço ou produto e tem grandes chances de se tornar um cliente seu de fato, esses são os leads e também são parte do escopo a ser conquistado, por isso um bom marketing acaba sendo relevante.

      O controle de leads também pode ser feito com as ferramentas de CRM, o que é considerado um facilitador de determinados processos.

      Hoje em dia existem diversas opções no mercado de Marketing Digital que oferecem esses serviços com qualidade. São muitos os benefícios por um custo que compensa, isso quando não é gratuito. Pesquise mais sobre essa ferramenta.

      Quando se fala em crm preço é uma coisa variável.

      Existem softwares CRM que são locais, ou seja, instalados em máquinas e precisam de uma equipe especializada em TI para garantir o bom funcionamento do mesmo. Porém já existem Softwares CRM que funcionam na nuvem, ou seja, não é preciso fazer o dowload. 

      O CRM em nuvem é acessível através de um navegador e pode ser utilizado de qualquer lugar com internet. Esse formato do software possui crm plano mensal ou anual que deve ser contratado.

       

       

       

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