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      7 Dicas para criar um bom layout no site

      Antes de pensar em um layout para o site ou antes mesmo de mudá-lo, é necessário entender que os usuários precisam ser o objetivo central dessa criação ou mudança. Não é possível conquistar bons resultados sem se levar isso em consideração.

      O site da empresa deve ser visto como uma ferramenta de marketing que ajuda a gerar negócios e a impulsionar as vendas. Durante a criação do layout e do design, é fundamental transmitir profissionalismo e segurança, e saber se comunicar.

      Ter um layout atraente é interessante, mas é o básico de uma boa plataforma. Ele é indispensável para o sucesso de um site.

      Já faz muito tempo que os sites institucionais se transformaram em plataformas importantes para o sucesso dos negócios. Elas representam o endereço oficial das marcas na web e atraem mais credibilidade aos negócios do que as redes sociais e outros canais.

      É por meio deles que o cliente consegue conhecer um pouco mais sobre a empresa, seus produtos e serviços. Também, pelo meio do qual ele obtém informações sobre horário de funcionamento, história das companhias, além de poder comprar as soluções.

      Por isso, neste artigo, vê-se a importância de um bom layout e algumas dicas para desenvolvê-lo na plataforma.

      Importância de um bom layout

      Quem está criando o site de um negócio ou deseja melhorar o site que já tem, precisa pensar em todos os elementos que ajudam a construir uma boa experiência para o cliente.

      Para que o canal consiga cumprir suas funções, o layout se encarrega de transmitir seriedade e gerar confiança para os visitantes, algo que se torna ainda mais importante quando o propósito é vender por meio dele.

      Além de conseguir um bom aspecto visual, design atraente e dinâmico, o layout precisa estar sincronizado com o conceito da marca, a estética do branding e a interação que quer proporcionar para o cliente.

      Para conseguir tudo isso, a primeira coisa que um centro veterinário mais próximo precisa fazer é pesquisar. A pesquisa ajuda a pensar sobre todos os pontos importantes e que estão relacionados ao objetivo que a empresa deseja alcançar.

      Uma das metas deve ser criar um layout que agregue valor à organização e a transforme em um negócio de sucesso.

      Se o empreendedor visitar o site de alguns concorrentes, vai perceber quais são as características boas e ruins da plataforma. É interessante observar aqueles que se destacam no segmento.

      O site é, habitualmente, intuitivo, fácil de navegar, com todos os elementos importantes, conteúdos de qualidade e facilitadores que até mesmo incentivam a compra.

      Contar com esse tipo de estrutura é imprescindível para que o investimento traga retornos a si próprio. Se o site de uma oficina mecânica mais próxima de mim consegue agradar aos visitantes, é natural que essas pessoas procurem o estabelecimento.

      Mas isso é possível porque o canal é totalmente pensado para as necessidades do público-alvo. Um layout bem elaborado atende exatamente às necessidades dessas pessoas e traz mais utilidade para o dia a dia.

      Elas se sentem satisfeitas com a navegação, encontram todas as informações que precisam, conseguem comprar com facilidade e podem até mesmo se comunicar com a empresa caso seja necessário.

      Mas todo esse trabalho começa por meio de uma escolha assertiva da plataforma. Se ela não for condizente com o negócio e as características do público, pode afetar até mesmo a imagem dos produtos e serviços.

      Mesmo que a qualidade da solução que elas oferecem seja impecável, as lojas virtuais, por exemplo, estão suscetíveis a muitas complicações concernentes à relação compra-venda.

      O consumidor moderno desenvolveu o hábito de procurar o que precisa no Google. Se ele acessar uma plataforma que não funciona direito, ele vai partir para o concorrente.

      É importante lembrar que as pessoas podem comprar os mesmos produtos e serviços por meio de diferentes marcas, ou seja, se a relação começa na internet, existem outras concorrentes, motivo pelo qual é indispensável que o site tenha um bom layout.

      O canal de uma clínica de recuperação para alcoólatras deve ser bem organizado e transmitir a mensagem que o estabelecimento deseja mostrar para o público. Afinal, ele é a porta de entrada para novas oportunidades.

      Dicas para o layout do seu site

      Agora que já se sabe qual é a importância do layout dentro do site, chegou o momento de saber como elaborá-lo. Algumas dicas para isso são:

      Definir os objetivos do site

      A primeira coisa que precisa ser feita é definir os objetivos do site, dessa forma, se o negócio é voltado para o e-commerce, ele precisa reunir algumas particularidades do segmento.

      É algo totalmente diferente do que costuma ser aplicado para os blogs que falam sobre diferentes assuntos como:

      • Turismo;
      • Culinária;
      • Saúde;
      • Política.

      Em outras palavras, o layout da empresa, como no caso de uma clínica de eletrocardiograma em animais, deve seguir o segmento da plataforma.

      Escolher uma boa fonte

      Determinadas fontes podem prejudicar a visualização do texto dentro do site tornando a visita desagradável. Da mesma forma, muitas fontes diferentes ou com muitos efeitos em vários tamanhos podem causar má impressão.

      Na hora de criar o site, o ideal é conversar com o programador para que o CSS consiga uma boa proposta para o layout da plataforma.

      Ter um bom padrão visual

      Às vezes, as pessoas acessam plataformas que lhes causam a impressão de que estão adentrando sites diferentes o tempo todo.

      É fundamental que ele tenha coerência estrutural para transmitir aos visitantes a segurança na navegação, e elementos como o cabeçalho e o rodapé precisam obedecer a uma padronização.

      Com isso, o visitante se sente mais seguro em relação à localização e não tem a impressão de que está em páginas de outros endereços.

      Transmitir a identidade da marca

      A plataforma precisa transferir a identidade da marca ao site. Por exemplo, no caso de uma empresa de limpeza de pós obra, o ideal é que o canal tenha uma aparência mais suave, limpo e que transmita a sensação de ambiente limpo e organizado.

      Por outro lado, se uma empresa de tecnologia tiver um site de aparência ultrapassada e que não esteja de acordo com as tendências de user experience (UX), a sua credibilidade pode ficar comprometida.

      Quando o visitante entra no site e começa a navegar pelas páginas, ele vai criar uma imagem da empresa com base no que está vendo em seu canal e não apenas baseada naquilo que ela lhe oferece.

      Também de nada adianta ter uma identidade visual extremamente sofisticada se o site estiver ultrapassado ou poluído.

      5.    Saber usar as imagens

      Um fabricante de placa de acrílico precisa conhecer seu público para orientar a construção visual da plataforma, mas mesmo que esse conhecimento seja fundamental para várias outras estratégias, ainda há muitas empresas que o erram.

      No caso de uma padaria que atende um público local, o ideal é escolher imagens que transmitam a mensagem de maneira eficiente. A semelhança é um elemento que o marketing utiliza para potencializar a mensagem transmitida.

      Deve-se ter cuidado ao usar fotos de pessoas estrangeiras, pois muitas vezes elas não condizem à realidade do brasileiro. Além disso, deve-se se certificar da alta qualidade e evitar fotos muito pesadas, pois elas vão prejudicar a velocidade do carregamento.

      É preferível trabalhar com imagens nítidas e focadas para não causar a impressão no visitante de que está acessando um site amador.

      6.    Investir em responsividade

      Um fabricante de squeeze alumínio personalizada deve ter um site responsivo para que o usuário possa acessá-los por meio de qualquer tipo de dispositivo, sem ter sua experiência comprometida.

      Isso é muito importante, porque hoje em dia as pessoas acessam a internet cada vez mais por meio do celular.

      Só que mais do que trabalhar a responsividade, é fundamental pensar na acessibilidade. Ela garante que usuários com problemas de acessibilidade (como deficientes visuais) possam ter acesso às informações em qualquer condição.

      7.    Prefira layout minimalista

      O uso de muitos recursos visuais nem sempre é uma boa alternativa para atrair as pessoas. Um layout minimalista com espaços em branco é muito mais atraente para as pessoas.

      A plataforma de uma empresa de automação industrial arduino, que possui espaços negativos, permite mais legibilidade aos visitantes e prioriza a qualidade do conteúdo.

      É muito importante que os recursos visuais usados no canal, como banners e propagandas, sejam inseridos com base no segmento do negócio.

      Considerações finais

      O site institucional é um importante canal de comunicação que também ajuda a divulgar os produtos e serviços e facilita as vendas, tendo em vista que comprar pela internet se tornou um hábito.

      É muito importante que ele tenha um bom layout para que possa oferecer uma boa experiência aos visitantes, construir uma imagem de credibilidade para o negócio e estabelecer uma comunicação efetiva com os visitantes.

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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