Outubro rosa é o nome do movimento criado para a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Iniciou-se nos Estados Unidos, onde alguns Estados tinham algumas atividades isoladas referentes ao câncer de mama no mês de outubro, e em certo momento o Congresso Americano aprovou o mês de Outubro como nacional de prevenção ao câncer de mama.
O início da história foi quando a fundação americana Susan G. Komen for the Cure criou e distribuiu laços cor-de-rosa (símbolo do movimento) aos participantes da primeira Corrida pela Cura em Nova Iorque no ano de 1990 (ocorrendo atualmente anualmente na cidade). A ação consiste em iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, entre outros, mostrando assim ao mundo que esse exemplo poderia ocorrer em qualquer lugar, sendo única e exclusivamente necessária a iluminação rosa.
Já no Brasil, a primeira ação foi realizada no monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo – SP. Ela baseou-se na iluminação cor de rosa desse monumento por um período efêmero no dia 02 de outubro de 2002 quando foram comemorados os 70 Anos do Encerramento da Revolução Constitucionalista. O ato foi realizado por um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama (que possuíam apoio de uma empresa de cosméticos europeia).
O site “Dicas de Mulher” montou um infográfico sobre o câncer de mama fantástico. Veja abaixo:
Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/infografico/infografico-cancer-de-mama/
Faça igual à Família Kryzalis, participe dessa campanha.
Agora que já conhece a história e a importância dessa causa, você está pronto para compartilhá-la aos amigos, conhecidos e perpetuá-la ao redor do mundo?