Caso você esteja interessado em conhecer sobre publicidade online e como atrair mais clientes para sua empresa, eis sua chance!
Caso você tenha mais de 29 anos, com certeza se lembra dos Pop-ups que ficavam pipocando em nossa tela. Esse era um dos formatos de publicidade online mais usados há uns 8 ou 9 anos. Felizmente não existe mais! Apesar de funcional, era muito incômodo!
Como tudo, a publicidade online evoluiu e os pop-ups morreram. Ufa! Mas a publicidade online não se resume somente a isso, temos diversos formatos hoje e cada vez mais ela está segmentada e assertiva com relação ao seu público alvo.
Vamos às opções mais conhecidas de publicidade online:
O formato mais antigo e comum de publicidade online: os banners. Quando você acessa sites, é muito fácil encontrar banners de promoção de produtos, sendo essa uma forma prática e fácil que costuma dar resultados positivos. O único requisito é que seus banners devem estar em sites em que seu público alvo costuma acessar.
Os valores geralmente são cobrados por cliques no banner ou por quantidade de exibição.
Este formato não é muito utilizado, apesar do potencial. Imagine o seguinte: sua empresa vende chocolates. Existe um blog (que não é seu) que é referência em artigos sobre chocolate no Brasil. Esse blog possui milhares de visitas por mês de pessoas que são amantes de chocolate, então você compra um Link dentro de algum artigo desse Blog, o qual fala de um chocolate específico que você vende.
Já é possível imaginar que você receberá diversas pessoas interessadas em comprar e consumir o chocolate que você vende. É para isso que serve o Link patrocinado. Bem legal e segmentado esse formato de publicidade online, não é?
Os valores geralmente são cobrados por cliques ou um valor fixo negociado com o proprietário do Blog ou Site.
A grande novidade dos últimos anos! O Facebook aproveitou todas as informações que ele possui sobre nosso comportamento e gostos para possibilitar aos anunciantes segmentar de diversas formas suas publicidades online.
Podemos segmentar para quem nosso anúncio é exibido, de várias maneiras. Darei um exemplo: Mulheres de 30 a 40 anos, que moram em São Paulo, que fazem aniversário nas próximas semanas e que gostam de chocolate.
Chamamos isso de hipersegmentação e a grande vantagem é acertar em cheio o seu público alvo. Com isso, o Facebook exibirá sua publicidade online na Timeline (linha do tempo) das pessoas que você escolheu no segmento.
Os valores são cobrados de várias formas, como por envolvimento, cliques, conversões, exibição e outros.
A grande diferença entre o Google Adwords e o Facebook Ads é que no caso do Facebook, você exibe sua publicidade online para as pessoas que você escolheu, com ou sem o consentimento das mesmas; já no Google, a publicidade online só é exibida para as pessoas que realmente estão buscando algo relacionado ao que você vende.
No Adwords, você escolhe com quais palavras (no caso de alguém pesquisar por elas) o seu anúncio irá aparecer. No formato mais utilizado, você compra a palavra “Chocolate Amargo Garoto” e quando alguém pesquisar por essa palavra, seu anúncio aparecerá no resultado da busca que o internauta fez. Caso ele clique em seu anúncio, você paga o valor que foi oferecido para comprar a palavra chave.
Basicamente é assim que funciona o Google Adwords para fazer publicidade online, mas é claro que existem vários detalhes mais técnicos que não estou abordando aqui, já que o objetivo é mostrar o que existe e não ensinar como faz.
Os valores variam muito de acordo com cada segmento, mas são cobrados por clique: a cada clique em seu anúncio, será cobrado um valor.
O bom e velho e-mail marketing é utilizado há muitos anos pelas empresas como forma assertiva de publicidade online, e se bem feito, gera um ótimo resultado. Não confunda e-mail marketing com spam.
No e-mail marketing são enviados alguns e-mails para uma base de e-mails (própria e com autorização das pessoas) com oferta de promoções, dicas e conteúdos que ajudam seu cliente.
Para obter resultado com e-mail marketing, é necessário construir uma base de e-mails segmentada, pois não adianta você oferecer chocolate para quem não gosta. Tente segmentar ao máximo sua base de e-mails.
Nota: Não compre base de e-mails para fazer publicidade online. Não oferece resultados, não vale a pena e você ainda será considerado um SPAMMER, levando à ruína de seu negócio.
Os valores das ferramentas de e-mail marketing variam de acordo com a empresa e com a quantidade de e-mails que você possui. Na maioria das vezes, a cobrança é um valor mensal.
Esta é a forma mais trabalhosa, mas com certeza é a melhor estratégia de publicidade online a médio e longo prazo. A maior parte de seu público alvo não está “pronta” para comprar seu produto/serviço; outra grande fatia nem sabe que precisa do que sua empresa oferece e a outra parte até sabe, mas ainda está pesquisando. Resumindo, a minoria está pronta para comprar. A maior parte das estratégias de publicidade online atinge exatamente essa menor fatia (prontos para comprar) e a maior fatia do bolo (possíveis clientes) fica de lado.
Agora imagine que você possa preparar e nutrir toda essa grande fatia que não está pronta para comprar. Qual é a chance de que eles comprem seu produto/serviço quando chegar a hora?
É enorme, por isso o marketing de conteúdo como forma de publicidade online é uma das melhores opções a médio e longo prazo.
Você deve produzir muito conteúdo que ajude a resolver as dores de sua persona (público alvo) e entregar tudo isso de forma gratuita em seu site ou blog. Esse conteúdo, além de ajudá-los, irá prepará-los para que quando estiverem prontos, escolham sua empresa.
O valor pode ser seu tempo para escrever para seu blog e/ou ferramentas e empresas que façam isso para você.
Sabe quando você está assistindo a um vídeo e aparecem aqueles vídeos antes de começar o que escolhemos assistir, e temos a opção de pular? É exatamente isso que é a publicidade online feita através do YoutubeAds. São vídeos publicitários “embutidos” em outros vídeos que as pessoas assistem.
Esses vídeos escolhidos pelas pessoas possuem um tema. Escolha os temas que tenham mais relação com seu produto/serviço para que você atinja pessoas interessadas na compra de seus produtos/serviços.
A forma de cobrança mais interessante é pagar somente se o vídeo de seu anúncio for assistido, mas existem outras.
Estude e teste qual opção funciona melhor para seu negócio. Aprenda também o que é empreendedorismo digital e como vender pela internet.
Dê uma olhada também nesse Ebook que o ajudará a organizar sua empresa para esse novo mercado.
Sempre que novos conteúdos forem produzidos focados em publicidade online, adicionaremos aqui.