Você deve ter em mente que usar as redes sociais não se trata apenas de vender pela internet. Trata-se de construir um relacionamento com seus clientes por meio de uma série de estratégias. Aliás, para fidelizar clientes, você precisa primeiramente engajá-los.
Para ajudá-lo a fidelizar clientes por meio das redes sociais, separamos algumas dicas. Confira!
Isso significa humanizar a marca. A sua empresa deve respeitar as características do seu público-alvo, mas deve sair da esfera altamente institucional e começar a conversar com as pessoas. Você deve respondê-las como uma pessoa, e não como uma corporação.
Você sabia que muitas pessoas buscam as redes sociais para terem seus problemas resolvidos com mais agilidade e eficiência? Por isso, as redes sociais são importantes ferramentas de atendimento ao cliente. E esse bom atendimento não apenas irá sanar dúvidas e gerar vendas, como propiciará experiências positivas e uma boa reputação para a marca.
Já falamos que é importante humanizar a marca e gerar conversa com as pessoas. Porém, é igualmente importante criar conteúdo que atenda às expectativas do seu público e gere interesse. Novamente, a empresa deve parar de pensar em ser apenas institucional e tornar-se mais humanizada.
Os conteúdos devem ser divertidos e interessantes. Lembre-se: o post da sua empresa vai competir pela atenção do seu cliente. Ele vai ter que escolher entre o vídeo engraçado de gato de um amigo dele e o post da sua empresa!
As postagens patrocinadas são ótimas maneiras de conseguir um alcance bom. Isso porque está cada vez mais difícil para as empresas conseguirem um bom alcance com as suas postagens orgânicas. No entanto, essa postagem patrocinada não deve ser usada apenas para propaganda: ela deve ser usada principalmente para divulgar conteúdos interessantes.
Conteúdo rico gera fãs interessados na sua empresa. Por isso, ao impulsionar um artigo legal do seu blog ou um vídeo bacana, você está aumentando a métrica fundamental para fidelizar clientes em qualquer rede social: o engajamento.
Para medir os resultados das ações nas redes sociais, precisamos estabelecer metas. E elas são escolhidas por meio das métricas que o próprio Facebook fornece nas fanpages (alcance, compartilhamento, etc.).
Muitas empresas vibram ao ver aumentar o número de curtidas nas suas fanpages no Facebook e os seguidores no Twitter. No entanto, suas postagens e conteúdos estão “abandonados”. E isso é um grande problema! É muito mais importante para a empresa aumentar o engajamento do que aumentar a base de fãs.
Aliás, essa é a verdadeira ação para fidelizar clientes: criar engajamento. É por meio dele que você irá fortalecer a lembrança da marca, vender pela internet e conseguir realizar novas vendas. As outras metas são importantes, mas a que realmente é fundamental e sempre deve ser priorizada é o engajamento.
Esses são alguns passos fundamentais de como fidelizar clientes por meio das redes sociais. Sem esse trabalho de humanização da marca e essa atenção ao público-alvo, suas ações correm o risco de não gerarem resultados. Então, tire proveito das mídias digitais para impulsionar o seu negócio. Comece já uma estratégia de marketing digital vencedora!
Como foi a sua experiência com as redes sociais? Deixe um comentário!