Hoje irei mostrar um dos tipos de marketing que mais vem sendo aplicado e que tem trazido muitos resultados a longo prazo para quem realiza vendas online.
Refere-se à produção de conteúdo com o objetivo de gerar valor para seus clientes, e ao mesmo tempo, conquistar autoridade e vendas para sua marca. É um dos tipos de marketing muito explorados na Europa e nos EUA para gerar vendas online, e que vem dando seus primeiros passos no Brasil.
Exemplos: posts em blogs, criação de materiais educativos (e-books e infográficos), webinários, vídeos, podcasts e palestras.
Geralmente, um potencial cliente encontra um conteúdo (pode ser um post no Facebook, um vídeo ou um artigo em seu blog), o acha valioso, e no momento em que entra em contato com sua empresa, já está convencido de que quer adquirir algum produto ou serviço.
Você não terá que usar técnicas agressivas de vendas online – basta acertar os detalhes e fechar o negócio 😉
Quando você sabe quem é o seu público, fica mais fácil prever suas necessidades e qual a melhor forma de satisfazê-las através da produção de conteúdo. Procure atender a todas as objeções que o cliente possa vir a ter a respeito de seu produto ou serviço, criando conteúdos relevantes que chamem a atenção do futuro cliente.
Dica: Uma estratégia muito usada no marketing de conteúdo, focada para vendas online, é educar e preparar seu cliente para a compra. Crie conteúdos que não falem apenas de seu produto, mas sim que despertem a curiosidade, a novidade e aos poucos, com cada conteúdo produzido, toque nos problemas e dificuldades do cliente para apresentar soluções e aí sim, oferecer seus produtos ou serviços.
Gerar conteúdos valiosos para seu público traz muito resultado! Você deve trazer informações mais relevantes do que somente falar a respeito de sua marca (essa inclusive é uma das técnicas de vendas online que já está ultrapassada!).
Por isso, você deve sempre pesquisar tudo que já foi falado a respeito do assunto sobre o qual pretende tratar, sobre o produto ou serviço que você oferece e sobre as empresas de seu mercado, para evitar ser “mais do mesmo”. Perceba que possuir um diferencial é fundamental dentro de qualquer um dos tipos de marketing.
Diferencie-se para chegar no “status” de especialista no assunto (imagine como chegar nesse nível pode ajudar nas vendas online).
Resumindo, pesquise muito antes de produzir um conteúdo. Se possível, levante todos os temas que você pode abordar e que envolvem indiretamente seu produto ou serviço (não saia por aí tentando fazer vendas online sem essa pesquisa), procure também fazer pesquisas de mercado com seus clientes e com as pessoas que você acredita que sejam seu público. Se você tiver um departamento de suporte, procure saber quais são as principais dúvidas de seus clientes e também comunique-se com seu departamento comercial para descobrir quais as principais objeções dos prospects na hora da negociação.
Todas essas dicas irão ajudar sua empresa a ter ideias sobre o que produzir dentro da sua estratégia de vendas online e também irão mostrar a você por onde deve começar na publicidade online para contemplar todas as necessidades de seu público alvo.
O reconhecimento vem a partir do nível de importância que o seu conteúdo tem para as pessoas que o acessam. Esse fator, muitas vezes, determina a força que a sua marca possui em fidelizar clientes e realizar vendas online.
O valor que esse conteúdo gera cria relacionamentos, fazendo com que o público atingido escolha o seu negócio no momento da decisão de compra e enxergue sua empresa como uma autoridade no assunto. E fazer vendas online fica muito mais fácil quando você atinge esse “status” de reconhecimento do público.
Para tornar sua empresa reconhecida e aumentar as vendas online, você precisará de uma forte presença nas redes sociais, produzindo vários tipos de conteúdo. O relacionamento com o público também será um diferencial para que as pessoas falem da sua empresa. E então, descubra quem são os influenciadores do seu nicho de mercado, para criar uma relação, com o propósito de divulgarem seus produtos ou serviços e fazer a famosa publicidade online (isto tem um grande influência na decisão de compra das pessoas).
É nessa etapa da ação do marketing de conteúdo que as pessoas deixam de ser visitantes ou fãs para se tornarem clientes. Isso acontece porque elas têm confiança que o produto/serviço que você oferece atenderá às suas necessidades e expectativas, afinal, você realizou todo um trabalho de publicidade online para que isso acontecesse.
Basicamente é nesta hora que você oferece descontos, promoções ou até um bônus para atrair e reter esses futuros clientes, visando gerar mais vendas online.
NÃO SE ESQUEÇA! Criar conteúdo de qualidade e diferenciado para gerar vendas online é o que irá fazer sua empresa ter relevância na rede e criar laços com seu público alvo.
Existem muitas ferramentas e formatos de conteúdo utilizadas no marketing que podem ajudar nas vendas online. Elas servem para entregar diferentes tipos de conteúdos produzidos por sua empresa, com o objetivo de gerar uma experiência diferente para sua audiência, ajudando sua marca a atingir o “status” de autoridade no assunto.
Na publicidade online, o blog é uma excelente ferramenta para o armazenamento de conteúdos (artigos, vídeos, matérias, ebooks) e isso torna seu público cada vez mais próximo de sua empresa. É uma maneira informal de realizar vendas online, no qual o mais importante é gerar necessidade e interesse sobre o seu produto ou serviço a partir de informações relevantes para seu público.
É um importante instrumento de captura de leads, mas atenção: a criação de um material como o ebook é resultado de muita pesquisa e dedicação, pois, além de ser mais extenso, é um tipo de conteúdo muito valioso e decisivo para perpetuar suas estratégias de vendas online, através da captura de e-mails. Normalmente, os visitantes completam um formulário em uma landing page antes de ter acesso ao ebook.
É um ótimo formato de conteúdo para transmitir informações de forma objetiva e clara. Apresenta dados complexos em forma de imagens e auxilia na compreensão do cliente em relação ao assunto, pois, à medida que o número de informações aumenta a respeito de determinado assunto, mais complexo ele se torna, sendo então necessária uma explicação consistente, prática e esclarecedora. É um ótimo formato para preparar seu cliente para a compra e gerar vendas online.
A agitação do mundo de hoje fez com que o padrão de consumo das pessoas se transformasse, também influenciando as vendas online. Queremos cada vez mais informações, de um modo muito mais rápido. Por isso, fazer vídeos criativos e bem explicativos irão ajudar sua empresa a fazer publicidade online do seu trabalho de forma rápida, para aqueles que não têm tempo de parar e ler um texto de seu blog, por exemplo.
Todo esse trabalho em pesquisar conteúdos de interesse de seu público, visando engajá-los em sua empresa e replicando para vários formatos, consequentemente aumentará as vendas online, mas é um “trabalho de formiguinha”, portanto, tenha paciência.
Ou seja, você vai “ralar” muito para colocar sua estratégia nos trilhos e errar muito até acertar, porém, o resultado que você atingirá aplicando um destes tipos de marketing pode fazer sua empresa chegar a um novo “status” no quesito autoridade sobre o assunto.
Se você aterrissou aqui neste post e está meio perdido quanto aos tipos de marketing, recomendo ler o primeiro conteúdo da série “tipos de marketing que irão revolucionar sua empresa“ sobre marketing de relacionamento.
Gostou deste conteúdo? Acredita que irá ajudar mais algum amigo empresário a enxergar outra forma de fazer publicidade online?
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Nos vemos no próximo e último post da série tipos de marketing que irão revolucionar sua empresa! Até lá!