A internet mudou a forma como fazemos as coisas, e no mundo dos negócios não poderia ser diferente: a forma como solicitamos orçamentos e realizamos compras e vendas rápidas está cada vez mais automática e voltada para a internet, na qual, com pouco esforço, conseguimos muita informação relevante.
Então, num cenário competitivo como o da internet, como podemos nos sobressair, como otimizar esse processo e conseguir efetuar vendas rápidas? Primeiro, precisamos conseguir atender a todos, e para isso, você precisa de um site responsivo.
Hoje em dia, quando se fala de internet, não estamos mais falando de uma pessoa sentada atrás de um computador. Segundo uma pesquisa do IBGE, (nesta notícia postada pela Globo) o acesso à internet nos celulares ultrapassou o acesso via computadores no Brasil.
Agora as empresas precisam atingir todo o público que acessa a internet, não apenas quem o faz via computador. Assim, o site responsivo veio para proporcionar a navegação agradável: um mesmo site em vários dispositivos, não importando o tamanho da tela, tornando-se ideal para que sua empresa consiga efetuar suas vendas rapidamente, seja em um computador, em um notebook, um tablet ou celular.
A tecnologia responsiva faz com que as informações de seu site reorganizem-se para que fique fácil acessá-las de onde a tela é menor, por exemplo. Ela também ajusta o tamanho dos vídeos e imagens, para que não seja necessário aplicar zoom sempre que quiser ler algum texto, ver alguma imagem ou mesmo navegar em algum menu.
Os dispositivos Mobile tem a comodidade como uma grande aliada na garantia das vendas rápidas. Hoje, a pessoa está sentada no sofá assistindo à televisão, quando lembra que precisa comprar um produto – ali mesmo pega seu celular e com poucos toques, consegue acessar, comprar pela internet e receber em casa seu pedido.
Com esses passos, você conseguirá identificar se seu site está adaptado para vender pela internet em todos os dispositivos.
Agora que você já sabe que com o site responsivo você consegue alcançar todo o público que acessa a internet, observemos um ponto importante que proporciona as vendas rápidas: o “Call to Action” (ou CTA).
“Call to Action” é um termo em inglês que significa Chamada para Ação, que trata-se da ação que queremos que o internauta realize em nosso site, e também engloba os próximos passos dessa ação. Pode ser usado de diversas maneiras, como em um anúncio de rádio, no qual o locutor diz “Ligue Já”; ou em um vídeo no qual uma pessoa aponta para uma direção; ou mesmo em texto no qual está escrito “Clique Aqui”.
Parece óbvio que devemos ter os “Call to Action” em nosso site, (o famoso botão “comprar”) imprescindíveis para conseguir gerar vendas rápidas, mas eles, muitas vezes, não vêm sendo utilizados da melhor maneira.
As empresas que desejam vender pela internet realizam vários estudos em seu “Call To Action”, em que experimentam cores, contraste, tamanho, animação, auxílios visuais, tudo para que a chance do internauta interagir com seu “Call to Action” aumente, colocando-o mais próximo do objetivo para o qual o site foi confeccionado.
Uma dica importante é: utilize as métricas de acesso de seu site responsivo para acompanhar e modificar a estratégia de seus “Call to Action”, visando otimizar a interatividade do internauta, para então alcançar suas vendas rápidas.
Nesse ponto, seu site já atende a todos os públicos e está otimizado. Agora, portanto, vamos implementar os meios de pagamento e vender pela internet.
As formas de pagamento na internet são bastante seguras e podem ser utilizadas de duas maneiras em seu site responsivo: utilizando processadoras de pagamento terceirizadas como o PagSeguro ou PayPal; ou utilizando um software desenvolvido sob medida para o seu negócio junto a operadoras de cartão de crédito. Nesse post, abordarei a primeira opção, já que é a mais barata e a mais indicada para quem está iniciando seu negócio na internet.
Agora que seu site proporciona vendas rápidas, concretizemos o faturamento com os meios de pagamento terceirizados. Hoje, existem diversos deles – os mais famosos no Brasil são o PagSeguro, PayPal, Moip, Mercado Pago e Bcash. Todos funcionam de maneira similar: você realiza seu cadastro, informando dados reais de que sua empresa existe e eles disponibilizam o faturamento via diversos cartões de crédito ou via boleto bancário e fazem a cobrança em forma de uma pequena porcentagem em cima de cada venda realizada, desta forma, não há mensalidade para suas vendas rápidas. O dinheiro é repassado ao meio de pagamento, que repassa ao lojista em alguns dias úteis após a venda.
O meio de pagamento pode ser vinculado de duas maneiras: a primeira, mais simples (e manual), é gerar o cadastro de produtos dentro do próprio meio de pagamento e é apenas apontado um link em seu site. A segunda, e mais complexa, é seu site conter um sistema de carrinho de compras, gerenciar produtos e estoque e enviar a listagem automaticamente ao meio de pagamento.
Você pode estar se perguntando: mas e o meu serviço, que é muito complexo? Como fazer uma venda rápida através desses meios?
No mundo digital, utilizamos o termo Conversão, que significa o objetivo que queremos alcançar em nosso site. Esse objetivo pode vir desde a venda de um produto a um simples preenchimento de formulário de contato. O internauta é conduzido a ele através dos “Call to Action”, explicados anteriormente.
Nesse caso, como a venda em si não é possível, a conversão seria fazer com que o internauta solicite um orçamento, seja de uma prestação de serviços ou mesmo de uma listagem de produtos. Devemos, no site responsivo, explicar todo o funcionamento de nosso serviço, de forma que nosso internauta não possua dúvidas quanto ao orçamento, devendo, portanto, requisitar a ele apenas as informações essenciais.
Ao invés de focar na venda rápida, focaremos na conversão rápida, a qual deixa o internauta o mais próximo possível da compra ou da contratação de seus serviços.
Seu site responsivo é uma ferramenta poderosa de conversões. Existem além dessas, muitas outras técnicas que podem ser aplicadas para alcançar vendas rápidas, porém, não funcionarão se o fator humano por trás desta ferramenta não souber operar corretamente.
É indispensável que haja organização e planejamento para que o cliente continue sendo tratado com qualidade, mesmo após a parte mais difícil, que é trazê-lo à conversão. O João escreveu um e-book muito legal que pode ajudá-lo: Organizar sua empresa para trabalhar na internet – [Ebook: Guia simples e prático]
Para tudo isso funcionar com louvor, gostaria também de ressaltar a importância da realização de um bom atendimento ao cliente, e para isso, sugiro que leia esse artigo escrito pelo Eduardo: Bom atendimento ao cliente: o segredo das empresas de sucesso (Cases).
Agora você conhece algumas ferramentas para alcançar as vendas rápidas – basta observá-las, e se possível, aplicá-las em seu site para expandir seus resultados. Obtenha um site responsivo que atinja todos os internautas e use seus “Call to Action” para orientá-los à sua conversão e se possível, utilize os meios de pagamento on-line para faturar suas vendas no ato.
Fico feliz em saber que tenha lido meu artigo até o final. Espero ter deixado-o um passo mais próximo do sucesso. Que tal nos enviar um comentário nos campos abaixo para sabermos o que achou?
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