Para conseguir destacar-se no meio digital, é preciso conhecer e aprender a usar as estratégias certas. O Inbound Marketing, por exemplo, é uma extraordinária maneira de potencializar seus resultados. Quer saber mais? Conheça agora essa ferramenta e veja como aplicá-la em seu negócio!
O Inbound Marketing é uma série de táticas de mercado que possui como intuito incentivar o compartilhamento de conteúdos entre seu público-alvo. Isso faz com que a sua própria audiência incentive a comunicação entre as pessoas e a sua empresa, trazendo mais visibilidade para o seu negócio e possibilitando, consequentemente, melhorar os resultados.
Em outras palavras, o Inbound Marketing envolve ações que abrangem conteúdos relevantes para o seu público, e não apenas a simples exibição de seu produto ou serviço. Agindo dessa forma, a empresa cria um laço informativo com seus possíveis clientes, educando o consumidor sobre assuntos relacionados ao negócio e fazendo com que ele se lembre da empresa quando precisar adquirir determinado produto.
Um erro bem comum é pensar que quando as pessoas vão às compras, elas só querem saber de preço baixo. Antes disso, elas precisam entender o que é o produto, onde ele se aplica e por que elas precisam daquilo.
Imagine, por exemplo, que você decide trocar de carro. Antes de fechar o negócio, você provavelmente irá pesquisar quais são os melhores carros do mercado, quais suprem mais perfeitamente as suas necessidades e, por último, qual o melhor que se encaixa em seu orçamento. Como você pode notar, a pesquisa é uma parte fundamental da jornada de compra do cliente, então é preciso educar o seu público antes de apresentar uma solução (o seu produto). E é aí que entra o seu e-commerce.
Veja abaixo as melhores estratégias de Inbound Marketing para alcançar o seu público:
Com um público-alvo definido, é possível criar conteúdos mais segmentados, aumentando as chances de atrair a atenção para o seu negócio. Pesquise se eles acessam a internet pelo smartphone ou computadores, quais as redes sociais que eles mais utilizam e quais são suas principais dúvidas ao fazer uma pesquisa on-line, enfim, tudo que interesse à sua estratégia.
Lembre-se ainda de trabalhar com temas relacionados ao seu negócio. Uma loja virtual de artigos esportivos, por exemplo, pode aproveitar o clima das Olimpíadas ou outra data sazonal para promover determinado produto. Aproveite também as ferramentas que o Inbound Marketing oferece para disponibilizar esse conteúdo, como blogs, redes sociais e e-mail marketing.
Se você conseguir chamar a atenção do seu público e fazê-lo interessar-se por seus conteúdos, você começará a formar uma lista de leads. Leads são aqueles contatos atraídos por seus conteúdos, que ainda não são clientes, mas já possuem um interesse prévio pelos temas abordados por você.
A geração de conteúdo para esses leads deve ser estratégica: primeiro, incentive-os a conhecer mais os seus conteúdos, e só depois comece a apresentar seus produtos. Vale ressaltar que é importante ir com calma nessa segunda etapa. Afinal, eles se interessaram pelo conteúdo educativo que você produz, e não por suas propagandas.
Agora que seus leads interessam-se por seus conteúdos e não descartam as informações (discretas) sobre os seus produtos, chegou a hora de usar as estratégias de conversão. Com seus potenciais clientes envolvidos e convencidos da necessidade de adquirir determinado item, mostre a eles como fazê-lo. Para cativá-los, experimente oferecer algumas vantagens, como cupons de desconto, brindes e materiais exclusivos.
Outra ideia é utilizar uma landing page, página criada especialmente para impulsionar as compras de um produto ou fazer com que seus leads dirijam-se até sua loja virtual através de ofertas.
Conhecendo e sabendo como aplicar as estratégias do Inbound Marketing corretamente, é possível potencializar seus resultados e fidelizar consumidores. Quer receber mais dicas para criar um e-commerce de sucesso? Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!