Para identificar em qual etapa encontra-se o consumidor em sua jornada de compras, é importante criar um funil de vendas. Nesse post, vamos explicar um pouco mais sobre o que é funil de vendas e como aplicá-lo em seu negócio. Confira!
O funil de vendas é um processo do marketing digital que o ajuda a acompanhar seu cliente em todo o processo de compra. Através dele, é possível entender melhor seu consumidor e os caminhos que o levaram até sua empresa. Você pode acompanhá-lo desde o momento em que ele descobre uma necessidade até a conclusão da compra – não se esquecendo ainda da importância do pós-venda.
Veja as 3 etapas do funil de vendas:
A parte de cima do funil é a mais larga, que possui o maior número de possíveis clientes. É nesse momento que você deve atrair o futuro consumidor, fazendo com que ele tome conhecimento do seu produto/serviço e da sua empresa em geral. Aqui, você deve mostrar ao cliente que você possui a solução para as necessidades dele.
Nessa etapa, o futuro cliente já sabe o que procura e está pesquisando as ofertas do mercado. É aqui que você precisa mostrar suas qualidades e diferenciais para convertê-lo em um verdadeiro cliente, convencendo-o de que ele realmente necessita do seu produto ou do seu serviço.
Aqui, é interessante oferecer vantagens para o consumidor caso ele adquira o seu produto, como descontos ou facilidades na hora da compra. Em troca, você pode solicitar dados pessoais relevantes à sua estratégia, como nome completo, e-mail, área de atuação, entre outros.
Nesse momento, o cliente já está decidido sobre sua compra e começa a negociar. É aqui que um potencial consumidor transforma-se em real cliente e efetua a compra – então, é importante possuir um bom trato com o público, sabendo negociar para realmente convencê-lo a fechar o negócio.
Como você pôde observar, o funil de vendas faz com que você consiga acompanhar seu cliente ao longo de toda sua jornada de compra. Para que o funil realmente funcione, é importante dividir o marketing de acordo com a fase em que o consumidor encontra-se – enviando mensagens específicas ao cliente no momento certo, as chances do mesmo avançar no funil de vendas tornam-se ainda maiores, aumentando também suas vendas.
O primeiro passo para a criação de seu funil de vendas é conhecer seu público e o perfil do mesmo. Com essas informações em mãos, é hora de criar o material para cada estágio.
Para o topo do funil, o conteúdo deve ser focado em mostrar ao potencial cliente que ele possui um problema e que deve buscar soluções, podendo utilizar vídeos, e-Books, textos em blogs, etc.
Para aqueles que estão no meio do funil, é importante apresentar soluções para os problemas que foram mostrados no topo do funil.
Já para aqueles que estão no fundo do funil, é importante apresentar adequadamente a empresa e seus produtos/serviços, para que o cliente realize a transação e se torne consumidor de fato.
Vale ressaltar ainda que o atendimento ao cliente e o pós-venda também são fundamentais para fidelizar o consumidor. Quer saber mais sobre essa estratégia? Então confira agora os segredos do bom atendimento!