Nos dias de hoje, qualquer um pode dizer que é importante possuir um site – alguns desses não sabem nem o motivo disso, outros têm a idéia da importância de websites, seja para atender clientes, vender pela internet ou então atrair novos leads (oportunidade de clientes).
Mas, quantas dessas pessoas, que dizem que um site é importante para a empresa, sabem o que fazer e como construir uma página de conversão efetiva para atrair novos leads (oportunidade de clientes)?
Para você, que deseja conquistar novos clientes através de seu site, separamos informações e os principais pontos para que sua página na internet torne-se uma MÁQUINA DE CONVERSÕES. Confira!
Toda empresa que deseja crescer necessita de novos clientes, e para conquistá-los, nada melhor do que fazer uso do principal meio de comunicação da atualidade: a internet!
Para conquistar essas conversões, é necessário possuir uma página de captura em seu site, também chamada de landing page. Uma página de captura (ou landing page) é uma página totalmente focada em capturar dados de clientes para a construção de uma base de emails ou de dados de clientes interessados em seu tipo de serviço.
Exemplificarei como uma página de captura funciona: imagine que você está pesquisando no Google por “Como ganhar dinheiro pela internet sem sair de casa”, e então encontra um site que possui uma página que lhe oferece um material que promete ensiná-lo a “ganhar dinheiro pela internet sem sair de casa”, passo a passo – você certamente ficaria interessado, correto? Mas, ao clicar em baixar o material, lhe é solicitado seu nome e e-mail – se você realmente está interessado no material, você fornecerá esses dados de bom grado, certo? Feito isso, a página de captura daquele site cumpriu com seu objetivo: capturou seu nome e seu e-mail em troca de algo que lhe era de interesse.
Sabendo agora qual é o objetivo da página de captura, parece simples criar uma dessas, não é mesmo? Sim, parece. Porém, existem várias técnicas que podem lhe ajudar a aumentar essas conversões em sua página de captura – vamos citar algumas importantes abaixo.
O primeiro passo para a criação da sua página de captura é identificar seu público-alvo, que é com certeza o ponto mais importante para a criação da landing page, já que todo o conteúdo e o método de abordagem da página dependem dele.
Uma página de captura deve conter sempre um material interessante e de qualidade, que atraia a atenção de seu público-alvo – e para isso, é necessário realizar uma pesquisa sobre esse público. Saber para quem você está produzindo sua página de captura é muito importante, pois é isso que guiará toda sua estratégia de marketing.
Também conhecido como CTA, o Call to Action, em tradução literal, significa “Chamada para ação” – que define exatamente o que ele é – uma chamada para alguém realizar alguma ação.
Podemos usar exemplos no nosso cotidiano de Call to Actions, como:
Puxe para abrir;
Abra aqui;
Empurre a porta;
Deposite seus objetos aqui;
Cada luz do semáforo também é um call to action diferente.
Esses Call to action também existem na internet – e eles são parte essencial de uma página de captura, pois é através de bons call to actions que iremos fazer com que o usuário preencha o formulário de captura da nossa landing page.
Call to Action nas páginas de captura indicam para o usuário o que ele deve fazer – e então, você deve conduzir seus usuários através deles para que eles cumpram o seu objetivo, como por exemplo preencher um formulário, fazer o download de um arquivo, redirecionar o usuário para algum lugar, etc. Resumindo, o papel do Call to Action é servir de ponte para uma ação do usuário.
Como saber se o seu Call to action está sendo eficiente? Existe um teste chamado de “teste dos 5 segundos”.
Peça para algum usuário, que nunca entrou em sua página, visualizá-la durante 5 segundos – após esse tempo, pergunte a essa pessoa o que havia na página e o que era possível fazer na mesma.
Caso a pessoa não saiba responder, há uma grande chance de o seu call to action não ser efetivo. Seguem alguns fatores que fazem total diferença para seus call to action, e que devem ser sempre analisados:
O tamanho do mesmo em relação aos outros elementos da página;
Posição na página de conversão;
Imagens utilizadas;
Quantidade de call to actions na página de conversão;
Elementos indicando o call to action;
Texto do call to action;
Cor em relação aos outros elementos da página.
Você pode encontrar alguns exemplos de call to action em nosso blog: https://www.kryzalis.com.br/blog/
Diferentemente das demais páginas de um site, uma página de captura não pode conter links nem no topo e nem no rodapé, que redirecionem o usuário para outra página.
Por quê? Graças a um simples fato: isso oferece a opção para que o usuário saia da landing page. Torna-se algo arriscado, pois pode remover a atenção do que você almeja que ele faça naquela página, e com certeza sair da página antes de converter não é o objetivo.
As distrações não encontram-se somente em links para outros locais, mas também em elementos visuais que, apesar de bonitos, podem atrapalhar na conversão, tais como animações, fundos com vídeos, músicas, etc. Lembre-se: nem sempre o mais bonito é o mais efetivo!
Devemos sempre salientar a grande diferença entre forçar o usuário a realizar uma ação e convencer o usuário a realizar a ação – a primeira prática é algo que não deveria acontecer em nenhuma landing page, afinal estamos atrás de leads de qualidade, e não de leads forçados.
Entretanto, não devemos fazer o usuário ter de pensar muito – inserir obstáculos na página de conversão, como textos ambíguos e formulários gigantes, são coisas que podem acabar com o sucesso de sua landing page.
Por isso, tenha uma landing page objetiva, que possua sua oferta clara e que seja intuitiva para o usuário – não deixe o visitante na dúvida em momento algum!
Dizer obrigado faz parte da educação e da cultura dos bons modos. Em sua página de captura não pode ser diferente!
Após o usuário converter em sua página ou baixar o conteúdo oferecido, agradeça-o por uma página de agradecimento.
Através dessa página, você possui a oportunidade de fortalecer brevemente os laços com o usuário, além de poder utilizar esse recurso como gatilho para oferecer um novo material, ou trazer uma nova oferta a ele, ou até mesmo indicá-lo como contatar um de seus consultores.
Muitos empreendedores focam apenas na página de captura e se esquecem completamente que ela, na verdade, é apenas um meio – o resultado final real que ocasionará a venda é proveniente das ações subsequentes à conversão desse cliente: das ações de marketing e da estratégia adotada para a nutrição desse lead (oportunidade de cliente) para que ele, então, reverta em uma venda.
Os resultados de uma página de captura devem ser monitorados constantemente através do Google Analytics. Assim, você pode entender melhor como funciona o processo de conversão de visitantes em leads.
Uma página de captura sem monitoramento, é um jogo na loteria – e todos sabemos o quão difícil é ganhar.
E você, já possui uma página de captura em seu site? Não!? Clique aqui e solicite uma AMOSTRA GRÁTIS agora mesmo! =)
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