É um conjunto de ações e atividades realizadas com o objetivo de fazer o cliente associar sua empresa ou marca a sentimentos positivos, tais como segurança, conforto, tranquilidade, qualidade, etc.
Se você deseja atrair mais clientes para sua empresa, você com certeza deve aprender como fidelizar clientes!
No livro The Secret Language of Leadership, o autor Steve Denning mostra que empresas que praticam a fidelização de clientes (processo por ele chamado de Encantamento de clientes) ganham um batalhão de fãs e porta-vozes que, por sua vez, funcionam como um núcleo fortíssimo para a atração de novos clientes.
Segundo uma pesquisa feita pela revista Pequenas empresas grandes negócios, o processo de reter clientes e mantê-los fiéis pode ser até 5 vezes mais barato do que conquistar um novo cliente. Além disso, esses clientes chegam a representar 65% das vendas da empresa.
Nesse artigo, ensinaremos algumas estratégias essenciais a você, pertencente ao mundo do empreendedorismo digital. Caso esteja interessado em 5 estratégias de como fidelizar seus clientes e receber todas as vantagens citadas acima, continue lendo este post! =)
Entender e conhecer seu cliente em vários níveis diferentes é um dos segredos de como fidelizar clientes. Procure saber, através de seu cliente, qual é a dor dele, como seu produto ou serviço pode ajudá-lo e qual a expectativa do mesmo a respeito de seu produto ou de seu serviço.
Não tente fidelizar um cliente que não precisa de você. Por melhor que seja seu produto, apresentá-lo ao público errado não irá trazer resultado. Invista em saber como seu produto ou serviço encaixa-se na vida de seu cliente, pois quanto mais você souber, mais argumentos você saberá apresentar ao cliente, fazendo com que ele perceba mais valor e a fidelização então torne-se algo natural.
Conforme já dito, conhecer seu cliente é primícia básica sobre como fidelizar seu cliente. Uma excelente estratégia para conhecê-lo é possuir um cadastro online em seu site (algum formulário simples), no qual apenas as informações mais importantes são pedidas – não elabore um formulário gigante e cansativo, pois seus clientes não irão preenchê-lo.
Através deste formulário, você poderá montar um banco de dados, que o ajudará na fidelização de clientes. Você pode, por exemplo, utilizar os dados desse banco para realizar uma pesquisa de satisfação e recolher dados que o ajudarão a melhorar seu produto ou serviço.
Depois de aplicada a dica anterior, agora você sabe com quem está conversando. Outra dica de como fidelizar clientes é não tratar todos da mesma forma – eles não são números e sim pessoas, e como pessoas, cada uma possui suas peculiaridades. Aprenda a identificar essas diferenças e os trate da maneira que eles gostam de ser tratados.
Na hora da venda, por exemplo, segmente as informações de maneira clara e objetiva sobre como seu produto/serviço pode ajudar o comprador. Explane sobre as vantagens e as maneiras que seu produto/serviço irá fazer diferença na vida dele – faça o cliente sentir o valor que seu produto possui, e quando falo em valor, não quero dizer dinheiro.
O processo de fidelização de clientes consiste também em mostrar ao seu cliente que ele é especial. Treine sua equipe de atendimento para prestar um atendimento de coração, faça-o sentir que é único e que sua empresa sente-se realizada em atendê-lo.
Outro fator que permite a fidelização de clientes e que os faz sentirem-se especiais e satisfeitos são respostas rápidas. Responda-os em, no máximo, 24 horas. Se sua empresa não possui estrutura para prestar um atendimento com essa velocidade, então planeje-se para investir em velocidade de atendimento.
Utilize seu site para facilitar o atendimento ao cliente – ferramentas como chat e abertura de tickets de suporte são muito eficazes.
Além de utilizar o conhecimento sobre seu cliente e o seu ótimo relacionamento com o mesmo para fortalecer seu processo de fidelização de clientes, faça também com que ele adquira conhecimento sobre sua empresa/produto/serviço de forma independente.
Insira em seu site a maior quantidade de informações possível sobre seu produto ou serviço para que elas possam ajudar seu cliente a sanar dúvidas e conhecer a respeito de sua empresa de forma autônoma, sem que seja necessário ligar para seus consultores toda vez que surgir uma dúvida.
Isso garante a satisfação dos mesmos ao obter informações rápida e eficientemente, sem haver perda de tempo em ligações.
Você também pode oferecer em seu site um chat online, no qual seu cliente poderá entrar em contato rápido para sanar alguma dúvida que reste, ou então solicitar algum suporte.
Mais uma maneira de como fidelizar clientes é garantir o sucesso da entrega!
É claro que superar as expectativas na hora da entrega do produto/serviço será um adicional para a fidelização de clientes, porém nunca se esqueça do básico.
O que seria o básico? Cumprir os prazos, entrar em contato quando combinado e fazer adequações ou trocas quando necessário.
O desalinhamento de informações ou a quebra de expectativa é um tiro no pé no quesito fidelização de clientes. Para isso não ocorrer, deixe bem claro todo o processo de entrega e os prazos.
Uma boa maneira de utilizar seu site nessas situações, por exemplo, é possuir um sistema ou uma página que explique e mostre para o cliente o andamento da entrega de seu serviço ou produto.
Um presente, uma mensagem de parabéns e um mini-curso através do email são ótimos exemplos de como fidelizar clientes.
O processo de fidelização de clientes é algo que ocorre a longo prazo – é como um relacionamento entre um casal de homem e mulher. Podemos até exemplificar:
No começo do relacionamento (o processo de venda), o homem (no caso, a empresa) tenta mostrar tudo de melhor que ele possui para a mulher (cliente), para que possam então namorar (venda concretizada).
Porém, após isso, não podemos deixar essa relação esfriar. Surpresas, tais como enviar flores, chocolates, levar a jantares e viagens são incríveis atitudes que mantêm uma relação firme e duradoura – são perfeitos para seu namorado não desejar trocá-lo por outro e ficar com você para sempre.
Voltando aos negócios: um email de feliz aniversário, um brinde enviado (não estamos nos referindo a um brinde genérico, mas sim de algo que você saiba que seu cliente gosta – lembre-se: o banco de dados dos seus clientes deve possuir as preferências e o perfil do mesmo), um curso oferecido para melhorar os processos dele na empresa – pequenas ações que surpreendem de forma positiva são também a chave de como fidelizar clientes.
No mercado de hoje, possuir o melhor produto que ofereça a melhor qualidade não é o suficiente para garantia do sucesso – produtos de qualidade são passíveis de serem replicados por empresas concorrentes. Por isso, invista na fidelização de clientes, pois são os clientes fiéis que irão trazer o sucesso para sua empresa.
E você, já faz algo do que foi citado acima para fidelizar seus clientes? Aproveitou alguma dica que já começará a utilizar? Diga-nos o que achou nos comentários!