Se a sua empresa investe em presença online, é essencial entender como os usuários se comportam quando estão em contato com o seu site ou com a sua loja virtual. Sem esses dados, será impossível avaliar com precisão se você está próximo dos seus objetivos. Assim, saber usar o Google Analytics e analisar suas métricas é parte fundamental para descobrir como anda o desempenho da sua empresa na internet.
Neste artigo, veremos quais são os principais recursos e quais vantagens de usar o Google Analytics para o seu negócio.
O que é o Google Analytics?
O Google Analytics é uma ferramenta que reúne relatórios para análise de diversos tipos de métricas. Essa ação ajuda a entender melhor quem são e como se comportam as pessoas que acessam a sua página na web.
Com essas informações, podemos mensurar o desempenho de uma estratégia de marketing digital e entender se é preciso modificar algum elemento do site para melhorar os resultados.
Como usar o Google Analytics?
Agora que você sabe o que é o Google Analytics e qual a sua importância, vamos ver as principais métricas e os relatórios mais importantes que a ferramenta oferece.
Entendendo as métricas
- Sessões: equivale ao número de visitas. Enquanto um usuário estiver navegando em seu site sem deixá-lo, o Analytics contabiliza como uma sessão.
- Usuários: equivale ao número de visitantes com, pelo menos, uma sessão em um determinado período. Não importa quantas visitas uma pessoa fez, o Analytics contará como um único usuário.
- Visualizações de página: mede quantas vezes a página foi carregada ou recarregada.
- Duração média da sessão: média da duração de todas as sessões em um determinado período.
- Taxa de rejeição: mede a porcentagem de visitantes que visualizam apenas uma página e deixam o site.
Entendendo os relatórios
- Público-alvo: os relatórios de público-alvo mostram características dos usuários que visitam o seu site. Podemos ver dados demográficos (idade e gênero), geográficos (idioma e localização), dados sobre o navegador e sistema operacional que utilizam e até o modelo do aparelho, caso estejam usando um dispositivo móvel.
- Aquisição: aqui, encontramos informações sobre a origem do tráfego, ou seja, como os usuários chegaram ao seu site. O Google Analytics separa os canais de aquisição entre direto, referência (vindo de outro site), e-mail, rede social, motor de busca (Google, Yahoo, Bing etc.) ou por links patrocinados (campanhas do Google AdWords, por exemplo).
- Comportamento: nos relatórios de comportamento, podemos ver como as pessoas estão interagindo com o site. As informações mais relevantes que obtemos aqui são: quais páginas os usuários visitam mais, quanto tempo eles permanecem em cada uma delas, velocidade de carregamento do site, o que as pessoas pesquisam dentro do seu site (caso ele tenha pesquisa interna) e o disparo de eventos (ações específicas dos usuários, como cliques, submissão de um formulário ou apertar o play de um vídeo).
- Conversões: mostram se os visitantes estão fazendo o que você deseja que eles façam no seu site. É possível configurar metas e o acompanhamento de métricas de comércio eletrônico, tais como número de pedidos e receita.
Repare que os tipos de relatórios se assemelham às etapas de um funil de vendas, começando do contato com a marca e indo até a conversão. Não é coincidência. A disposição dos relatórios foi pensada justamente para facilitar o acompanhamento da jornada de compra do consumidor.
Integrando com o Google AdWords
A integração com o Google AdWords permite incluir as informações sobre cliques e impressões dos seus anúncios nos relatórios do Google Analytics. Juntando essas informações às informações que o Analytics já fornece, você pode ter insights de como tornar suas campanhas do AdWords mais eficazes, alcançando melhores resultados para a sua empresa.
Tenha em mente que existem profissionais qualificados para analisar os relatórios do Google Analytics com clareza e eficiência. Portanto, avalie a contratação de uma agência de marketing digital para ter a garantia de melhores análises e melhores resultados.
E então, já está confiante para usar o Google Analytics? Mas, antes de começar a analisar as seus relatórios, aprenda também como usar o Google AdWords para alavancar as vendas da sua loja virtual.