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      Empreendedorismo Digital

      Teoria das Cores: o que é como pode influenciar no marketing

      O mundo do marketing é um mundo de cores: seja na explosão visual de um passeio pela Times Square ou no simples uso diário da internet, somos expostos o tempo todo a um universo colorido de marcas e propagandas.

       

      Empresas preocupadas em atrair seus clientes gastam tempo e dinheiro em pesquisas para definir as cores ideais para o seu negócio. E é neste momento que, com o auxílio de agências de design, a teoria das cores surge para definir a melhor estratégia de marketing e atrair seu público.

      Teoria das Cores e Marketing

      Mas afinal, o que é esta teoria das cores? Como ela funciona? Continue nos acompanhando para descobrir!

      O que é a teoria das cores?

      A teoria das cores surgiu de uma constatação sobre nossa própria natureza: nós respondemos de forma muito mais direta e emocional aos estímulos visuais, mais do que qualquer outro sentido. Por isso, a forma como as cores são usadas causam impacto direto na nossa percepção de um produto, marca, site ou propaganda.

      O uso de tons equivocados ou combinações que não passam uma mensagem correta ao seu cliente em potencial podem ser o fator decisivo para o sucesso ou o fracasso da empresa.

      O objetivo da teoria das cores, portanto, é criar uma estrutura lógica que relacione cor, intenção e sentimento. A maioria dos consumidores admitem que levam em conta a cor como um dos fatores mais importantes ao escolher um produto e, por isso, não basta apenas escolher um tom que você pessoalmente acha mais bonito.

      Qual é a sua influência?

      Essa relação emotiva com o cliente é o principal objetivo de uma empresa na hora de criar uma estratégia de marketing. Por esta razão, ter um auxílio profissional para escolher as cores do seu negócio é importantíssimo!

      Veja como esta decisão pode influenciar o seu posicionamento no mercado:

      1. As cores falam

      Seja seu negócio um produto ou serviço, as suas cores serão a mensagem assimilada mais rapidamente pelo consumidor.

      Não há espaço para erros: cores primárias (azul, vermelho e amarelo) passarão uma mensagem mais enérgica e direta, enquanto cores secundárias e terciárias, resultantes da mistura das primárias, trarão mensagens mais complexas e sutis.

      2. Cada pessoa tem uma cor preferida

      Um caso famoso de bom uso da teoria das cores é a identidade  do McDonald’s: são duas cores primárias, energéticas. O vermelho cria uma sensação de urgência, enquanto o amarelo está associado à fome e alegria. Mas e se o cliente preferir sentar-se em um ambiente tranquilo e apreciar sua comida com calma?

      Na hora de decidir qual cor usar nas peças de marketing, a agência de design terá que saber o público que você pretende atingir. Você quer que seu cliente permaneça dentro do site por bastante tempo ou que use-o por impulso? Uma decisão errada de cor pode afastar de vez o sua persona.

      3. Harmonize a sua mensagem

      Pense nas cores como a harmonização de uma bebida: a combinação errada pode fazer o melhor vinho ter um gosto azedo.

      A teoria das cores organiza os tons em um círculo que permite a harmonização de acordo com a estratégia da empresa. Após decidida uma cor dominante, é possível descobrir a melhor combinação para afinar ainda mais sua voz.

      Tons complementares ou análogos, por exemplo, são pares que sempre serão agradáveis ao olhar do cliente, mas que comunicarão mensagens diferentes. Tenha sua estratégia bem definida e o profissional de design saberá a melhor combinação para você.

      E você, já tinha parado para pensar na importância da teoria das cores? Conte sua experiência pra gente nos comentários!

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