Quer saber um pouco mais sobre o tema? No post de hoje, explicaremos a você o que é Inside Sales e como implementá-lo em seu negócio. Acompanhe!
O Inside Sales nada mais é que uma forma de fazer negócios e atrair novos clientes para o seu empreendimento. Nessa proposta de “vendas internas”, os profissionais ficam dentro do espaço físico do estabelecimento, fazendo contatos planejados com clientes em potencial.
Porém, é preciso ficar atento: o Inside Sales não é a mesma coisa que o telemarketing. Ao contrário do telemarketing, o profissional do Inside Sales é bem treinado e não apresenta um discurso mecânico para a conquista de novos clientes. Por isso, é necessário que esses funcionários tenham treinamento adequado e uma visão ampla da empresa onde trabalham.
Quando bem pensada e planejada, essa estratégia de vendas pode atrair muitos consumidores ao seu negócio, além de ampliar a fidelização e potencializar o famoso marketing boca a boca.
Depois de entender a definição do Inside Sales, fica evidente a sua importância para um negócio. Mas como colocar essa estratégia em prática em seu estabelecimento? Veja algumas dicas a seguir.
É importante planejar a implantação do Inside Sales na empresa. Afinal, não é possível passar, de uma só vez, as suas vendas do Outside para o Inside Sales. Na maioria dos casos, há um período de transição ou mesmo uma estratégia híbrida, na qual acontecem os dois tipos de vendas.
Portanto, não se afobe tentando implementar o Inside Sales repentinamente no seu negócio: este é um processo gradual, que necessita de um bom planejamento. O contato com os clientes deve ser altamente pensado, visando sempre atrair o máximo de pessoas para o seu negócio.
Após planejar as táticas da implementação do sistema em seu negócio, chegou a hora de treinar sua equipe. Os profissionais destinados ao Inside Sales devem adotar algumas atitudes em comum: saber ouvir a clientela, entender suas necessidades, ser simpático, prestativo e saber fazer um bom uso do seu tempo.
É importante lembrar que o Inside Sales é um diferencial dentro da empresa. Logo, os profissionais da área devem contar com um treinamento capacitado e diferente da maioria dos outros profissionais do mercado.
Assim como toda a área de vendas, é importante manter metas claras de clientes novos ou negócios fechados pelo Inside Sales. Antes de tudo, faça um estudo do histórico da empresa para, então, traçar metas e objetivos coerentes e possíveis de serem atingidas por seus funcionários.
É praticamente impossível que um negócio mude o seu sistema tradicional de vendas para o Inside Sales e consiga sucesso instantâneo. Como em todas as outras áreas, é essencial que o empreendedor tenha um pouco de paciência na hora de esperar pelos resultados previstos.
Roma não foi construída em um dia, não é mesmo? Então tenha paciência para fazer esta transição aos poucos, e dê tempo para que seus funcionários e colaboradores assimilem suas novas responsabilidades.
E você, gostou das nossas dicas? Já se sente mais preparado para colocar esta solução em prática no seu empreendimento? Para receber mais conteúdos como esse, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades que irão ajudar você a se tornar um empresário de sucesso!