Para entender qual caminho seguir e como seguir, a palavra de ordem é planejamento. Nesse contexto, o planejamento orçamentário também não deve ficar de fora: ele é responsável por direcionar as práticas mais eficientes conforme a verba disponível, guiando com precisão as decisões do gestor. Para ajudar você nesse processo, trouxemos aqui algumas sugestões para considerar na hora de definir um orçamento de Marketing 2017 eficiente. Acompanhe!
Inicialmente, é importante perceber que todo o investimento em marketing deve, de maneira obrigatória, trazer algum retorno positivo para a companhia. Daí a necessidade de criar um orçamento conforme a realidade da empresa e do mercado, trazendo benefícios ao negócio e gerando boas expectativas para o futuro.
Em linhas gerais, é preciso conhecer bem o mercado de atuação, as principais tendências e quem são os líderes de mercado. Portanto, pesquise e consulte os concorrentes que tenham relação com seu segmento.
Isso vai ajudar a entender o comportamento do consumidor e a criar um senso sobre as suas ações em relação às estratégias e aos investimentos. Dessa forma, é possível definir um orçamento de marketing com maior precisão e segurança para seguir à frente dos concorrentes.
Organizando sua situação financeira, você terá como criar um orçamento de marketing realista, mesmo baseado em estimativas. Ao entender suas finanças, começará a pontuar suas informações relacionadas à receita, verificando, dessa forma, quanto sua empresa poderá investir em uma base mensal, semestral ou em outros intervalos.
Embora a renda possa variar sensivelmente durante o ano, você deve organizar essas informações baseadas em uma margem confiável. O ideal é estabelecer uma “receita de confiança”, formada pela quantidade mínima de dinheiro para que sua empresa invista em marketing a cada mês.
Por exemplo, se o seu negócio tem uma receita média de R$ 10.000 a R$ 12.000 mensais, você deve estabelecer um valor entre essa média como a receita de confiança. Se ela for de R$ 11.000, qualquer quantia acima disso é receita extra e pode ser adicionada ao orçamento de marketing 2017.
Lembra do que falamos sobre a pesquisa? Não se esqueça dela aqui: para definir uma estratégia eficaz e acertada, é importante ter dados mercadológicos comprovados. Tanto indicadores externos quanto internos podem ajudar a melhorar os seus negócios. Acompanhe algumas sugestões:
Analise também a concorrência por meio dos dados e informações que conseguir.
Depois de saber qual a verba disponível, o que deu certo e o que não deu nos anos anteriores, além das tendências de mercado, o passo seguinte é determinar um plano sólido com os pontos em que serão investidos os recursos.
Três fatores principais contribuem para que você consiga saber a melhor forma de investir seus fundos de marketing: o tamanho do orçamento, suas experiências passadas e aonde você pode chegar.
Se o orçamento for reduzido, você deverá considerar os anúncios impressos e on-line, mídias sociais e e-mail marketing para trazer novos clientes. O ideal é focar nas ferramentas com valor reduzido ou naquelas em que o investimento seja de trabalho, como produção de conteúdo feita pelos próprios gestores e funcionários.
Um orçamento de marketing representa a oportunidade de consolidar estratégias que funcionaram no passado e apostar naquelas que representam uma inovação para o negócio. Por isso, é importante considerar novos canais de comunicação e comercialização que permitam atingir o público mais adequado à sua proposta.
Ao definir o orçamento de marketing 2017, considere também novos canais de comunicação e tenha fundos para testes. No mais, boa estratégia!
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