Os novos hábitos do consumidor exigiram que as marcas buscassem inovações constantes. Não basta só estar na rede: é preciso oferecer um conteúdo de qualidade, responder aos questionamentos do cliente e estar sempre atualizado.
O site é um dos canais de comunicação responsáveis por fortalecer a imagem da marca. Para alcançar audiência esperada nessa plataforma, porém, é necessário dar atenção às tendências e realizar mudanças.
No post de hoje, mostraremos a você quando é necessário fazer o site do zero e quando apenas alterar alguns aspectos é suficiente para atualizá-lo. Confira!
Geralmente, as alterações ocorrem quando há uma data especial, lançamento de uma nova ferramenta, atualizações da plataforma, entre outras possibilidades. Acompanhe:
Alguns recursos são facilmente implementados por meio de plugins e widgets nas plataformas de gerenciamento de conteúdo. Eles servem para os mais diversos fins, para gestão do site ou uso do público. Se for possível modificar o site por plugins e isso for benéfico a estratégia, vá em frente!
Algumas ferramentas podem ser adicionadas para aumentar a interação do visitante e não demandam uma mudança expressiva no site. Entre elas é possível destacar:
Em algumas situações, não basta apenas adicionar plugins ou mudar alguns aspectos do design, o que resta é aproveitar algum conteúdo aqui e outro ali e mudar tudo: design, plataforma ou linguagem e abordagem. Acompanhe:
A marca mudou, evoluiu e assimilou novas empresas, está falando com um novo público, a logo foi modificada e a identidade visual também. Quando isso acontece, é hora de mudar o site. Afinal, se a sua empresa não parou no tempo, os seus canais de comunicação também não devem ficar estacionados.
A maioria das empresas redesenham seus sites para se adaptarem aos dispositivos móveis. O ideal é pensar em um formato livre, que possa se adaptar a diferentes aparelhos. São telas de diferentes tamanhos e se adaptar a elas vai fazer a diferença entre manter ou não o visitante em seu site.
Um dos indicativos para isso é a demora no carregamento. Quando o padrão adotado pelo site não é compatível com os padrões mais novos e modernos da web, pode gerar travamentos, demora no carregamento e o surgimento de links quebrados.
Algumas plataformas mais antigas podem dificultar que os motores de busca reconheçam o seu site. Geralmente, é necessário um sistema de gerenciamento de conteúdo para que seja mais fácil entrar no ranking do Google, por exemplo.
A dica também vale para quem usa um host ou plataforma que não suporta otimização dos buscadores.
As tecnologias da rede mudaram bastante nos últimos tempos, com a migração de sites HTML e flash para plataformas que facilitam a criação e gerenciamento de conteúdo como Joomla e WordPress.
As atualizações constantes dessas plataformas deram mais segurança e flexibilidade aos sites. Se a plataforma ou linguagem do seu site não permite mais atualizações para acompanhar os avanços tecnológicos, é hora de fazer o seu site do zero em uma plataforma de gerenciamento de conteúdo.
Pronto! Agora você sabe quando fazer o site de sua empresa! Antes de iniciá-lo do zero ou de apenas modificá-lo, é indispensável uma avaliação e planejamento com base em pesquisas, metas e projeções. Dessa forma, todo o trabalho desenvolvido com o site atenderá a um objetivo e não será perdido.
Gostou do artigo? Quer continuar por dentro das melhores formas de garantir o sucesso do seu negócio no universo digital? Assine nossa newsletter e receba conteúdos como este em primeira mão!
Está gostando? Então compartilhe esse post para que mais e mais pessoas aprendam quando (re)fazer o site.