Quando você escolhe um carro ou até mesmo uma roupa, age racionalmente ou se deixa levar por impulsos inconscientes? Pode ter certeza de que a maioria das pessoas se enquadra na segunda situação!
Isso acontece porque nem sempre que fazemos uma escolha de consumo, usamos critérios objetivos para avaliar essa necessidade. Em grande parte dos casos, somos movidos por sentimentos primitivos ou inconscientes.
Claro que, para uma empresa, despertar esses sentimentos e impulsos no consumidor pode ser uma excelente estratégia de vendas. Se você está se perguntando agora como fazer isso, nós temos a resposta: é preciso estimular os gatilhos mentais no consumidor!
Vamos conferir um pouco mais sobre esse assunto? Acompanhe a leitura e entenda:
Você já deve ter visto por aí propagandas em que o famoso mote é a aprovação de especialistas, certo? Ou, quem sabe, o comercial daquela grande varejista que afirma que a promoção só é válida por um dia. Em ambos os casos, estamos despertando gatilhos mentais do consumidor.
No primeiro, temos a questão do apelo à autoridade. Nos sentimos mais seguros quando alguém supostamente mais sábio aprova determinada ação, não é verdade? Já no segundo, despertamos o medo da escassez, um sentimento de urgência.
Em geral, os gatilhos mentais são esses impulsos e estímulos que todos nós temos e que podem ser facilmente usados pelas empresas, seja em peças de publicidade ou na própria abordagem dos vendedores. Certamente, é uma excelente estratégia de vendas.
Existem tantos gatilhos mentais quanto instintos primitivos no ser humano. Por isso, fazer uma lista com todos eles é uma tarefa fútil. Nesse caso, resolvemos trazer para os nossos leitores os quatro principais. Vamos conferir?
Como vimos, o apelo à autoridade brinca com a nossa sensação de segurança ao acreditarmos cegamente nos símbolos de autoridade da sociedade, como os especialistas. Quando a sua empresa possuir selos de aprovação, recomendações de figuras importantes, entre outros, deixe claro para os seus clientes!
Outro gatilho já explorado por nós. O medo da escassez gera em todos um sentimento de urgência. Quando um item está para sair das prateleiras, por exemplo, o consumo tende a ser menor.
No entanto, é preciso manter a transparência: só use esse tipo de estratégia de vendas quando realmente houver promoções relâmpago ou a possibilidade de esgotamento do produto.
Nos sentimos em débito com aquelas pessoas que fizeram algo por nós, certo? A sua empresa pode usar a reciprocidade para se aproximar do consumidor e despertar esse instinto de retribuição. Brindes, descontos, entre outros tipos de apelo podem ser usados nesse tipo de abordagem.
Ninguém quer ser excluído da sociedade. Portanto, tendemos a aceitar com mais naturalidade tudo aquilo que possui uma larga aprovação social. Sempre que clientes fizerem elogios ao seu negócio, procure formas para disponibilizá-los nas redes sociais ou outras plataformas. Assim, você desperta o interesse de outros consumidores.
E você, gostou de saber como os gatilhos mentais podem beneficiar sua estratégia de vendas? Quer ficar por dentro de mais dicas exclusivas como estas? Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!