Na primeira parte desse conteúdo completo de como gerar tráfego para seu site, trago para os proprietários de sites e lojas virtuais 5 itens que o ajudarão como gerar tráfego.
São eles:
Mas temos mais 6 formas que são primordiais para o sucesso de sua estratégia de como gerar tráfego:
Vamos detalhar como funciona cada uma, para que você tenha uma visão geral do que precisa fazer.
Nota: Caso ainda não tenha lido as 5 primeiras dicas de como gerar tráfego, veja aqui.
É um post escrito por um convidado, seja ele escrevendo para seu blog ou você escrevendo para o blog de um terceiro. Essa é uma excelente forma de como gerar tráfego para seu site.
Exemplo prático: suponha que você é um advogado e escreva um texto para nosso blog explicando a importância de os contratos serem revisados por um advogado e use como exemplo o nosso contrato – esse texto deve ser interessante para o público do nosso blog. Além de demonstrar seus conhecimentos sobre o tema, podemos deixar links nesse texto que levem a outro conteúdo do seu site, como complemento. Percebeu a sacada?
O que você ganha: acessos de nossos leitores em seu site através do nosso blog.
O que eu ganho: mais um conteúdo de qualidade que pode atrair visitantes para nosso blog.
Resumindo: é uma troca para gerar tráfego qualificado.
Disponibilize também conteúdos em vídeos: reaproveite os conteúdos em texto para criar vídeos que transmitam informações de uma maneira fácil e rápida para seu público alvo.
Fique de olho nessas informações:
Utilize o e-mail marketing para comunicar seus clientes e contatos (leads) sobre os novos conteúdos relevantes para eles.
Exemplo:
Suponha que você seja um fisioterapeuta e possui um eBook que ensina a fazer exercícios para melhorar as dores nas costas. As pessoas que baixaram esse eBook tiveram que deixar o nome e o e-mail para adquiri-lo gratuitamente.
Agora – após ser convencido da importância que os vídeos possuem para gerar tráfego para seu site – decide gravar um vídeo ensinando a fazer tais exercícios.
Além de divulgar esse vídeo em outros lugares, você pode enviar um e-mail para todos as pessoas que baixaram o eBook avisando que você acabou de lançar um vídeo que provavelmente as ajudará.
Mas por quê?
Porque quando eles baixaram seu eBook, demonstraram interesse por esse assunto específico, logo, a chance de eles assistirem a seu vídeo é enorme e assim fica fácil gerar tráfego para seu site.
O SEO (Search Engine Optimization), popularmente conhecido como “Otimização de sites”, pode ser entendido de maneira simples: é uma ferramenta que o ajuda a preparar um site e seu conteúdo para ser encontrado e bem posicionado nos sites de pesquisas.
No momento em que escrevo esse texto, possuímos aproximadamente 1,2 bilhão de sites na internet – imagine a dificuldade de encontrar um site no meio de tantos outros.
Se existem milhares de opções sobre um determinado tema, os buscadores devem encontrar uma forma de filtrar isso. A forma encontrada para fazê-lo foi criar um ranking que determina a ordem dos sites que aparecem nas pesquisas.
Resumindo: se eu estiver pesquisando por seus serviços e seu site não estiver entre os 20 primeiros resultados, provavelmente não o encontrarei.
Os buscadores possuem milhares de regras ocultas (não divulgadas) que criam esse ranking – algumas delas, após anos de testes, foram descobertas:
NOTA: Não adianta produzir conteúdo sem otimização para buscadores.
Você pode escrever os melhores textos, mas se eles não aparecem bem posicionados no buscador, ninguém os lerá e a tarefa de como gerar tráfego para seu site se tornará árdua.
Todo conteúdo produzido em seu site deve ser republicado em suas redes sociais. Além disso, esses conteúdos devem ser exclusivamente produzidos para as mesmas.
Isso se mostra de grande importância na atualidade, já que hoje seu cliente também está “nos Facebooks da vida” e por isso, existem algumas chances de você atraí-lo para seu site.
Existem vários formatos de conteúdo que podem ser postados nas redes socias:
As possibilidades são diversas – só não se esqueça de sempre direcionar os seus fãs para seu blog ou site.
Muito conhecidos como links patrocinados (pagos), eles são anúncios criados em plataformas específicas com o objetivo de gerar tráfego para seu site.
Podem ser usados para cumprir com o objetivo de como gerar tráfego para seu site, porém investimentos mensais devem ser realizados.
Existem várias opções de fazer anúncios patrocinados para gerar tráfego. Vamos conhecer 6 delas:
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O Facebook é a maior rede social do mundo. Tem sido uma grande aliada para as empresas na geração de tráfego através de suas Fanpages inteligentes, suas métricas e várias possibilidades de anúncios e publicidade online.
Diferentemente do Google Ads, no qual as pessoas já possuem uma necessidade – procuram por algo – o Facebook oferece desejos: ele é capaz de criar uma demanda.
Com o Facebooks Ads, é possível segmentar por sexo, idade, localização, interesse, entre outros. Através dessa ferramenta, é possível divulgar seu conteúdo/serviço/produto exatamente para seu público alvo, investindo o valor que você desejar.
Exemplos:
As possibilidades são enormes.
Nota: Você também pode usar o Facebook para gerar interessados em vendas.
O Instagram é uma das redes sociais mais queridas do mundo. É também interessante por possuir um grande alcance — desde que você saiba como utilizar o Instagram Ads.
Contendo mais de 29 milhões de usuários no Brasil, o Instagram vem crescendo em ritmo acelerado, sempre superando as expectativas dos internautas — que inauguraram a era das selfies — e, com isso, usam essa rede social como sua principal forma de compartilhamento.
Agora que temos certeza do potencial do Instagram Ads, podemos adicioná-lo às nossas maneiras de como gerar tráfego para seu site.
Por ser uma empresa do Facebook, os anúncios do Instagram Ads são feitos diretamente no mesmo painel em que você cria os anúncios no Facebook. As possibilidades de segmentação são praticamente as mesmas do Facebook.
Uma das plataformas de anúncios mais relevantes e importantes para quem deseja gerar tráfego e até fazer vendas através de anúncios no Google Adwords.
Ela não pode ficar de fora se seu objetivo é gerar tráfego para seu site!
Nota: Atualmente, o Google Adwords é uma das ferramentas mais rápidas para divulgação de seu negócio, produto ou serviço na internet.
Algumas opções de filtros possíveis no Google Adwords:
– Horário: É possível traçar e definir qual é o horário em que seu público busca mais seu produto/serviço.
– Região: Muito importante para reduzir seu investimento e realmente gerar tráfego de pessoas interessadas.
– Tipos de palavras-chave: Definir se a palavra-chave é exata ou abrangente: isso pode ajudar a reduzir o número de pessoas não interessadas que acabam clicando em seu anúncio.
– Dispositivo: Quer aparecer somente para computadores ou também em tablets e smartphones? Não adianta exibir seu anúncio em tablets e smartphones se seu site não é responsivo.
Resumindo: você deve escolher um conjunto de palavras-chave para que seu anúncio apareça nas buscas. Quando o internauta está pesquisando por sua palavra-chave e encontra seu anúncio, ele clica e é direcionado para a página de seu site, gerando mais tráfego para o mesmo.
O Youtube é o site de vídeos mais popular do mundo, contando com mais de 1 bilhão de visitas mensais. Se você perguntar se é um bom lugar para anunciar e gerar tráfego, a resposta com certeza é sim.
Veja como funciona:
Encontre blogs que possuem visitantes alinhados exatamente com seu público.
Exemplo: Você deve anunciar no Cybercook (um dos maiores portais especialistas em receitas culinárias) se seu produto ou serviço é direcionado à alimentação.
Você também pode comprar espaços publicitários em blogs de renome para gerar tráfego para seu site.
Uma dica: a Escola Dinheiro possui venda de espaço publicitário e também de artigos patrocinados. Por ser um blog famoso nesse nicho, muitas pessoas utilizam essa publicidade em prol das visitas que podem ser geradas.
Em 2002, a empresa Google lançou um serviço chamado Froogle, uma ferramenta de busca de produtos na internet. Esse serviço foi aprimorado, e em 2012, tornou-se o Google Shopping.
O serviço chegou ao Brasil em 2011, e na época, era oferecida uma versão de uso gratuita e uma versão premium. Mas, foi em 2013 que a ferramenta tornou-se exclusivamente paga, através do modelo CPC (custo por clique), já utilizado no Google Adwords.
O Google Shopping tem uma particularidade: gerar tráfego exclusivo de pessoas interessadas na compra de produtos online. Se você não possui uma loja virtual, o Google Shopping não é indicado para você.
Chegamos ao fim de mais um trabalho (de mais de 50 horas), que teve o intuito de deixar você – já nosso cliente ou que ainda cogita a possibilidade de se tornar um – cada vez mais bem informado sobre como obter resultado na internet através de seu site.
Gerar mais tráfego aumentará a visibilidade de sua marca, além do número de orçamentos/intenções de compras e consequentemente as vendas.
Não deixe seu site esquecido nesse mar de mais de 1,2 bilhão de sites que temos na internet. Faça diferente deles: destaque-se, saia na frente.
Espero que tenha gostado e aproveitado essa leitura. Desejo que, agora, você parta para principal parte: APLICAR TUDO O QUE APRENDEU.
“Não importa o quanto você sabe, mas sim o que você faz com o pouco que sabe.” – João Andrade.
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