Vários fatores interferem no sucesso do site de um negócio, mas um deles é crucial: conseguir que outros sites falem bem da empresa — ou seja, investir em estratégias de link building.
No post de hoje, separamos as melhores estratégias de link building para alavancar os conteúdos digitais de sua empresa. Confira!
Em termos gerais, link building é a capacidade de conseguir indicações para o site de sua empresa.
Pense assim: você precisa comprar um terno e não conhece nenhuma loja que vende esse tipo de roupa. Sua ação mais rápida é pedir aos amigos uma indicação. Vários deles opinam, e agora você possui uma lista de lojas para visitar.
No entanto, um grande amigo que usa terno para trabalhar lhe diz: vá a essa loja, ela possui ternos que vestem bem, duram muito e possuem um preço bom. Eu só compro lá.
Você ainda vai perder tempo visitando a lista de lojas ou dará preferência para a loja indicada por esse último amigo? Provavelmente vai direto na última indicação, certo? No meio digital, esse processo de pesquisa é utilizado pelos mecanismos de busca para analisar a relevância dos conteúdos colocados online – por isso as estratégias de link building podem fazer a diferença.
Assim, quanto mais indicações o site de sua empresa tiver, melhor ranqueado ele ficará em um parâmetro de quantidade. Já no parâmetro de qualidade é medida a existência de sites que possuam autoridade no ramo de atuação que façam referência ao seu negócio, como o exemplo do amigo que usa terno.
A combinação desses dois parâmetros eleva a posição de um site nos mecanismos de busca — há aumento de visibilidade da marca, maior quantidade de visitas e, portanto, melhora da reputação do empreendimento no mundo digital.
Para conseguir indicações (links) para o seu blog, listamos abaixo algumas estratégias de sucesso. Veja as principais:
Produza conteúdo de qualidade
O blog de sua empresa deve sempre estar atualizado. Para isso, aposte na metodologia de inbound marketing e desenvolva conteúdo relevante e otimizado para oferecer ao seu público-alvo.
Aplique técnicas de palavras-chave (SEO), insira uma chamada para a ação atrativa ao final de cada uma das postagens e mantenha uma frequência de publicações bem definida.
Os infográficos são esquemas e desenhos que explicam ao cliente os passos para a execução de uma ação ou que o informa a respeito de algum assunto interessante. As imagens são utilizadas para facilitar o entendimento e levar a atenção do cliente à informação transmitida.
Tanto os infográficos quanto as imagens são materiais de fácil leitura que possuem grandes possibilidades de compartilhamento. Assim, ao publicá-los no blog, lembre-se de inserir um link de compartilhamento — quanto mais compartilhado o conteúdo, maior o tráfego gerado para seu blog.
Convide pessoas importantes no segmento em que você atua para escrever a respeito de assuntos interessantes para o seu público-alvo em seu blog. A ideia é atrair mais clientes através do nome do escritor convidado e gerar mais audiência no mercado.
Do outro lado, aceite o convite de empresas amigas para escrever em seus blogs e insira um link para o blog de sua empresa no meio da postagem. Encare os guest posts como uma troca de favores profissionais. Essa é uma das estratégias de link building que mais funciona.
Segundo a pesquisa Content Trends, posts em redes sociais correspondem a 82,6% dos formatos de conteúdo digital. Determine as redes sociais mais utilizadas pelo seu público-alvo e insira os botões de compartilhamento ao lado das postagens.
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