Você que está começando o seu negócio, ou já começou, já ouviu falar no termo: MVP? Minimum Viable Product (Produto Minimamente Viável). Ele é a base para a afirmação: comece pequeno seu negócio
Se nunca ouviu falar sobre esse termo, você ouvirá agora!
Vou te explicar: o MVP foi criado para a nova geração de startups, empresas que querem um crescimento rápido, que precisam validar o seu produto, que ainda não têm certeza se aquele negócio vai dar certo ou não.
O MVP prega que você deve começar pequeno, com um produto viável, o menor possível, para que você possa ser rápido e ágil, testar e validar o seu produto da maneira mais rápida o possível.
Então, antes de fazer altos investimentos no seu produto ou negócio, valide o seu produto. Lance-o no mercado, comece a vendê-lo. Isso se aplica a tudo na vida!
Darei um exemplo: as vezes chega um cliente querendo uma loja virtual gigante, estilo Netshoes ou Walmart, os grandes players do mercado. Então a gente pergunta pra ele:” Você já tem site?” E ele responde: “Não, nunca tive site. É meu primeiro contato, é a primeira vez que vou trabalhar na internet.”
Então, calma lá, chegou a hora de você utilizar o MVP.
Se você nunca trabalhou com site ou nunca teve uma loja – você está aprendendo, você está no começo. Por que vai investir caminhões e caminhões de dinheiro em algo que você não tem certeza se vai dar certo?
Então: comece pequeno. Sonhe grande, – sonhar grande é extremamente importante – mas comece pequeno.
Isso mesmo, mas valide de que forma? Gastando o mínimo possível!
Usando o exemplo da loja virtual: ao invés de você investir e gastar centenas e centenas de milhares de reais para fazer uma loja gigantesca, faça uma loja menor. Ou então comece um pouco antes: faça um site institucional. Valide seu produto na internet. Teste no Facebook, teste nos anúncios do Google.
Lembre-se dessa frase que irei dizer: “Não é o mais forte que vence o mais fraco, mas sim o mais rápido que vence o mais lento. “
Seja rápido. Teste rapidamente o seu produto, lance rapidamente no mercado, comece a tentar vender. Seja rápido. No começo, você deve ser rápido.
Por que começar pequeno? Você tem a opção de ser rápido e tem a opção de mudar o seu produto ou o seu serviço totalmente.
Lançou o seu produto no mercado. Vamos supor que você estava vendendo camiseta GG da cor preta com estampa de super-heróis. Então você viu que não dá certo, que seu público está querendo camiseta P – seu público é o que usa a camiseta P. Você aqui tem a chance de mudar, e mudar rápido.
Então, antes de você investir e fazer algo grande, comece testando e validando cada passo. Isso se aplica a tudo:
“Ah, eu quero casar, ter uma casa, um carro e uma família.”
Você vai começar sem condição nenhuma? Vai querer comprar uma mansão, uma Ferrari e ter seis filhos de uma vez?
Não, você vai começar devagar. Primeiro você vai fazer o casamento, então construirá a sua primeira casa, e aí deve melhorar seu emprego, sua carreira e seu negócio para que tenha condições de conseguir as outras coisas. É tudo questão de planejamento e passo-a-passo.
Nunca dê o passo maior do que a perna!
Todas as pessoas que vi dando o passo maior do que a perna, querendo começar grande, infelizmente quebraram a cara.
Comece pequeno, que você vai longe, que você vai crescer e vai ter sucesso.
Espero que tenha gostado da aula de hoje. Deixe aqui o seu curtir, o seu “joinha”, o seu comentário, inscreva-se no nosso canal e nos vemos na próxima dica!