Deseja saber como obter uma enxurrada de vendas através de um e-mail marketing profissional?
Vem comigo, que eu lhe ensino.
O e-mail marketing ganha disparado como melhor ferramenta para realizar vendas através da internet, desde que suas campanhas sejam feitas corretamente.
Se ainda duvida do potencial do e-mail marketing, dê uma olhada nesse gráfico que coloquei aqui na tela (vide vídeo).
Observe que ele é um dos canais que mais trazem retorno sobre o investimento (ROI).
Se investir R$1000,00 em e-mail marketing e a mesma quantia em uma campanha no Facebook, por exemplo, o primeiro lhe trará muito mais retorno.
Deixarei o link para que você possa acessar os dados dessa pesquisa de maneira completa: https://www.campaignmonitor.com/resources/guides/email-marketing-new-rules/.
Observe, nessa outra imagem, que o e-mail marketing é 40X mais eficiente do que o Twitter e o Facebook para aquisição de clientes (vide vídeo).
Agora, acredito que não possui mais nenhuma dúvida sobre o potencial do nosso amigo, correto?
Vamos às primeiras 5 dicas para fazer um e-mail marketing correta e eficientemente.
“Mas, João, o rapaz aqui tem uma penca de e-mails, mais de 1 milhão. Tem nome, e-mail, a cidade, é segmentado por região, cara. Vou comprar essa base de e-mails e irei arrebentar de vender, você vai ver só”.
Não faça isso, Zé, por favor. Não compre essa lista.
Por quê?
O que seria isso?
Quando envia sua campanha de e-mail marketing, deve enviá-la através de um e-mail, que será o da sua empresa, certo? Já que está divulgando o seu negócio.
Vamos supor que seu e-mail seja: ze@suaempresa.com.br.
Quando disparar um e-mail para essa base de mais de 1 milhão de contatos, os servidores vão perceber que essa lista não é sua.
Como ele irá perceber isso?
As pessoas que recebem seu e-mail, por não terem lhe dado autorização, o marcarão como spam, já que existe um botão na caixa de entrada de e-mails em que é possível marcar como spam quando o remetente não é conhecido.
Quando uma porcentagem de spam é atingida, os servidores de e-mail – como o Gmail, o Hotmail ou o servidor que hospeda os e-mails da própria empresa – começarão a entender que todos os e-mails que chegarem da @suaempresa.com.br devem ser bloqueados.
Não cairão nem na caixa de entrada. Muitas vezes, irão diretamente para a caixa de spam e poderão até mesmo nem chegar até essa.
Preste muita atenção: não compre lista de e-mails.
Além de não oferecer resultado, sujará o nome da sua empresa.
Isso é péssimo para a sua marca – não faça isso!
Citei aqui que seu domínio cairá em uma blacklist, que é esse exemplo que mencionei: todo e-mail que enviar, mesmo que enviado de sua caixa de entrada e não spam, o servidor identificará essa empresa como uma que faz spam e se recusará a entregar esse e-mail, o colocará na caixa de spam ou o bloqueará.
Se isso for feito com a sua empresa, irá encontrar uma enorme dificuldade em sua vida. Você não conseguirá enviar mais orçamentos ou responder o e-mail de sua base de contatos.
Por isso, nunca compre uma lista de e-mails. Monte a sua própria.
“João, você disse que eu não devo comprar, que eu devo criar minha própria lista. Mas como vou criá-la? Não faço ideia de como começar. Pode me ajudar?”
Darei um exemplo: suponhamos que seja um fisioterapeuta e que resolva criar um eBook – que é um PDF, um arquivo digital – no qual serão oferecidas dicas de alguns exercícios para melhorar as dores nas costas.
Você também irá disponibilizar esse eBook em seu blog, certo?
Para a pessoa baixá-lo, ela deve deixar o nome e o e-mail.
Quando ela os deixa, você consegue começar a construir a sua base de e-mails, sendo que deve enviar frequentemente conteúdos para essa base.
Não!
Mas sim conteúdo de qualidade, materiais que ajudem seu cliente a resolver algum problema.
Você criará uma relação – com isso, as pessoas começarão a divulgar seu material, e, inclusive, pode divulgá-lo nas redes sociais para conseguir cada vez mais e-mails para sua base.
É trabalhoso?
É.
É trabalho de formiguinha?
É.
Você deve ter muita paciência a médio e longo prazo?
Sim.
Mas é a única forma de criar uma base própria, que lhe trará retorno em médio e longo prazo.
Pense o seguinte: o assunto é o primeiro contato de sua campanha com o seu receptor.
Ele é capaz de fazê-lo clicar e abrir seu e-mail.
Se esse assunto não for impossível de ser ignorado, a pessoa não lerá seu e-mail – vai arquivá-lo e assim, perderá a chance de vender o seu produto ou serviço.
Preste atenção: se fosse dono de uma padaria, qual dos seguintes e-mails abriria?
Se fosse dono de padaria, com certeza ficaria muito mais curioso para abrir o 2º e-mail.
Por quê?
Vai direto ao ponto, traz algo interessante para a pessoa que lê.
Seu assunto deve ir ao encontro do que a pessoa gostaria de ler, abrir e encontrar em seu e-mail.
Mas não se esqueça disso: o seu e-mail DEVE entregar a promessa feita no assunto, se não, jogou tudo fora.
Você fez a pessoa clicar naquele e-mail que falamos acima, então ela entra lá e vê que está querendo vender um artigo de futebol. Acabou, né, cara?
Um conteúdo coerente com o assunto é necessário, o qual deve convencer a pessoa a clicar e acessar esse e-mail.
Personalize o e-mail colocando o nome da pessoa que irá receber sua campanha.
Quando faz isso, o e-mail torna-se bem mais pessoal.
Isso aumenta os resultados consideravelmente.
Dá uma olhadinha nesse e-mail que o booking.com me enviou (vide vídeo).
“João, mas como eu faço isso, cara? Tenho uma base de 1000 e-mails, construída com muito trabalho. Como conseguirei mandar esses 1000 e-mails, um de cada vez, colocando o nome de cada pessoa? Isso é impossível!”
Calma, Zé. Existem ferramentas que fazem isso, desde que você possua os nomes das pessoas em sua base de e-mails.
Assim, a ferramenta se encarrega de fazer todo o trabalho, desde que você coloque o que chamamos de variável (o primeiro nome) no assunto ou no corpo do e-mail que deseja.
A ferramenta completará essa variável com o nome da pessoa.
Bem fácil, né?
Tá gostando das dicas?
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O que seria isso?
Quando redigir seu e-mail marketing, quanto menos empresa parecer e mais pessoal for, maior será o resultado.
Por que isso?
As pessoas se conectam com outras pessoas e não com empresas.
Ninguém conversa com um CNPJ. Pessoas conversam com pessoas.
Dá uma olhada nesse e-mail que recebi, que parece ter sido escrito por um amigo, quando na verdade é uma campanha de e-mail marketing (acesse o vídeo).
“Entendi. Então vou escrever um e-mail igual converso com a minha família no ‘zap zap’. Vai ser show de bola, vou vender muito. É isso aí, né?”
Não, Zé!
Não é para ser tão pessoal assim. Seja pessoal, mas escreva corretamente, não abrevie as palavras e não se esqueça de transmitir uma imagem profissional.
Cuidado com a frequência.
Mas antes de falarmos sobre essa 5ª dica e eu lhe explicar como ela funciona, inscreva-se em nosso canal ou se estiver no Facebook, curta nossa fanpage, para poder receber novos vídeos e ajudar nosso canal a crescer.
O que eu quis dizer para tomar cuidado com a frequência?
Não envie e-mail todo santo dia. Se fizer isso, irá perder a pessoa – ela irá descadastrar-se da sua base.
“Então posso enviar propaganda a cada 1, 2 ou 3 dias?”
Não, não estou dizendo isso.
O que deve fazer?
É necessário enviar 1, 2, 3 e-mails ou 1 por semana, no máximo, contendo conteúdos que ajudem seu cliente.
Envie aquele eBook feito por você, que soluciona muitas dúvidas dele; aquele vídeo gravado; aquele post do seu blog; aquela notícia sobre aquele mercado em que o cliente atua, para só então depois de mandar 2 ou 3 conteúdos valiosos para seu cliente, enviar um e-mail oferecendo algum produto ou serviço seu.
Lembre que a cada 4 e-mails, pelo menos 3 devem ser enviados abrangendo conteúdos valiosos.
Para esse vídeo não ficar muito longo e atender aos pedidos de todos, vou gravar um segundo, contendo mais 5 dicas de como trabalhar um e-mail marketing de maneira profissional.
Dá uma olhada aqui do lado, estou deixando mais 2 vídeos que podem ajudar seu negócio na internet e nos vemos no próximo vídeo.