Mas antes de a criarmos, darei uma “palhinha” sobre o que é o Google Analytics.
Hoje, considero como a principal e melhor ferramenta para monitorar seu site e exibir relatórios sobre o que está acontecendo com o mesmo, com as pessoas que o visitam e todas as informações que podem ser relevantes para a obtenção de sucesso.
Fazendo uma apresentação rápida aqui nas funções existentes: você pode analisar, por exemplo, as visitas diárias em seu site, de onde elas vieram (e-mail, pesquisa orgânica, site de referência), de que país estão acessando.
Além disso, também é possível acompanhar em tempo real: quantas pessoas estão visitando seu site agora.
Dado o resumo, vamos aprender a criar a conta no Google Analytics.
Você acessará o endereço do Google Analytics, digitando no Google, por exemplo, essa palavra, e assim a página que estou mostrando aqui irá aparecer nos primeiros resultados.
Para criar uma conta nova, clicaremos no botão “Criar uma conta” e aqui algo muito importante: é necessário colocar um e-mail, mas esse e-mail deve ser do Google.
O que significa isso?
Caso seu e-mail não seja do Google, nem adianta tentar: não irá funcionar.
Por exemplo:
Digitarei teste1@teste234.com.br
Esse e-mail nem existe, tá?
Mas só para vocês verem que ele não aceita, já que aparece a seguinte mensagem:
“Não foi possível encontrar sua conta no Google”
Ou seja, ele até poderia existir, mas se não fosse do Google, não funcionaria.
Então usarei um e-mail do Google que criei para teste: joao@kryzalis.com.br.
Está vendo?
É @minhaempresa.com.br, que no caso é @kryzalis.com.br, porém este e-mail da minha empresa está dentro do Google, logo ele irá funcionar.
Clico em próximo aqui e ele pede minha senha – coloco a senha.
Uma tela de “Bem-vindo à sua nova conta” aparece. Nela, são oferecidas todas as informações – leia com atenção.
Não lerei porque já conheço.
Clicarei em aceitar e então se inicia o processo de criação da conta.
Então ele pergunta se deseja proteger a sua conta, pedindo para inserir um número de telefone (insira, tá?); e um e-mail de recuperação – você pode clicar em atualizar aqui caso ainda não possua e dê concluído.
Assim, ele exibe uma página em que diz: “comece a analisar o tráfego do seu site em três etapas”.
Bom, essas são informações básicas.
Então clique em “inscreva-se” no canto superior direito.
Aqui começamos então a parte de configuração da conta:
Aqui se insere o nome do seu site, por exemplo, Kryzalis.
Kryzalis também.
Aqui insiro o endereço, por exemplo: kryzalis.com.br.
Observe que aqui temos as opções de http:// e https://.
Se o seu site tiver o certificado de segurança https, é essa a configuração que deve ser escolhida; caso contrário, http.
A maioria dos sites é http, tá?
No caso da Kryzalis, em que detemos o certificado de segurança para proteger as informações de nossos clientes, seleciono o https.
Escolhemos a categoria. No caso da Kryzalis, seleciono “computadores e eletrônicos”, que é o mais próximo que chega de uma agência digital.
Seleciono Brasil, São Paulo, já que é o fuso em que estamos.
Você pode deixar todas essas opções marcadas, não tem problema nenhum.
Além disso, existe um limite de contas: a cada cadastro – por exemplo, estou usando joao@kryzalis.com.br – posso criar 100 contas dentro.
Então se tiver mais de um site, não é necessário criar 2, 3 ou 4 contas – dentro da mesma conta do Google, é possível criar outras contas do Google Analytics, para facilitar o acesso.
Feito isso, clique em “obter ID de acompanhamento”.
Uma janela será aberta e devemos ler e aceitar os termos de segurança.
Pronto, agora ele gerou o código.
Esse código deve ser implantado em seu site.
Não o ensinarei a implantá-lo, já que o objetivo desse vídeo é orientá-lo a criar a conta.
O código a ser implantado deve ser feito por alguém com conhecimento técnico: quem programou seu site; pode contatar a Kryzalis para fazer isso por você; ou um programador de sua confiança.
Resumindo, é necessário criá-lo, copiá-lo e enviá-lo a seu programador: é possível enviar por e-mail; ou se tiver conhecimento técnico, é só seguir as orientações que se encontram aqui na página.
Você irá segui-las e logo após, o Google irá verificar e então seu site começará a enviar as informações para dentro da plataforma do Google Analytics.
Sua conta está criada, já funcionando, mas não é possível ainda receber as informações porque esse código deve ser implantado.
Repetindo e reforçando: é necessário enviá-lo ao seu programador ou à empresa que lhe presta serviço – caso não tenha nenhuma, contate a Kryzalis, que podemos ajudá-lo com isso.
Assim, terá seu site funcionando com o Google Analytics.
Caso tenha alguma dúvida, deixe aqui abaixo nos comentários, pois terei prazer em respondê-lo.
Também pretendo gravar um outro vídeo ensinando a utilizar o Google Analytics depois que o mesmo está funcionando – que é usar as informações, verificar como funciona, quais são os dados que recebe, o que significa cada dado, ou seja, para que você saiba o básico, além de saber a criar a conta.
Espero que tenha gostado desse vídeo, acompanhe nosso canal, inscreva-se nele ou então curta nossa fanpage e nos vemos num próximo vídeo.