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      Como usar o Google Analytics

      Olá, no vídeo de hoje iremos aprender a utilizar e explorar as informações do Google Analytics.

      O primeiro passo é entrar na página do Google Analytics.

      Caso não saiba o endereço, digite “Google Analytics” no Google.

      Se eventualmente não possuir uma conta no Google Analytics ou não souber criá-la, aqui está o vídeo que o ensina a fazê-lo:

      Vamos “logar” em nossa conta.

      Ao clicar no segundo resultado que o Google apresenta, somos direcionados à página do Google Analytics para fazer login.

      Quando selecionar a opção de fazer login, será necessário adicionar seu usuário e sua senha. Eu já deixei o meu “logado” para ganharmos tempo.

      Após “logarmos”, cairemos na página inicial, que é a principal.

      Na parte superior da página, constará o nome do seu site.

      Eu editei aqui e coloquei www.colegioxxxxxxx.com.br.

      Essas informações são de um cliente real, porém preciso manter a privacidade do mesmo – por isso a mudança do nome.

      A página principal é uma dashboard do Google Analytics, onde aparecem as principais informações desse site.

      Apresentarei cada item a vocês:

      a) Usuários

      É a quantidade de pessoas que acessaram nos últimos 90 dias.

      Aqui temos aproximadamente 2,6 mil – um acréscimo de 11% comparado aos últimos 3 meses.

      b) Sessões

      Nada mais é do que a quantidade de visitas nesses 90 dias.

      Logo, 2,6 mil pessoas acessaram esse site aproximadamente 5,8 vezes. É claro que uma pessoa o acessou mais de uma vez.

      c) Taxa de rejeição

      Esse valor é muito importante.

      O que é?

      É quando alguém acessa uma página de seu site e não vai para uma outra.

      Por exemplo, o usuário acessa a home, sai de seu site e depois vai para outro, volta para o Google ou fecha a página.

      A média nacional está acima de 60%, então quer dizer que se a sua estiver abaixo desses 60%, é legal.

      Nesse caso, houve um acréscimo de 4,1% referente ao outro período.

      d) Duração da sessão

      Ou seja, quando a pessoa acessa seu site, é o tempo médio em que ela permanece no mesmo.

      Nesse caso, os internautas têm ficado em média 2,5 minutos navegando em seu site.

      Essa informação é bem legal.

      Por quê?

      Caso esse número esteja muito baixo, por exemplo, 30 segundos ou 1 minuto, quer dizer que as pessoas acessam seu site, não se interessam por nada e saem.

      e) Usuários por horário do dia

      Aqui temos um gráfico que mostra os horários em que seu site é mais acessado.

      Nesse caso, os horários que mostram maior acesso são a partir das 8h até as 18h; e algumas visitas a mais à noite.

      A parte mais clara mostra os horários com menor acesso e a mais escura, o inverso.

      No caso de um colégio, fica fácil entender.

      Por quê?

      No horário comercial é quando os alunos estão no colégio e os pais os acompanham.

      Alguns acessam à noite também – quando chegam do trabalho e acabam por visitá-lo.

      Na madrugada, podemos observar poucos, quando comparado com o comercial.

      f) Usuários ativos right now

      Aqui nos é oferecida a análise em tempo real, ou seja, nesse exato momento.

      Mostra-nos quantas pessoas estão acessando o site e em que página elas estão.

      Nesse caso, existe 1 usuário ativo na página “Cardápio”.

      Podemos ver que realmente contamos com um relatório em tempo real.

      g) Canal do tráfego

      É possível vermos quais canais oferecem tráfego para o site.

      O que é tráfego?

      São os usuários que acessam seu site.

      Para um site sobreviver e obter resultados, o tráfego é estritamente necessário.

      Aqui está um curso 100% gratuito de como gerar tráfego para seu site, é só clicar:

      https://goo.gl/CT78Qx

      No caso, os gráficos estão configurados para exibir os últimos 7 dias, mas você pode alterar.

      Eu, por exemplo, colocarei nos últimos 90 dias.

      Analisando aqui: 476 visitas vieram do tráfego orgânico; 180 de modo direto; 91 de maneira referencial; 25 social e 0 de outros lugares.

      O direto

      É quando o endereço de seu site é digitado diretamente na barra de endereços.

      Referencial

      Em algum outro site, o usuário encontrou o link do seu e clicou.

      Social

      Através do Facebook, Twitter e outras redes sociais.

      Aqui contamos com um relatório bem completo por período.

      Sessões por país

      Ou seja, visitas por país (já deixei aqui 90 dias configurado).

      A maioria é do Brasil.

      Existem alguns do Canadá – quando passamos o mouse por cima do país, é possível ver quantos acessos provieram de lá.

      Nesse caso, foram 50 do Canadá.

      Ou seja, tem alguém (um pai ou alguém que viajou) no Canadá que está acessando de lá.

      Além dele, também tem EUA e outros.

      h) Página

      As páginas mais acessadas.

      A representada por um “/” é a home. Obviamente é aquela com mais visitas, já que é por onde os usuários começam a navegar.

      Podemos ver que nos últimos 90 dias a página de contato foi acessada 651 vezes. Isso é legal, é sinal de que existem diversas pessoas entrando em contato.

      Se clicar em “relatório de páginas”, ele exibe um relatório mais completo.

      i) Usuários ativos

      São aqueles mais ativos no site, por período.

      As informações dos últimos 30 dias são analisadas para traçar um comportamento dessas pessoas.

      Esse relatório não é tão importante assim.

      j) Sessões por dispositivo

      Esse dado é bem legal.

      É possível analisar que nos últimos 90 dias 58% do acesso se dá via celular, comprovando que as pessoas cada dia mais utilizam esse meio em detrimento do computador – pelo menos o público dessa empresa.

      Além disso, vemos que o acesso via tablet é muito pequeno (1,9%).

      A outra parte (39,8%) é via computador.

      Observe que o celular vem crescendo e o computador vem caindo.

      Vamos colocar o período do ano passado.

      O uso em computador caiu 13% e em celular subiu 14%.

      Por isso é importante que seu site esteja preparado para ser acessado via celular.

      É aí que entra o site responsivo.

      Se não sabe o que é, aqui está o link para que você entenda:

      https://goo.gl/f4b5ha

      k) Retenção de usuários

      Que também não é tão importante – pelo menos para o tipo de público desse site.

      Agora vamos explorar um pouco mais, de maneira rápida, as outras opções do Google Analytics(abas).

      1. Tempo real

      E o que eu disse lá no box da página inicial.

      É onde aparecem todas as informações dos usuários que estão acessando seu site.

      Por exemplo, há 18 minutos, havia 5 visualizações de página; nesse momento não há ninguém.

      Além disso, temos a origem do tráfego e todas as outras informações referentes ao tempo real.

      2. Público

      Vamos à visão geral.

      Aqui podemos ver mais informações daquele primeiro grupo explicado lá em cima.

      As referências desse último ano são um pouco mais esmiuçadas.

      São notadas: 23.575 sessões, 9.900 usuários; 69.433 visualizações de página; 2,95 páginas/sessão, ou seja, a cada sessão, eram acessadas aproximadamente 3 páginas; 00:02:37 de duração média da sessão; 43,04% de taxa de rejeição – que é super baixa (lembrando que a média é mais de 60%); e 41,23% de novas sessões.

      Embaixo contamos com mais informações sobre o país, navegadores, idioma preferido, que no caso é o português.

      Outra aba da opção “Público” são as “informações demográficas”.

      É necessário serem ativadas, mas não irei fazê-lo agora, já que as que queremos não aparecerão nesse momento, pois um tempo de captação é necessário.

      São basicamente informações sobre idade, sexo e outras.

      Outra aba são as “informações geográficas”, as quais já vimos, mas aqui estão mais detalhadas.

      O gráfico que aparece pode ser manipulado da maneira que achar melhor.

      Aqui podemos observar que o gráfico de visitas cai bastante nos meses de julho e dezembro.

      Por quê?

      É o momento das férias dos colégios.

      Outra aba são as “tecnologias”, onde é possível ver quais navegadores as pessoas vêm
      utilizando: o Chrome é campeão, com 80% das visitas; 8% via Safari; e apenas 3% via Internet Explorer.

      Outro são os “dispositivos móveis”: a maior parte via celular, 45% via desktop e quase 2% via tablet.

      Quer saber de quais dispositivos?

      Contamos também com essa informação: em 1º lugar está o iPhone; em segundo são aqueles não identificados (não conseguiu saber se era iPhone, por exemplo); em terceiro Samsung, e assim por diante.

      3. Aquisições

      Em “visão geral” é possível ver de onde os usuários vieram.

      68% da busca orgânica – isso é fantástico, que são aqueles que encontraram o site no Google.

      20% tráfego direto e 10% via referência de outros sites.

      Se clicarmos em tráfego orgânico, ele trará as palavras-chave que atraem essas pessoas.

      Só não irei clicar para manter a discrição do cliente.

      Em “social” é possível ver quais redes sociais estão trazendo as pessoas.

      4. Comportamento

      Em “visão geral” é possível ver quais páginas são acessadas, que variam de acordo com seu público-alvo.

      Pessoal, basicamente transmitimos uma visão geral de todo o Google Analytics.

      Você aprendeu a ler e interpretar as informações da maneira correta.

      Espero que faça bom uso.

      Se tiver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários e nos vemos num próximo vídeo.

      https://www.youtube.com/playlist?list=PLcJzyjao4vjr__nX0ZV40n_bgma6IYJJN

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