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      Analisando o site da Yahoo (histórica)

      Olá, no vídeo de hoje iremos fazer uma análise do site do Yahoo.

      Mas uma análise um pouco diferente: desde 1996 até 2018 – a evolução do site do Yahoo durante todos esses anos.

      1996

      O primeiro ponto em evidência é que existiam pouquíssimas imagens e muito texto – o apelo visual quase não existia: fundo branco, link em azul e textos simples em preto, imagens em cima (ao lado do logo do Yahoo) em baixíssima qualidade, toda pixada, com pouquíssimas cores – isso não era relaxo não, era a tecnologia disponível naquele momento, estamos falando de uma internet de 1996.

      É um site muito antigo, um arquivo histórico do site do Yahoo.

      É claro que se eu tentar fazer funcionar aqui, não irá acontecer, já que é histórico.

      É de lá atrás, quando o Yahoo estava dando seus primeiros passos.

      2002

      Aqui vemos o site dele em 2002.

      Constatamos uma brusca mudança: em 1996 víamos pouca imagem e pouco texto.

      Já em 2002 vemos mais coisas: bastantes textos, box com cores, muitas imagens, fotos.

      Além disso, a qualidade das imagens melhorou bastante em vista do que era.

      Atentemo-nos aos traços do logo do Yahoo – em 1996, era cheio de pixels, todo quadradinho; em 2002 notamos traços mais retos.

      Isso ocorreu devido à evolução da tecnologia e da internet, que foi ficando mais rápida, mais pessoas foram atingidas – e com o Yahoo não foi diferente.

      Surge também o Yahoo Shopping, já vemos alguns serviços e o Yahoo continua crescendo.

      É possível notar que já existe serviço de e-mail, Messenger, personalize (acredito que com a função de personalizar sua própria conta).

      Aqui o Yahoo começa a entregar mais serviços ao usuário.

      2008

      Podemos ver uma mudança drástica na estratégia do Yahoo.

      Antes focado um pouco em tudo, desejando ser um portal de informações e e-mail, agora resolve focar na busca.

      Perceba que ele retirou todas as informações e pôs em total evidência a busca.

      Acredito que começou a querer competir com os demais buscadores para dominar esse mercado.

      Por isso tudo foi retirado e houve uma aposta muito forte em seu layout para deixar a busca em foco.

      Iremos nos atentar logo à frente que eles voltaram atrás nessa decisão.

      2013

      Voltaram atrás e focaram no portal novamente – por isso o de 2013 assemelha-se muito mais ao de 2002 – de 11 anos antes.

      Passaram por um período, fizeram os testes, que pelo jeito não deram certo e modificaram novamente a estratégia da empresa, retornando ao portal, aparentemente seu foco desde o início.

      Se pegarmos o site desde 1996, era um estilo bem de portal: contando com algumas notícias (obviamente que com a tecnologia disponível na época).

      Voltando para 2013: vemos um layout bem legal, um visual bacana, o apoio de cores – o logo do Yahoo foi para roxo.

      Vocês irão notar que esse logo sempre foi vermelho.

      Já aproximadamente em 2013 alterou para roxo e o apelo visual do site era em roxo: os ícones, o fundo.

      Vemos que a internet melhorou bastante: já começam a surgir vídeos, o Yahoo já conta com alguns, além da busca pelos mesmos.

      Isso mostra a evolução e a importância de estarmos acompanhando a tecnologia.

      Se seu site tem 5 anos, é claro que as coisas lá de trás já nem existem mais, estão todas defasadas – já existem coisas novas.

      Você precisa estar constantemente atualizando seu site.

      Por quê?

      A tecnologia não para.

      E hoje em dia, as coisas mudam cada vez mais rapidamente.

      2015

      É mais do mesmo.

      Podemos ver que houve sim uma melhora visual do site – o logotipo foi reformulado: aparentemente a cor e o formato foram alterados. As letras eram mais gordinhas, tinham tracinhos nas letras, que foram retirados e agora tudo está mais reto.

      Houve uma remodelação na marca.

      Isso também é importante.

      Se seu logotipo tem mais de 5 ou 10 anos, muitas vezes é interessante dar uma repaginada e uma remodelada no mesmo.

      Não é para fazer uma transformação drástica: aqui no Yahoo houve uma mudança, mas não radical – nos faz lembrar do antigo.

      Quando houve a mudança de cor observada de 2008 para 2013, a mesma coisa: modificaram primeiro a cor e depois o formato.

      Houve uma repaginação no site, mas não alterou muita coisa: o foco ainda é a notícia.

      E assim chegamos no site dos dias atuais.

      2018

      O que mudou?

      Já estamos com a logomarca nova, o espaço do monitor está sendo muito melhor aproveitado.

      Isso se deu devido à mudança nos hábitos de consumo: hoje as pessoas têm monitores maiores, automaticamente o site do Yahoo se adaptou a isso.

      Um outro ponto importante a ser considerado é que nesse momento já estão trabalhando com publicidade externa: não vemos em nenhuma outra versão eles trabalhando com a mesma.

      Além disso percebemos a parte social do mesmo: a integração com rede social e com o usuário.

      Coisas que não eram vistas em 2015.

      É possível, hoje, compartilhar nas redes sociais, enviar por e-mail, comentários, deixar seu like na matéria.

      Essa é a análise do site do Yahoo – uma análise mais histórica.

      Deixo aqui uma mensagem importante para você: se tem um site, dê uma olhada, veja se não está na hora de atualizar o mesmo, se já não está antigo.

      A tecnologia tem passado muito rápido.

      Cuidado com a imagem transmitida por você ao seu público.

      Pode escolher transmitir a imagem de uma empresa moderna, que está constantemente se atualizando e trazendo o melhor; ou de uma abandonada no tempo.

      Se gostou desse vídeo, deixe seu curtir, seu “jóinha”, comente aqui se seu site está atualizado ou não e nos vemos num próximo vídeo.

        FIQUE POR DENTRO!

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