Vem comigo, que eu te ensino a usar o gatilho mental da reciprocidade!
Gatilhos mentais são técnicas de persuasão direcionadas ao seu subconsciente. São usados há centenas de anos por todos os tipos de pessoas que possa imaginar.
Para saber mais, volte ao primeiro vídeo da série: https://goo.gl/xgBWCq
Neste quinto vídeo, falarei sobre o gatilho mental da reciprocidade.
Reciprocidade, segundo o dicionário, é uma qualidade ou caráter recíproco, de correspondência mútua. Em outras palavras: é retribuir algo em troca do que fizeram para você.
Darei alguns exemplos:
Ou seja, paga e depois recebe algo – todos lucram.
É necessário respeito de ambas as partes para manter um relacionamento saudável e duradouro – ambos ganham.
Quando você presta algum favor ou gentileza para algum amigo ou amiga – ele ou ela irão, com certeza, retribuir depois.
É em cima desse último exemplo que trabalharemos o gatilho mental da reciprocidade: quando você toma a iniciativa e dá algo para alguém (deve ser de coração e não com falsidade – se não a pessoa irá perceber e não será legal).
Focando nisso de iniciar a reciprocidade: vamos supor que você ajudou alguém prestando algum favor. O que acha que acontecerá depois disso?
Você me responderia:
“Ah, Eduardo, acho que ele irá querer, de alguma forma, retribuir essa minha gentileza, certo?”
E eu confirmo: “Exatamente. É isso que o gatilho mental faz – essa é a ideia”.
Eu aposto que já passou por isso: de ficar com o sentimento de dever algo e de ter que corresponder aquele favor ou gentileza que lhe foi prestada, não é?
Se sim, não deixe de nos contar nos comentários a situação ocorrida – se foi ou não recíproco.
“Show de bola, Eduardo, entendi. Mas como posso aplicar isso em meu negócio?”
Certo, darei 2 exemplos.
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Estou aqui no site da RD (Resultados Digitais), uma fornecedora e parceira da Kryzalis na parte de gestão e nutrição de leads.
Achei melhor usar o exemplo do site deles, já que são especialistas na área de inbound marketing, marketing de conteúdo e nada melhor que mostrar na prática – caso você também seja especialista em determinado assunto – essa questão específica do gatilho mental da reciprocidade.
Esse é o exemplo do “[Kit] Ferramentas e Templates de Marketing Digital para utilizar no dia a dia” que a RD deixa aberto para baixarmos. Em troca do download do material, o que é necessário fazer?
Fornecer um e-mail corporativo. Ou seja, é oferecida uma coisa em troca de outra.
Esse é o gatilho mental da reciprocidade.
O exemplo aqui citado é muito utilizado no ramo de marketing de conteúdo.
Aqui está um vídeo falando sobre o marketing de conteúdo: https://goo.gl/sEQNxc
Esse é um outro exemplo utilizado em muitos lugares: desde um vendedor ambulante, quando lhe oferece algum produto para comer ou experimentar, você acha gostoso e acaba comprando; ou até mesmo quando grandes prestadoras de serviço se utilizam desse gatilho mental da reciprocidade.
No caso, mostrarei o Pipedrive.
O Pipe também é um fornecedor e parceiro da Kryzalis na parte de CRM de vendas – nos ajudam na organização dos nossos leads.
Reparem no site deles: logo na tela inicial, já usam o gatilho mental da reciprocidade, que é o “Teste grátis”, ou seja, você deve ceder seu e-mail para que eles possam fornecer o teste grátis – eles irão oferecer a ferramenta por um período (uma semana, duas ou até um mês).
Provavelmente você já se deparou com algumas dessas situações previamente comentadas.
Independentemente de ter comprado ou não, não se sinta mal de ter “caído” nisso, afinal, é um gatilho mental e foi feito para “cairmos”.
Desde que a pessoa/empresa tenha feito isso de coração, com a boa vontade em ajudá-lo e você tenha comprado e está feliz, então tudo certo.
Basta aplicar isso em seu negócio e começar a colher os frutos.
Se gostou do nosso quinto vídeo da série de gatilhos mentais, deixe seu “jóinha” e compartilhe com seu amigo para que ele possa beneficiar-se desse conteúdo.
Nos vemos no próximo vídeo da série, forte abraço e tchau tchau.