Vem comigo, que eu te ensino a usar o gatilho mental da simplicidade!
Gatilhos mentais são técnicas de persuasão direcionadas ao seu subconsciente. São usados há centenas de anos por todos os tipos de pessoas que possa imaginar.
Para saber mais, volte ao primeiro vídeo da série: https://goo.gl/xgBWCq
Neste sétimo vídeo, falarei sobre o gatilho mental da simplicidade.
Você certamente já ouviu a frase “menos é mais”, não é?
Saiba que ela é verdadeira e poderosa.
O gatilho mental da simplicidade serve para incentivar as pessoas a clicar em seu anúncio, baixar seus materiais ou ajudar na negociação do seu produto/serviço.
Mas a simplicidade vai além dos exemplos que serão dados adiante – ela é um conceito de vida que também pode ser aplicado em sua empresa no dia a dia.
“Hum, interessante, Eduardo. Pode me explicar melhor?”
Claro, vamos lá.
Existe um cara chamado Vilfredo Pareto, que há muito tempo criou uma regra denominada “80/20” – a qual afirma que 80% dos nossos resultados são derivados de 20% de nossos esforços. Logo, passamos muito tempo desperdiçando nossas vidas em outras atividades que não nos geram qualquer valor.
Falarei mais em outro vídeo como você pode aplicar o conceito da simplicidade em sua empresa, oferecendo o exemplo de como conseguimos reduzir de 8 para 6 horas diárias a carga de trabalho aqui da Kryzalis – aumentando a qualidade e sem perder a margem de lucro.
Antes dos exemplos de como utilizar o gatilho mental da simplicidade em sua empresa, deixarei aqui um desafio para você: monitore ou acesse em seu smartphone (tem um lugar em configurações ou ajustes em que é possível ver isso) quantas horas gastou nos últimos 7 dias com as redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, YouTube ou outros.
Analise e compartilhe aqui nos comentários para que eu possa ver e comparar com os meus números.
“Beleza, Eduardo, comecei a entender o que está querendo dizer. Mas na prática, como posso aplicar o gatilho mental da simplicidade em meu negócio?”
Certo, darei alguns exemplos agora, mas antes deles, inscreva-se em nosso canal ou curta nossa fanpage para receber mais conteúdos como esse.
Uma das melhores formas de mostrar que seu produto/serviço é realmente bom, fácil de usar e irá atender as necessidades de seu público de maneira simples é colocar o título do conteúdo ou do anúncio em número lista.
O número lista, conforme podem ver aqui, é o numeral ou em formato de lista (vide vídeo).
Em uma busca simples, de algo que todos almejamos ter, que é “melhorar a produtividade”, notamos que mais de 90% dos resultados contém esse número-lista.
Ele é muito poderoso e muito utilizado. Isso porque o número e a lista trazem a sensação de praticidade e facilidade para as pessoas.
Portanto, quando isso é demonstrado em seus anúncios, está dizendo para a pessoa que é simples: é só seguir os passos ou as dicas que ela conseguirá atingir o resultado almejado.
Bem parecido com o primeiro exemplo, porém agora focamos nos títulos dos conteúdos.
Abri alguns conteúdos que nós, aqui da Kryzalis, disponibilizamos gratuitamente em nosso site para mostrar de exemplo.
Repare em alguns termos interessantes e me conte se não é mesmo tentador.
No título do conteúdo utilizamos também a questão do número lista: “4 segredos de como atrair clientes pela internet de forma rápida” – rápida aqui é um ponto interessante a ser abordado.
Outro conteúdo: “7 maneiras fáceis e de baixo custo para prospectar clientes” – “fáceis” e “baixo custo” exalta a simplicidade, principalmente através do “fáceis”.
E o último: “Como vender pelo Facebook em 5 simples passos” – notamos o numeral lista e “simples passos” – é um outro termo bastante utilizado para remeter a essa técnica do gatilho mental da simplicidade.
Fica praticamente impossível não querer visualizar e não desejar baixar (se está pesquisando por isso).
Um termo desse (simples, fáceis, rápida etc) e os gatilhos mentais com certeza o farão obter um excelente resultado.
Esse último exemplo é voltado para sua equipe de vendas conversando com seus futuros clientes.
Em suas negociações, sempre oriente sua equipe comercial – na hora da apresentação do produto e da negociação – a utilizar essas “palavrinhas mágicas” que colocarei aqui.
Quando o vendedor utilizar esse repertório de palavras, você notará um aumento das vendas e um melhor aproveitamento das taxas de conversão dos leads para vendas.
Então, descomplique as coisas e lembre sempre: “menos é mais”.
Aproveite essas dicas e comece a aplicá-las o quanto antes em seu negócio – garanto que perceberá os resultados imediatamente.
“Hum, imediatamente – isso é bom, hein?!”
Se gostou do nosso sétimo vídeo da série gatilhos mentais, deixe seu “jóinha” e compartilhe com seu amigo para que ele possa beneficiar-se desse conteúdo também.
Nos vemos no próximo vídeo da série. Forte abraço, tchau tchau.