E é justamente nesse cenário que a produção de conteúdo se apresenta como peça-chave para alavancar os ganhos do negócio. Leia este artigo até o final e descubra os benefícios que essa estratégia traz para o site da sua empresa.
Podemos definir esse tipo de estratégia como uma das principais maneiras de criar envolvimento com seu público-alvo. Através da internet, utilizando para isso o desenvolvimento de material relevante, que esse tipo de marketing irá se diferenciar da publicidade convencional – ao gerar valor para as pessoas, atraindo, envolvendo e criando uma percepção positiva sobre a sua marca ou produto.
Atualmente, as melhores estratégias de Inbound Marketing utilizam a produção de conteúdo para os sites das empresas, pois, assim, de forma orgânica – e geralmente sem aumento de custos –, essa produção consegue ampliar a lista de leads (pessoas que não conhecem sua marca, mas compõem o seu público-alvo) de um negócio.
Isso acontece porque o marketing de conteúdo é uma maneira eficiente de construir um relacionamento mais próximo com o público, educar clientes nas várias etapas do processo de vendas e, consequentemente, ganhar mais relevância nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.
Entre todos os benefícios que essa estratégia traz para o site da sua empresa, a formação de uma percepção positiva é um dos mais importantes, pois, uma vez que um cliente em potencial acha uma informação através do conteúdo produzido por determinada empresa, ele passa a ter uma visão positiva sobre aquela marca.
Com isso, de forma orgânica, um negócio passa a ganhar relevância frente aos seus concorrentes ao criar uma ligação mais próxima não só com os seus clientes atuais, mas também com possíveis novos compradores, resultando, inevitavelmente, em um maior número de leads e de vendas para companhia.
Estar no topo das pesquisas dos buscadores com a palavra-chave ideal significa, literalmente, atrair milhares de clientes em potencial para sua empresa. Uma pesquisa realizada pela Hubspot, empresa desenvolvedora e comerciante de produtos de software para vendas e Inbound Marketing, mostrou que 75% das pessoas não passam da primeira página dos buscadores ao fazer uma pesquisa. Com isso, não estar no topo significa manter a sua marca esquecida em uma espécie de limbo digital.
Diante desse quadro ficam claros os benefícios que essa estratégia traz para o site da sua empresa. Porém não adianta apenas correr, criar um blog e sair escrevendo qualquer coisa. Atualmente, só o Google possui cerca de 200 critérios que são analisados para o posicionamento de um site.
É difícil estar em primeiro lugar, afinal, só há espaço para um. Mas com a utilização de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) ou com o auxílio de profissionais especializados em marketing de conteúdo, torna-se mais fácil chegar ao topo.