Dizer que a internet é indispensável para o crescimento de uma marca já não é exatamente uma novidade. O que poucos sabem é como recursos iguais aos da landing page podem ajudar e muito na hora de obter resultados acelerados.
De fato, essas páginas são criadas exclusivamente com vistas a uma ação específica de marketing, o que afunila os objetivos da marca e acaba potencializando consideravelmente a atenção do cliente e as chances dele realizar a ação.
Ao contrário do que muitos pensam, isso não se limita apenas a fazer vendas ou convencer os visitantes a passarem o cartão de crédito. Na verdade, uma ação de marketing pode se resumir a algo tão simples quanto preencher um formulário.
Mas, por trás dessas medidas aparentemente simples, sempre existe um plano maior. Por exemplo, quando uma oficina mecânica especializada em suspensão abre uma página dessas com formulário, o que ela quer é captar leads.
Esses leads nada mais são do que contatos comerciais. Ou seja, o e-mail e o telefone de pessoas que se interessam pelo seu conteúdo, e que por isso mesmo podem vir a ser seus clientes e compradores em um futuro próximo.
Aliás, essa é uma das grandes vantagens das landing pages, no sentido de que elas têm uma versatilidade incrível e super coerente com as demandas do mundo digital de hoje, que mudam a cada segundo que passa e se tornam sempre mais exigentes.
Este é um modo de dizer que aquelas marcas que quiserem se destacar no meio da multidão, entre tantas outras que oferecem a mesma solução, vão precisar de algo nesse sentido, o que torna as landing pages realmente incríveis e incomparáveis.
Até existem alternativas bem parecidas, mas que não necessariamente trazem 100% dessas vantagens. É o caso do hotsite, que é uma página criada exclusivamente para focar nas vendas e negociações.
Mas quando uma firma de entrega de encomendas motoboy faz um hotsite, o que ela quer na verdade é lançar uma campanha de divulgação, e não uma ação qualquer. Tanto que após as vendas essa página sai do ar.
No caso das landing pages, a página permite fazer apresentações um pouco mais extensas e com isso firmar a marca. Mais ou menos como um modo de marcar presença, deixando ela no ar como um diferencial em relação ao website comum.
É digno de nota que, no fundo, a landing page também pode sair do ar tal como o hotsite, sobretudo quando a marca deseja explorar o gatilho da escassez. Mas isso não é obrigatório no caso dela, sendo que no hotsite é.
Ao falar dos websites comuns, também ganhamos a chance de fazer uma comparação realmente importante. Trata-se do fato de que a landing page tem se tornado tão importante por ser um verdadeiro upgrade dos sites comuns.
Na verdade, hoje os sites institucionais se tornaram algo como um cartão de visitas digital. Se a empresa quiser ir além disso e conseguir resultados sólidos, realmente vai precisar investir em blogs, landing pages, hotsites e afins.
Isso porque uma imobiliária que lida com aluguel escritório compartilhado pode encontrar nessa solução uma alternativa muito mais enxuta e otimizada, canalizando as melhores oportunidades e ampliando seus resultados.
Até porque a landing page não conta com menus, banners e tantas imagens e textos quanto as páginas normais. Ela vai direto ao ponto, desenvolvendo um layout e um texto que sejam capazes de converter o maior número de visitantes.
Por isso é que se tornou tão importante falar sobre as landing pages de sucesso, ensinando detalhadamente como conseguir montar a sua. O que também implica trazer conceitos e características fundamentais, além das dicas e conselhos práticos.
Realmente, um dos problemas dessa área é que há muitos sites falando sobre isso na internet, mas nem sempre eles trazem o assunto de maneira realmente didática. Para isso, é preciso ter uma visão multidisciplinar como a que aplicamos aqui.
Afinal, poucas estratégias envolvem tantos aspectos distintos como as landing pages, que podem ir desde a frente de marketing, publicidade e comercial, até a parte de redação, copywriting e a identidade visual e verbal da empresa.
Para tanto, trazer exemplos mais práticos e ilustrativos é algo que também pode contribuir e muito. Inclusive porque hoje as landing pages evoluíram tanto que já podem ajudar empresas de qualquer segmento, de cerca elétrica até usinas nucleares.
Dito isto, se o seu interesse mais genuíno e urgente é mergulhar de cabeça em dicas relativamente simples, que podem mudar as vendas de sua empresa quase que da água para o vinho, então basta ficar por aqui até o fim desta leitura.
Em termos mais técnicos, a landing page do inglês, podendo significar “página de aterrisagem”. Embora na prática ela seja essa página de captura ou de conversão.
Usa-se o termo aterrissagem no sentido de que quase sempre a marca vai pagar para divulgar sua landing page, então quando o visitante cliente em potencial clicar no link, ele vai “aterrissar” diretamente no espaço digital que você criou para ele.
Tanto essa expressão quanto as demais citadas já dão um bom norte do grande diferencial da landing page, que consiste em ser enxuta, otimizada e ter um alto poder de impacto.
Como vimos, uma firma de condutores centro de formação só vai decidir aplicar essa estratégia quando já tiver uma certa maturidade em termos de identidade visual e verbal, até como modo de fortalecer sua marca, seja qual for a ação desejada.
Na prática, as landing pages podem cumprir com quatro intenções básicas, sendo elas:
Se repararmos, são os estágios essenciais de qualquer funil de vendas. Afinal, eles começam com a geração de conteúdo ou a divulgação da marca como algo que pretende captar leads e contatos comerciais.
Depois vêm as fases de aproximação da marca com o público, oferecendo conteúdos e vantagens que façam sentido para aquele nicho de pessoas. Como um blog, lives e podcasts gratuitos ou, enfim, um evento.
Até que chegamos às fases de negociação e de vendas propriamente ditas. Aqui o lead passa do marketing para o departamento de vendas mesmo, ficando aos cuidados dos consultores que já vão falar sobre preços, prazos e afins.
Por fim, vem o agradecimento, já que hoje o pós-venda é algo tão importante quanto a própria venda. Então é preciso fidelizar o comprador, algo em que as landing pages podem ajudar e muito, como já referido.
Quem já trabalhou com vendas sabe que há modos e modos de apresentar a mesma solução, seja ela um produto ou um serviço, e que isso pode fazer toda diferença.
Com as landing pages não é diferente, então saiba que você precisa definir melhor a embalagem que vai dar à sua intenção, o que significa investir em conteúdo.
Para tanto, o texto da sua landing page precisa de uma redação digital diferenciada, como a dos copywriters, que são especialistas em cartas de venda.
Ao falar de um serviço de limpeza geral, eles não vão cair apenas em questões técnicas como a marca dos produtos de limpeza. Mas sim, em tornar aquela solução algo mais próximo das pessoas.
Por exemplo, é possível descrever um ambiente limpo e detalhar as sensações que isso nos causa, depois alertando para o fato de como a falta de limpeza pode gerar o oposto, trazendo desorganização, desânimo e até angústia.
Então, cada parágrafo ou cada frase da sua landing page precisa levar essas estratégias em conta. Um modo facilitado de fazer isso é aplicando os famosos gatilhos mentais, que são fórmulas prontas de copywriting para qualquer negócio.
Ao falar do conteúdo pode ficar a impressão de que os gatilhos mentais fazem milagre e bastam por si mesmos, mas esse seria um erro e tanto.
Na verdade, a experiência visual que seu visitante ou lead vai ter também é fundamental, inclusive no sentido de que muitas vezes esse é o primeiro impacto.
Por exemplo, quando abre um site de vistoria laudo veicular, dificilmente você vai ler ele inteiro. Geralmente nós corremos a barra de rolagem e damos aquela “escaneada” em tudo antes de começar a ler de fato.
Por isso, invista em design, acessibilidade e até responsividade, que é quando você torna a página compatível com qualquer dispositivo, seja o PC ou um celular.
Por fim, é preciso recordar que muitas vezes seu lead não faz o que você quer porque simplesmente não foi deixado claro o que é.
Assim, uma landing pages de sistema de rastreamento veicular via satelite precisa fazer CTAs (Chamados para Ação, do inglês Call to Action) objetivos, claros e assertivos.
Por exemplo, “clique aqui para baixar”, ou “preencha este formulário”, ou ainda “aproveite aqui a promoção que termina hoje”.
Fala sobre landing page e sobre como elas funcionam é um dos melhores esforços que uma empresa pode empreender hoje em dia, em termos de marketing digital.
Por isso mesmo, acima detalhamos como montar e como deixar sua landing page mais funcional e mais atrativa para os seus potenciais clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.