O marketing de conteúdo está diretamente ligado às plataformas digitais e ao Google, a maior ferramenta de busca por palavras-chave da atualidade.
Detentor de mais da metade dos fluxos de tráfego, toda estratégia de otimização passa por seus algoritmos. Neste artigo, entenda como melhorar o posicionamento do seu site no maior buscador da atualidade por meio do marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo reúne um conjunto de estratégias adotadas em peso pelos maiores cases de sucesso, visualizadas em blogs institucionais e sites oficiais de grandes empresas. Seu maior diferencial é a fácil implementação de seus recursos.
Para criar uma campanha orgânica na internet, o líder de marketing investe muito menos recursos financeiros do que seria necessário em outros veículos de comunicação, democratizando a competição por consumidores.
Com resultados de impacto na geração de vendas e na fidelização do cliente, algumas das principais ferramentas de marketing de conteúdo não podem ser negligenciadas e serão abordadas nos próximos tópicos deste conteúdo.
As meta tags são recursos inseridos na versão mais recente do HTML, a quinta edição, que consistem em uma categoria exclusiva de comandos que compõem o código-fonte de um site. Para compreendê-lo, é necessário visualizar a composição de um arquivo de página.
Os arquivos de página são documentos trocados entre máquinas-cliente e servidores na rede, através de solicitações feitas pelo navegador. São esses arquivos que contém as informações que aparecem na tela para o usuário.
Os dados que são alocados em um endereço web precisam ser organizados e estilizados para que o arquivo se torne legível para o usuário doméstico, mas não basta apenas a legibilidade, como também vale a harmonia visual, a beleza do conteúdo.
Por isso, os arquivos de página são compostos por linguagens de marcação e estilização, alinhados a algoritmos de programação, que transformam um endereço virtual em conteúdo interessante para o público.
O HTML é uma linguagem de marcação, composta por tags que sinalizam as partes de um site e o posicionamento de textos, links e mídia na tela. Como a parte mais “superficial” do código-fonte, conta com categorias de rápida consulta, como:
Entre essas tags, estão presentes categorias exclusivas para a inserção de linguagens de estilização, “<style>”, como o CSS ou algoritmos para automação de tarefas, representados pela tag “<script>”, tornando a integração entre diferentes semânticas possível.
As meta tags aparecem nesse contexto como um elemento do “header”, invisível para o usuário, voltadas exclusivamente para a leitura de algoritmos de indexação. Esses robôs, programados pelo Google, vasculham a web e relacionam links a palavras-chave.
É a partir dessas estruturas que a busca por um sistema de portaria inteligente exibe endereços de página voltados para o assunto, de maneira consistente e eficaz. As meta tags são um recurso que se ramifica, posto que são muitas as suas utilidades:
Uma página configurada com meta tags oferece uma gama maior de informações sobre o site, de maneira mais simplificada para o algoritmo. Isso é recompensado por pontuações maiores em termos de qualidade do conteúdo, alterando a autoridade de domínio.
Google Analytics é um recurso de marketing digital, com versão mais básica gratuita, que rastreia o tráfego de qualquer site, desde que sua URL seja cadastrada na plataforma. É um produto anexo ao buscador, que oferece um nível inédito de detalhamento dos acessos.
Algumas das informações disponíveis na versão gratuita incluem a demografia dos usuários que acessaram o site (sexo, idade, região, dispositivo e navegador utilizado), junto a informações referentes aos interesses desse público e o histórico de buscas.
Além disso, a ferramenta do Analytics propõe uma avaliação da qualidade do acesso, contabilizando o tempo médio de sessão em uma página de demarcação de pisos, oferecendo valores absolutos e relativos em painéis de listas e gráficos.
A versão paga do serviço pode ser considerada para empresas de maior porte ou campanhas de marketing de conteúdo mais profundas, uma vez que introduz cálculos estatísticos mais complexos e uma database maior.
Usando as informações captadas no Google Analytics e em outros canais, como pesquisas de satisfação do cliente, análises internas de clientes já fidelizados, benchmarkings e histórico de reclamações do consumidor no mercado, é possível rastrear interesses.
Esses interesses podem ser usados na construção de artigos, imagens e vídeos mais compatíveis com o seu público-alvo, aumentando o engajamento em cada publicação, abordando produtos como portão automático condomínio de maneira criativa.
O marketing de conteúdo se baseia no planejamento prévio do que vai ser comunicado e como vai ser comunicado, trabalhando interesses permanentes e trends temporárias, construindo uma identidade de marca que tenha valor para o cliente.
O link building offpage é uma parte importante na construção de uma boa autoridade de domínio. Referido por sua sigla DA (Domain Authority), trata-se de uma métrica que avalia a relevância de endereços virtuais para sites de indexação como o Google.
Um dos critérios que aumentam o DA de um site é a quantidade e qualidade de menções à página avaliada, sejam essas menções internas, que partem do domínio ou externas, que partem de um site terceiro, como um artigo sobre uniforme empresa personalizado.
O conjunto de sites referenciados e referenciadores de um site é chamado de link juice, sendo a principal métrica do PageRank, algoritmo de indexação do Google, para definir se uma página possui relevância para sua audiência, em relação ao tema tratado.
Por isso, na hora de realizar uma estratégia de link building, o gestor de marketing deve buscar empresas e criadores de conteúdo compatíveis com sua proposta, como produtores automotivos para um negócio online especializado em rastreador veicular, por exemplo.
Como a nomenclatura em inglês indica, UX Design reúne um grupo de metodologias que busca adequar sites e plataformas online à experiência do usuário, tornando a navegação a mais intuitiva possível.
Cada site é composto por centenas de links que encaminham o usuário para comandos, novas janelas, outras plataformas ou páginas internas, endereços que devem ser organizados de modo a facilitar o acesso de quem entra no domínio.
O site de uma empresa que oferece plano de manutenção preventiva ar condicionado, entre outras coisas, deve estar equipado com canais de contato com o cliente e interação nas publicações de seu editorial, uma prática comum de qualificação do consumidor.
O profissional de UX Design constrói uma rede que conecta todos os pontos de um site, posicionando links internos em pontos estratégicos, associando uma publicação a outra de acordo com a compatibilidade de tema.
Além dos efeitos evidentes sobre a experiência de página para o usuário, o UX Design é uma ferramenta importante de link building onpage, com efeitos positivos também sobre a autoridade de domínio.
Quando se faz pesquisas de público-alvo, especialmente no contexto digital, uma ferramenta que facilita o entendimento dos interesses do cliente são as palavras-chave. Existem muitas plataformas que permitem investigar a popularidade de um termo.
A mineração de palavras-chave permite a criação de listas com os termos com a maior taxa de engajamento de sua audiência, bem como as combinações de assuntos mais empregadas pelo usuário.
Esse mapeamento lança as bases para a produção de conteúdo, garantindo que ele seja sempre relevante. Assim, a venda de um cordão para crachá personalizado com trava de segurança tem maiores chances de sucesso no mercado online.
A personalização de URL parte da idealização de um endereço de domínio, isto é, o nome que vai acompanhar as siglas ponto com ou ponto net, e é finalizada na modificação de slugs, o conjunto de caracteres que vem depois da “/”.
O nome de domínio deve ser simples e curto, de maneira a facilitar a digitação e lembrança da palavra pelo usuário. O ideal é que esse aspecto seja pensado já na definição e registro da marca, investigando sua usabilidade.
As slugs, por outro lado, indicam uma página específica, como um artigo, e são perfeitas para otimizar a indexação de publicações em blog, por exemplo. A sequência automática de caracteres pode ser substituída pelo título do post.
Desta forma, um artigo sobre limpeza de pastilhas de fachada pode ter em sua URL palavras-chave ligadas ao assunto. O resultado final é algo semelhante a “www ponto nome do domínio ponto com/titulo-do-artigo-sem-acentos/”, separando cada palavra por hífen.
O marketing de conteúdo visa tornar possível a integração entre ferramentas de pesquisa por palavra-chave e a produção de mídia em plataformas exclusivas ou conjuntas, como as redes sociais, mesclando conceitos da redação publicitária e da Tecnologia da Informação.
Como uma parte importante do marketing digital, as metodologias de marketing de conteúdo são o que colocará em prática ideias como Inbound Marketing, onde o consumidor inicia o contato com a empresa pelo interesse em suas contribuições.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.