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      5 dicas para automação e otimização das Redes Sociais

      Automação e otimização de redes sociais é fundamental para gerenciar essas plataformas, tendo em vista que esse trabalho não é uma tarefa fácil. 

      Na verdade, ele se torna ainda mais complexo quando a empresa possui várias contas.

      Os profissionais responsáveis por elas precisam fazer login e logoff várias vezes, planejar as estratégias, fazer as publicações, responder comentários, dentre outras atividades que precisam de muita dedicação e atenção.

      Tentar fazer tudo manualmente é um tiro no pé, mesmo porque, as redes sociais não são as únicas estratégias de marketing digital de uma empresa.

      A marca também precisa criar artigos para o seu blog, atualizar o site, responder mensagens em aplicativos de mensagem instantânea, criar vídeos para o canal do YouTube, enviar e-mails e assim por diante.

      Assim como outras plataformas de marketing digital, as redes sociais também podem ser automatizadas, um processo importante que ajuda a facilitar a organização do trabalho do social media.

      Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é automação e otimização para redes sociais, os resultados que essas ferramentas trazem e quais são as ferramentas que ajudam a automatizar essas plataformas.

       

      O que é automação e utilização de redes sociais?

      As redes sociais fazem parte do dia a dia das pessoas e das empresas, e dentre as mais usadas pelo público em geral estão:

       

      • Facebook;
      • Instagram;
      • Twitter;
      • LinkedIn;
      • YouTube;
      • WhatsApp.

       

      As pessoas que trabalham com essas plataformas precisam de muita dedicação, tempo e esforço para que elas sejam bem administradas.

      É aqui que entra a automação de redes sociais, cujo papel é realizar as ações automaticamente, otimizando as plataformas para as estratégias de marketing de um fabricante de porta de correr automática.

      Em outras palavras, a automação exclui a necessidade de mão de obra humana e faz uso de recursos tecnológicos, como programas e aplicativos.

      Essas ferramentas são muito precisas em suas tarefas e muito rápidas, podendo executar várias fusões individuais ou múltiplas ao mesmo tempo, como no caso do agendamento de publicação.

      Entretanto, nem todas as redes sociais permitem a programação de postagem. De qualquer forma, sem os sistemas de automação, os profissionais de redes sociais precisam entrar na plataforma e realizar todas as ações necessárias em tempo real.

      Só que não podemos nos esquecer de que as empresas possuem vários perfis e precisam se relacionar com um público bem extenso em cada um deles, e fazer tudo isso à mão pode ser um problema.

      Também não podemos nos esquecer de que o social media trabalha dentro de um horário determinado e tem seus dias de folga, o que pode deixar o cliente sem interação e respostas em certos dias e horários.

      Hoje em dia, uma prestadora de serviço de segurança para eventos conta com vários recursos para resolver esse problema, como no caso do chatbot.

      Eles enviam e recebem mensagens de boas-vindas, respondem dúvidas e até mesmo conversam com os consumidores sobre ofertas.

      As ferramentas também produzem relatórios para avaliar métricas de desempenho nas redes sociais, e assim descobrir quais são as estratégias que funcionam ou não.

      Os recursos de automação podem oferecer relatórios imediatos que revelam dados importantes para a companhia. Isso está relacionado tanto aos dados internos quanto aos usados para analisar a concorrência.

      As ferramentas são automáticas e realizam essa ação, traduzindo as informações em gráficos que otimizam a interpretação dos dados.

      A automação também pode ser aplicada por outros meios, por exemplo, aliar as estratégias de redes sociais, blog, e-mail marketing e outras ações de marketing digital.

       

      O que a automação pode trazer para o negócio?

      A automação de redes sociais pode trazer muitas vantagens para os negócios. Em primeiro lugar, as empresas de limpeza de condomínios conseguem ganhar tempo, principalmente se for multicanal.

      A automação auxilia no atendimento e agiliza o processo, dessa maneira, é possível atingir públicos em diferentes horários, fazer publicações aos fins de semana e feriados, enviar propostas automaticamente, dentre outras possibilidades.

      De modo geral, o público consegue interagir com os conteúdos, independentemente de existir ou não uma atuação humana.

      A automação também é vantajosa porque permite a análise e recebimento de relatórios com informações importantes que vão compor um conteúdo desenvolvido para a persona.

      As representações podem ser enviadas por meio de gráficos fáceis de serem interpretados, mas que geram insights valiosos.

      Também existem softwares que analisam em quais horários o público costuma se engajar mais e quais foram as publicações que receberam mais interação.

      As empresas precisam considerar essas informações para que possam melhorar seus conteúdos e estratégias, e assim conquistar resultados cada vez melhores.

      Para uma empresa que oferece plano empresarial internet, a automação e otimização das redes sociais são estratégias vantajosas porque ela pode analisar os dados obtidos imediatamente, o que ajuda a conquistar resultados em pouco tempo.

      Por meio dos dados citados, é possível compreender o tipo de publicação que agrada o usuário e otimizar o conteúdo do jeito certo.

      Por fim, é a melhor forma de reduzir erros e aumentar a presença digital da marca, sempre economizando tempo, além de otimizar outros processos da organização.

       

      Ferramentas que você pode usar

      Existem várias ferramentas que a sua empresa pode usar para automatizar e otimizar as estratégias nas redes sociais. Dentre as principais estão:

       

      1.    BuzzSumo

      Essa ferramenta ajuda a monitorar tópicos que geram buzz gratuitamente, mas, caso o usuário prefira, pode pagar planos anuais e mensais que oferecem recursos mais amplos.

      Ela é mais do que uma ferramenta de monitoramento de audiência porque pode ser usada para criar pautas para o planejamento de marketing de conteúdo.

      Uma empresa de manutenção hidráulica pesquisa tópicos que geram mais buzz, encontrar assuntos muito comentados dentro da área e assim criar conteúdos voltados para esses tópicos.

      A busca também pode ser feita de acordo com a plataforma usada para descobrir quais temas estão engajando mais no Facebook e no Twitter.

      Por essa razão, podemos dizer que esta é uma plataforma de monitoramento muito rica e com uma grande variedade de filtros de busca.

       

      2.    Google Alerts

      Essa ferramenta é usada para monitorar resultados de busca no Google, também é gratuita, além de extremamente útil para monitorar os resultados de busca que os usuários fazem em relação à marca.

      Também serve para encontrar pesquisas com as palavras-chave usadas e o nome dos concorrentes. Você só precisa cadastrar uma expressão e toda vez que ela for pesquisada, você vai receber um e-mail de alerta.

       

      3.    Knowem

      Um fabricante de divisória de vidro para sala de estar utiliza essa ferramenta para conferir a disponibilidade de um nome em diferentes redes sociais, para conhecer domínios de sites disponíveis e para registrar sua marca.

      Essa ferramenta é gratuita para buscas, mas caso o usuário queira registrar um domínio ou sua própria marca, então precisa da versão paga.

      Quem está começando a investir em estratégias de marketing digital agora, encontra nessa ferramenta todo o respaldo necessário.

      Por meio dela, é possível verificar a disponibilidade do nome em cerca de 500 redes sociais, em diversos domínios e ainda verificar a disponibilidade para registrar a marca.

      Com isso, um fabricante de bateria moto heliar terá o mesmo nome em diferentes plataformas e os usuários terão mais facilidade para encontrá-lo.

       

      4.    Google Analytics

      Esta é a ferramenta mais famosa e serve para monitorar todos os dados do site do negócio, é totalmente gratuita e pode ser considerada a mais usada na internet hoje em dia.

      Também oferece uma grande variedade de aspectos que podem ser analisados, dentre eles:

       

      • Acessos;
      • Origem dos acessos;
      • Localidade;
      • Tempo de navegação;
      • Taxa de rejeição.

       

      Além de analisar essas e outras informações, é possível integrar no Google Analytics as campanhas online e conferir os resultados trazidos por elas em tempo real.

      É considerada uma ferramenta indispensável e que todos os negócios precisam usar, tanto é que existem até tutoriais e cursos para aproveitar todo o potencial da plataforma.

       

      5.    Hootsuite

      Por meio dessa ferramenta, uma empresa de limpeza de carpete empresarial consegue reunir todas as suas redes sociais em um único lugar.

      A ferramenta é paga mas pode ser testada gratuitamente por um período, de qualquer forma, o pagamento compensa.

      Ela ajuda a monitorar e acompanhar todas as redes sociais do negócio ao mesmo tempo, agenda as publicações em diferentes plataformas ao mesmo tempo, responde mensagens e comentários, dentre outras possibilidades.

       

      Considerações finais

      Portanto, além das opções que mostramos aqui, existem várias outras ferramentas para automação e otimização das redes sociais, e todas elas ajudam o negócio a conquistar excelentes resultados nessas plataformas.

      Assim, a empresa consegue construir uma presença forte e constante nesses canais e sempre terá contato com o seu público, levando seus produtos e serviços ao conhecimento de um número cada vez maior de consumidores.

       

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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