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      O que seu site precisa para se destacar no segmento? 

      Toda empresa que deseja se destacar no comércio, tornando-se uma referência ou mesmo uma líder de mercado, precisa marcar presença digital. Nesse quesito, o site institucional é o primeiro passo rumo ao sucesso e a uma longa jornada.

      De fato, já não se trata de ter apenas um website institucional, haja vista que a internet se desdobra em várias frentes possíveis, que são algo como um oceano de oportunidades. Basta ver o caso dos grandes motores de busca e das redes sociais.

      Sem falar no e-commerce, com suas lojas virtuais e seus marketplaces, que são mais ou menos como shoppings centers virtuais, que abrem uma gama considerável de possibilidades de venda, aumento da receita e até da lucratividade.

      De qualquer modo, tudo isso começa pelo site, como quando uma firma de instalação de cabeamento estruturado decide que já não pode ficar apenas no esforço offline, mas necessita entrar no universo online e escrever sua história ali.

      Por um lado, o site funciona como um cartão de visita digital, ou uma espécie de portfólio online que permite que os clientes encontrem mais detalhes sobre a solução oferecida pela empresa, como seus produtos (ou serviços), preços e prazos.

      Por outro lado, já se foi o tempo em que apenas isso bastava, de modo que hoje é preciso falar de uma verdadeira plataforma digital, exatamente no sentido que colocamos acima. Até mesmo aplicativo de celular uma empresa pode precisar dispor.

      Quanto mais frentes digitais ela conseguir disponibilizar, melhor vai ser, porque no fim das contas, as novas gerações são bastante exigentes nesse sentido. Como essas pessoas já cresceram com computador e celular nas mãos, isso muda tudo.

      Portanto, vale aqui aquela famosa regra de que quem não é visto não é lembrado. Ou ainda, a mesma verdade dita de um modo atualizado, que é o de que a marca que não está na internet não está em lugar nenhum, pois é ali que tudo acontece.

      Para confirmar isso, basta abrirmos um dos grandes motores de busca agora, como o Google, o Bing, o Yahoo ou o Ask Brasil. Ao digitarmos algo como nr 33 supervisor de espaço confinado, logo surgem centenas ou mesmo milhares de resultados.

      No caso do Google, que é a maior dessas plataformas de busca, a página ainda ativa o GPS e a função do mapa, para ajudar o cliente em potencial a se deslocar até o estabelecimento mais próximo que oferece a solução procurada.

      É claro que esse tipo de facilidade atrai uma multidão de gente, sendo que quem não for capaz de se associar a tais avanços, obviamente vai ficar para trás. Então, quem sabe digitalizar sua marca, no fim das contas, sai na frente.

      Isso significa aproximar-se do seu público-alvo, seja qual for ele, pois hoje todos estão online, desde os mais novos até os idosos. Como também significa afastar um pouco a concorrência e garantir a fatia desse bolo que é o mercado como um todo.

      Realmente, o comércio nunca viveu um momento tão competitivo quanto o atual. Pois se a internet democratiza e facilita a presença de todos, já que qualquer um pode ter um website, ela também aumenta a disputa por espaço e por destaque ali no meio.

      Tanto que ao pesquisar pelo “supervisor de espaço” apareceram várias opções e não apenas uma, embora seja um produto nichado. O mesmo vale para soluções populares como serviço entrega motoboy, ou para qualquer outro caso.

      De modo que vai ficando cada vez mais difícil se destacar no meio da multidão. Daí que seja não apenas necessário, mas urgente desenvolver um site para já ir começando a firmar o seu nome dentro do seu segmento, seja qual for ele.

      Um ponto bacana é que realmente já não faz diferença se a empresa trabalha com produtos ou serviços, bem como o seu modelo de negócio, seu tempo de mercado e até a faixa etária do seu público-alvo. Em todo caso a internet será uma necessidade urgente.

      Assim como, em todos os casos, ela poderá ajudar de modo completo, permitindo que a marca vá abrindo várias frentes aos poucos, como modo de descobrir qual delas faz mais sentido. Isso quer dizer que, quando falamos de investir em tudo, há ressalvas.

      Por exemplo, você pode querer aparecer em todos os grandes motores de busca que citamos acima, mas com o tempo vai perceber que o mais importante é o Google. As redes sociais também são em grande número, mas algumas vão funcionar melhor para você.

      Também neste sentido, o website é bastante produtivo e proveitoso. Afinal, se a firma lida com disco de desbaste esmerilhadeira, só na prática ela vai descobrir o que sua identidade visual e verbal exige que ela faça para uma digitalização eficiente.

      Por isso decidimos descrever aqui em detalhes a importância do site, não importando o tema que ele aborda, bem como os recursos em que ele pode investir para se destacar de modo sério, tanto no curto quanto no médio e longo prazo.

       

      O que é o site empresarial?

      Precisamos falar em site empresarial, pois existem também os websites pessoais, que uma pessoa pode desenvolver como ponto de chegada para levar ao seu blog, às redes sociais e daí em diante.

      Inclusive, é fundamental falarmos de blog, afinal, é por meio dele que seu site vai ganhar destaque nos grandes motores de busca, o que é absolutamente essencial nesse processo todo que estamos descrevendo aqui.

      Assim, o site nada mais é do que uma página ou conjunto de páginas online, que permitem aos visitantes navegarem de modo interativo e dinâmico. Quanto mais desenvolvida a interface, melhor será a experiência do seu cliente em potencial.

      Se a empresa lida com aluguel de auditório, por exemplo, ela tem uma chance enorme de promover uma experiência completa, cheia de recursos de multimídia. Mais ou menos como uma imersão que “transporta” o cliente para o universo dos auditórios.

      Por ser empresarial, esse tipo de site também tem alguns propósitos declarados, em vez de ser criado de modo improvisado ou despretensioso. Basicamente, ele busca resultados de ordem comercial, tais como:

      • Ser encontrado;
      • Aumentar a autoridade;
      • Crescer o negócio;
      • Expandir as vendas;
      • Facilitar a negociação;
      • Informar o público-alvo;
      • Educar a clientela;
      • Estreitar laços gerais;
      • Afastar a concorrência.
      • Conquistar parceiros.

      Enfim, são diversos objetivos que podem, sem nenhum favor, redimensionar todo o marketing da empresa. Se ela estava parada e sem saber o que fazer, o website pode se tornar o centro de toda sua operação e sua estratégia de crescimento.

      Por isso, o site também tem a ver com a maturidade da marca. Se ela já está em um nível diferenciado, certamente passou da hora de fazer tudo isso.

      Ao mesmo tempo, se ela ainda quer dar esse passo a mais e atingir um outro patamar, a internet pode ajudar também. Ou seja, já não se trata tanto de um diferencial, mas sim de uma questão de sobrevivência, como algo que se tornou obrigatório.

       

      Geração de conteúdo

      Até aqui, já ficou claro que o site é a porta de entrada da presença online, mais ou menos como se ele fosse o documento de identificação de uma pessoa que quer abrir uma conta no banco. O documento é só o começo do processo.

      Por isso mesmo, outro grande diferencial que seu website pode ter para se destacar no segmento, que funciona como um tremendo passo a mais, é o da geração de conteúdo.

      Assim, se a empresa lida com balança rodoviária portátil, o site não fala apenas sobre o produto e suas condições de negociação. Ele também educa o cliente, traz informações detalhadas e ajuda-o a compreender aquela solução.

      A experiência comprova que o cliente que consome esse tipo de conteúdo antes de comprar, fideliza-se bem mais. Então, crie um blog anexo ao site e comece a produzir artigos e postagens de qualidade.

       

      Otimização das páginas

      Ao criar os melhores conteúdos do seu segmento, você vai precisar otimizá-lo com SEO (Search Engine Optimization, que é a Otimização de Páginas para Motores de Busca), a fim de que ele tenha destaque nos buscadores que citamos acima.

      Se a empresa é especializada em disco abrasivo de desbaste, isso vai permitir que o cliente em potencial a encontre bem ranqueada quando procurar por essa palavra-chave.

      Com isso, seu site vai gerar bem mais leads e abrir muito mais portas em termos de contatos comerciais promissores, ou mesmo de parcerias.

       

      Pense na experiência

      Por fim, além do blog, dos conteúdos originais e da otimização de páginas, seu site também precisa promover uma experiência memorável em termos de acesso e navegação.

      Portanto, a marca de asfalto a frio ensacado também precisa pensar na identidade visual, no uso das cores, da tipografia, do layout geral e até na velocidade de acesso.

      Quanto mais bonito e mais rápido o site for, fixando sua marca na memória do cliente, melhor será. Hoje se fala até em responsividade, que é quando a página abre bem tanto no computador quanto no celular e nos demais portáteis.

       

      Considerações finais

      Com isso chegamos ao fim, tendo mostrado detalhadamente o quanto é positivo ter uma presença forte e consolidada na internet, não importando o seu segmento.

      Mais ainda, as dicas e conselhos que damos ajudam seu site a se consolidar e tornar-se uma referência nesse mesmo segmento, de modo diferenciado e estratégico.

       

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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