A produção de vídeos tem um grande valor para as estratégias de marketing e ajudam as empresas a conquistarem os melhores resultados.
Trata-se de um recurso que pode ser usado por qualquer tipo de empresa, dos mais variados tamanhos e setores, tanto para aquelas que vendem para outras organizações quanto para aquelas que vendem para clientes finais.
Mas para que os resultados sejam realmente satisfatórios, é necessário saber produzir esse tipo de material. No Brasil, o investimento vale a pena porque cerca de 95% dos usuários de internet consomem conteúdos em formato de vídeo.
Além disso, o internauta brasileiro consome mais vídeos nos canais digitais do que as programações disponíveis na TV. O problema é que os pequenos e médios empreendedores acreditam que esse investimento é apenas para os grandes negócios.
O YouTube é a maior plataforma de vídeos da atualidade, além de servir como mecanismo de buscas. Aproveitar seu potencial é fundamental para as estratégias de marketing.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar como a produção de conteúdos audiovisuais ajudam pequenas e médias empresas a melhorarem seus resultados, além dos impactos positivos que esse investimento gera nas redes sociais.
Os vídeos correspondem a 82% de todo o tráfego na internet. Em outras palavras, esse formato é responsável por 3/4 de tudo o que existe na web, o que por si só já indica o potencial desse tipo de conteúdo para os negócios.
O consumo de vídeos no Brasil cresceu 165% em 5 anos, enquanto a TV cresceu apenas 24%. Isso significa que as plataformas de streaming, como o YouTube, são excelentes canais de comunicação e ferramentas com potencial para aumentar as vendas.
Uma empresa pode transmitir um curso de coach nesse formato, fazer anúncios, dentre outras possibilidades, tendo em vista que 46% dos consumidores assistem muito mais anúncios na internet do que na televisão.
As mídias tradicionais não perderam seu valor, mas, de fato, o marketing digital, por meio de estratégias audiovisuais, se mostra cada vez mais potente.
Isso acontece porque o investimento é menor, além de ser muito mais fácil mensurar e rastrear as interações e resultados, fazendo com que as estratégias sejam muito mais efetivas.
Tanto é que nas redes sociais os vídeos de vendas já são considerados como a principal estratégia para levar uma marca ao conhecimento do público, antes da compra.
Essa realidade se aplica a todo o tipo de negócio, inclusive para os pequenos e médios empreendimentos, sendo eles do tipo B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Client).
Além disso, as taxas de visualizações chegam a quase 50% e esse tipo de material chega a ser 20 vezes mais compartilhado do que as estratégias estáticas, como no caso de uma imagem ou texto.
Um estúdio especializado em fotografia newborn deve investir em vídeos porque são o formato favorito dos usuários nas redes sociais e o tipo de material que as pessoas preferem que as marcas produzam.
Para se ter uma ideia, o Facebook acumula cerca de 8 bilhões de visualizações todos os dias, e uma publicação de vídeo nessa plataforma gera engajamento 2 vezes maior, além de um alcance 135% mais elevado.
Os números também são impressionantes no Instagram, principalmente por meio dos stories, tanto é que 50% dos usuários afirmam que já compraram algum produto ou serviço por conta dessa ferramenta.
Outros 62% alegam que se interessam muito mais por uma solução depois de assistirem vídeos no Instagram.
O site institucional também tem um papel importante nisso, pois a taxa de conversão pode aumentar até 46%, por meio de conteúdos audiovisuais. Ademais, a marca pode criar diferentes tipos de vídeos, de acordo com seus objetivos, como:
Os vídeos institucionais apresentam a empresa, sua missão e valores, podendo ser usado em eventos e como um dos primeiros contatos do público com uma clínica de acupuntura para ansiedade.
Os eventos, por sua vez, são uma maneira de atrair, captar e converter oportunidades, e costumam ser usados em feiras para demonstrar produtos e atrair a atenção do público.
A marca também pode investir em tutoriais para aumentar o engajamento das pessoas, e esse formato cresce cerca de 70% anualmente.
Vídeos conhecidos como motion ajudam a criar tutoriais, além de destacarem a marca e colaborar com o lançamento de produtos.
Por fim, o estilo manifesto ajuda a consolidar o posicionamento da empresa, podendo ser usado para reforçar os valores institucionais perante o público.
Os vídeos de uma empresa especializada em corte de chapa de alumínio são capazes de engajar o público por conta do apelo visual. Entretanto, é importante destacar o quanto eles melhoram o SEO e ajudam a converter nas redes sociais.
É justamente por isso que esse formato de material traz inúmeros impactos positivos para o alcance da marca e sua presença nas redes sociais. Dentre os que mais se destacam, estão:
Uma das principais estratégias de marketing digital é o SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de estratégias que otimizam as páginas e faz com que apareçam bem posicionadas nos motores de busca.
Mas é um erro acreditar que somente os textos ajudam a aprimorar as estratégias de SEO. Na verdade, tanto ele quanto várias outras estratégias digitais podem se beneficiar com a criação de vídeos.
Esta afirmação é válida para o YouTube e para o blog do negócio, tendo em vista que o vídeo é capaz de melhorar a experiência do usuário, um dos quesitos mais importantes para o algoritmo do Google.
Se você pesquisar sobre qualquer assunto na internet, como impressão flyer, vai notar que muitos resultados aparecem em formato de vídeo.
Isso quer dizer que investir nesse tipo de produção é uma forma de gerar tráfego para o canal oficial da empresa e atrair as pessoas certas.
A marca precisa investir em boas descrições e imagens que ajudam a divulgar seus produtos e serviços, mas os vídeos também precisam fazer parte do planejamento porque não são estáticos e trazem mais vida ao que está sendo dito.
É completamente diferente para o cliente ler a descrição de uma solução e visualizá-la na prática. Para se ter uma ideia, 12% das pessoas que assistem um anúncio audiovisual acabam comprando a solução.
Em linhas gerais, fazer um vídeo mostrando como funciona a impermeabilização de sofá é muito mais vendável do que escrever um texto sobre o mesmo assunto.
A maneira como as pessoas percebem os vídeos é muito diferente, afinal, esse tipo de material lida diretamente com a percepção humana.
A empresa tem mais facilidade para conquistar a confiança e a credibilidade em relação àquilo que diz, ao mesmo tempo em que seu público consegue absorver e aceitar melhor seu discurso.
A percepção do movimento é outro fator imprescindível na hora de captar informações, pois o cérebro percebe muito melhor coisas em movimento do que elementos estáticos.
Sem falar no fato de que conteúdos audiovisuais também aumentam as probabilidades de criar laços afetivos entre a empresa e os consumidores, algo essencial para estabelecer uma relação de confiança.
Quando uma pessoa procura, por algo como empresa inspeção veicular, não quer apenas saber o preço, mas também compreender como esse serviço funciona, e se a explicação for em formato de vídeo, melhor ainda.
Uma boa produção aumenta a compreensão do público em cerca de 74%, de acordo com uma pesquisa realizada pela Video Brewery.
Ou seja, se a companhia oferece a oportunidade de visualizar na prática o funcionamento de seus produtos e serviços, consegue influenciar de maneira positiva na decisão de compra.
Por fim, a produção de vídeos é uma forma de aumentar a percepção das pessoas em relação à presença da empresa nas redes sociais. Isso acontece porque os conteúdos audiovisuais têm um alcance muito maior do que outros tipos.
Se uma auto peças gera mais interesse, automaticamente aumenta o número de curtidas, comentários e compartilhamentos, ações que fazem toda a diferença para o nível de engajamento do público.
Os pequenos e médios negócios disputam o mesmo espaço na internet com as grandes empresas, mas contam com ferramentas inteligentes para se destacar, como no caso da produção de vídeos.
Eles são importantes e devem fazer parte do planejamento, por conta de todos os impactos positivos que geram no alcance da marca, nas redes sociais e nas plataformas que a empresa utiliza na internet.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.