Atrair clientes é o objetivo de qualquer empresa, mas para ser bem-sucedido, o empreendedor precisa saber como fazer isso dentro do seu negócio. Mas, não existe uma fórmula única para qualquer tipo de empreendimento.
Entretanto, existem práticas que ajudam a alcançar esse propósito, e tudo o que o empreendedor precisa fazer é adaptar essas opções à realidade da sua empresa, e é assim que os bons resultados vão aparecer.
São ideias que ajudam a atrair o cliente e fazer marketing aproveitando as boas oportunidades que o mercado tem a oferecer. O foco está nas estratégias online, pois elas oferecem o melhor retorno e exigem menos gastos para alcançar as pessoas.
Isso acontece porque a prioridade é o público que realmente se interessa pelos produtos e serviços oferecidos.
Além disso, o marketing digital oferece soluções compatíveis com os consumidores atuais, pois 90% só compra alguma coisa depois de pesquisar no Google. Se o seu objetivo também é gerar mais clientes, leia este artigo.
Vamos dar algumas dicas para gerar um número maior de clientes, falar um pouco sobre o crescimento do e-commerce nos últimos anos e o quanto é vantajoso investir nos meios digitais, para qualquer ramo.
Existem várias estratégias que prometem atrair mais clientes, mas elas precisam ser bem elaboradas e planejadas.
Trazer os consumidores para o negócio é resultado de muita pesquisa e estudo, portanto, não conte com a sorte. Algumas dicas para fazer isso são:
A primeira coisa a se fazer é conhecer o público-alvo do negócio, de modo a compreender a linguagem dessas pessoas, suas necessidades, hábitos de consumo e seus comportamentos.
É assim que um fabricante de agenda personalizada masculina vai direcionar suas estratégias de maneira mais segmentada e assertiva. Além do mais, é a única maneira de poupar dinheiro e esforços e entregar aquilo que o público deseja.
Chega a ser um erro se perguntar se o blog ainda é uma boa alternativa para as empresas. O fato é que, independentemente do tamanho do negócio ou do setor em que ele atua, é fundamental contar com essa plataforma.
É por meio dela que as pessoas vão conhecer detalhes sobre a companhia, tirar suas dúvidas e consumir conteúdos de qualidade.
Dentre as vantagens trazidas por este canal estão:
Os blogs ajudam a transformar usuários em clientes e clientes em divulgadores que vão promover uma imagem positiva do negócio. Para se ter uma ideia de sua relevância, cerca de 70% das pessoas preferem descobrir a empresa por meio desse canal.
Sendo assim, ele é muito mais eficiente do que uma campanha de publicidade, pois um fabricante de letra caixa com LED interno consegue atrair 2,5 vezes mais clientes.
Além do blog, é muito importante construir uma presença nas redes sociais, mas antes de criar um perfil em cada plataforma que existe, primeiro é necessário saber onde está a sua persona.
Existem várias opções, como o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest, entre outras, e cada uma delas possui suas particularidades. Nesse contexto, o negócio precisa investir naquelas que são mais compatíveis com suas propostas.
Depois de identificar quais são, marque presença, por meio de um perfil bem completo, conteúdos ricos e relevantes, além de interagir com os seguidores.
O YouTube é a maior plataforma de vídeos da internet, e só no Brasil possui cerca de 100 milhões de usuários ativos.
Cerca de 64% dos consumidores afirmam que já compraram alguma coisa depois de assistir a um vídeo no YouTube, portanto, não faltam razões para investir nesse formato de conteúdo.
Mas, antes de criar esse tipo de material, um fabricante de tenda de praia sanfonada deve descobrir se seu público tem interesse nesse formato e se essas pessoas costumam acessar a plataforma.
Portanto, deve criar um canal e estudar o tipo de vídeo que funciona melhor com seu perfil de cliente. Tendo em mente que o propósito é gerar vendas, o melhor a se fazer é oferecer uma proposta de valor.
Nesse caso, as melhores opções são tutoriais e webinars que mostram de que maneira a empresa pode solucionar as necessidades dos consumidores.
Materiais ricos são aqueles que conseguem resolver um problema do usuário, sem que para isso ele precise comprar alguma coisa.
São conteúdos de fácil entendimento, consistentes, relevantes e informativos, como no caso do e-book, vídeos, newsletter, textos no blog, infográficos e publicações nas redes sociais.
Independente da opção que um fabricante de placa de homenagem ao professor escolher, o importante é mostrar que o negócio é referência naquilo que faz e que tem muito a oferecer para os consumidores.
É interessante falar sobre o crescimento do e-commerce nos últimos anos porque são modelos de negócios que dependem exclusivamente das estratégias digitais.
Em 2021, essas plataformas tiveram um aumento de 27% em seu faturamento em relação ao ano de 2020, um verdadeiro recorde para o comércio online.
São dados provenientes de um levantamento organizado pela Neotrust, uma empresa que monitora 85% das plataformas de vendas no Brasil.
A pesquisa também mostrou que houve um crescimento de 17% em 2021, totalizando cerca de 353 milhões de entregas. O crescimento se deve, principalmente, aos avanços na logística e às mudanças no comportamento do consumidor.
A região que mais comprou foi o sudeste, representando cerca de 57,9% do faturamento. Em segundo lugar ficou o nordeste, com 17,5%, seguido pelo sul com 14,8%, centro-oeste com 7% e norte com 2,8%.
Imobiliárias virtuais de aluguel de escritório e outras novas modalidades do e-commerce também cresceram, e a explicação para tudo isso na região nordeste são as melhorias na logística.
Outros setores também se destacam, como moda, perfumaria, beleza e saúde e as tendências é que esse modelo de negócios continue crescendo.
Investir nos meios digitais é vantajoso para qualquer tipo de negócio, seja ele pequeno, médio ou grande e de qualquer ramo. Dentre as principais vantagens estão:
Os meios digitais possibilitam separar os potenciais clientes, de acordo com os seus interesses, e a partir disso, a marca pode promover ações com foco e segmentação.
Em outras palavras, ela vai se relacionar apenas com quem realmente tem interesse naquilo que oferece, o que faz dos canais digitais estratégias menos intrusivas e certeiras.
Os leads de um fabricante de persiana blackout podem estar em diferentes etapas na jornada de compras, por isso, vários tipos de conteúdos e estratégias precisam ser trabalhados.
A presença nos canais digitais, assim como a produção de conteúdo, ajuda a construir uma base sólida de contatos, provenientes do site, blog, redes sociais e outras plataformas.
Com o passar do tempo, se transformam em ativos de marketing para a corporação e mais do que clientes, essas pessoas se transformam em uma audiência forte. Como resultado, o negócio pode se transformar em referência naquilo que faz.
Uma empresa de licenciamento ambiental terá muito mais facilidade de mensurar seus resultados nos canais digitais.
Isso porque as próprias estratégias de marketing digital ajudam a calcular o retorno sobre os investimentos, custo de aquisição de clientes e outras métricas que facilitam as tomadas de decisão, tornando-as mais assertivas.
É por meio delas que a companhia tem informações sobre a saúde do negócio, consegue monitorar o desempenho de marketing, aumenta a satisfação dos clientes e gera oportunidades de vendas.
As estratégias orgânicas nos canais digitais ajudam a atrair consumidores de maneira crescente para o site, o que aumenta as oportunidades de vendas, sem que para isso seja necessário grandes investimentos.
Uma das maiores estratégias nesse sentido é o SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de ações que otimizam as páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.
Para potencializar ainda mais seu alcance, uma empresa de lona outdoor pode produzir conteúdos relevantes, que vão atrair, converter e encantar os clientes por um custo muito mais baixo.
Sendo assim, a internet oferece diferentes canais e meios de comunicação, e utilizá-los é fundamental para aumentar o alcance do negócio e atrair clientes.
Eles servem para qualquer tipo de empresa, tanto físicas quanto digitais, dos mais diferentes portes e segmentos. Tanto é que as plataformas de e-commerce estão crescendo continuamente porque investem muito nos canais digitais.
Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre eles e todas as vantagens desse investimento para o seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.