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      Automação de marketing digital: O que é?

      Automação de marketing digital diz respeito ao uso de ferramentas que simplificam processos, de modo que se tornem mais escaláveis e eficazes.

      O marketing digital oferece diferentes estratégias para os usuários e, geralmente, é necessário colocar boa parte delas em prática para atingir os resultados propostos. Mas tentar fazer tudo isso manualmente é praticamente impossível.

      Quando uma empresa inicia suas estratégias de marketing, se compromete com diferentes ações que não são feitas pontualmente, ou seja, elas precisam ser trabalhadas continuamente e uma depende da outra.

      Se o planejamento não for devidamente cumprido, todos os esforços e investimentos podem ser perdidos, uma vez que os retornos não serão suficientes.

      Existe um público muito amplo na internet e várias estratégias para atraí-los e fidelizá-los. Trabalhar todas as ações do jeito certo é um verdadeiro desafio, principalmente para os pequenos e médios empreendedores.

      No entanto, com as ferramentas de automação, é possível impactar clientes em grande escala e colocar tudo em prática de maneira personalizada.

      Para entender um pouco mais sobre essas ferramentas, vamos explicar o que é automação de marketing digital, como nutrir leads por meio dela e qual é a importância de usar esses recursos. Acompanhe!

       

      Entenda o que é automação de marketing

      Automação de marketing é o uso de ferramentas tecnológicas que automatizam as estratégias, para que elas se tornem mais eficientes e escaláveis, além de ajudar a manter um relacionamento personalizado com clientes e potenciais clientes.

      O processo de automação se refere a qualquer ação automatizada, por meio de recursos tecnológicos, como no caso do envio de e-mails, agendamento de publicações nas redes sociais e uso de chatbots no atendimento ao cliente.

      Um fabricante de vidro temperado pode automatizar essas e outras práticas, mas as companhias devem evitar as interações automatizadas, principalmente nas redes sociais.

      É importante dizer que esse processo não acontece pontualmente, na verdade, consiste na ativação de uma estratégia após a outra, sem que para isso seja necessário intervenções manuais.

      A automação pode ser usada em qualquer estratégia e costuma se alinhar aos objetivos do inbound marketing. Isso porque a proposta é automatizar a gestão de leads dentro do funil de vendas, para preparar as pessoas até o momento da compra.

      Em linhas gerais, a organização pode usar esse recurso para gerar leads, nutri-los e conquistar novos clientes. Só que é fundamental dizer que essa tecnologia também pode ser usada para ativar os clientes depois da compra e retê-los.

       

      Como nutrir leads por meio da automação

      Já deu para perceber a importância de investir em automação de marketing digital, ainda mais quando se trata de nutrição de leads. Mas, para fazer isso, é necessário seguir algumas estratégias. São elas:

       

      1 – Planejar a prática

      O primeiro passo que uma empresa especializada em rolamento de moto precisa dar é planejar o fluxo de nutrição, pois esse processo costuma ser mais complexo do que o envio de e-mails promocionais ou newsletter.

      Isso se deve ao fato de que para nutrir leads é necessário enviar uma quantidade maior de e-mails. Nesse contexto, de início, é essencial nomear o fluxo, então definir para qual persona ele se destina e para qual etapa da jornada.

      Essas informações precisam ser indicadas no nome escolhido, além de ser importante determinar qual o gatilho será usado para iniciar o fluxo, como o download de um material, acesso à página de preços, dentre outras possibilidades.

      Não se esqueça de definir a quantidade de e-mails enviados e o intervalo entre eles, pois é necessário respeitar uma frequência para não sobrecarregar o contato ou enviar poucas mensagens, prejudicando o engajamento.

      Depois disso, basta determinar a finalidade do fluxo, que pode ser avançar na jornada de compra, recuperar vendas perdidas e assim por diante.

       

      2 – Elaborar o conteúdo

      Depois de seguir com todas as etapas do planejamento, chegou o momento de elaborar o conteúdo dos e-mails. Mas, antes, é necessário estruturar o texto, que também pode contar com:

      • Imagens;
      • Links;
      • GIFs;
      • Emojis.

       

      Uma dica é documentar todos os tópicos e conteúdos que serão abordados nas mensagens, então é possível começar a desenvolver os materiais.

      Depois de elaborar seus textos, uma empresa de monitoramento 24 horas deve pensar no assunto da mensagem e escolher temas que sejam atrativos para a persona. Além disso, não se esqueça de revisar o texto para evitar erros gramaticais.

       

      3 – Criar um bom layout

      O layout é a cara do e-mail, e como se trata de mensagens para nutrição, geralmente, costumam ser apenas um texto. Só que é necessário pensar no mercado onde o negócio está inserido, pois o uso de imagens também é uma boa opção.

      Se o layout for muito complexo, é melhor contratar um profissional para desenvolvê-lo, contudo, existem algumas ferramentas que ajudam a criá-lo com simplicidade, sem que para isso seja necessário contratar alguém.

      Depois que o layout de um fabricante de bomba de limpar piscina estiver pronto, é importante testar o disparo.

      Durante o teste, verifique se o assunto aparece completo na caixa de entrada, mas para isso, ele não deve ter mais do que 50 caracteres.

      Outro ponto fundamental é verificar se as imagens com o texto não estão quebradas, se os links para conteúdos realmente funcionam e se existe algum erro de português.

       

      4 – Ativar o fluxo

      A ativação do fluxo requer muita atenção, pois qualquer erro no envio pode prejudicar seu trabalho. Para isso, o mais recomendado é começar criando uma segmentação que possa contemplar a persona e o gatilho do planejamento.

      Para criar o fluxo, é necessário levar em conta o intervalo entre os e-mails, que deve ser determinado durante o planejamento, além de incluir outras configurações solicitadas pela ferramenta.

      Se estiver tudo certo, uma empresa de limpeza sofá pode, finalmente, ativar seu fluxo de nutrição e partir para o próximo passo.

       

      5 – Analisar a estratégia

      Não basta apenas enviar os e-mails, é necessário analisar os resultados obtidos no fluxo de nutrição. Dentro desse processo, existem algumas métricas importantes que precisam ser consideradas.

      Uma delas é a taxa de abertura, ou seja, verificar o número de pessoas que abriram o conteúdo, dividido pelo número de pessoas que receberam.

      Verifique, também, a taxa de cliques, que nada mais é do que o número de cliques em algum link dividido pelo número de contatos que receberam a mensagem.

      Por fim, é fundamental analisar a taxa de conversão, que são as pessoas que cumpriram o objetivo definido pelo planejamento inicial.

       

      A importância da automação de marketing digital

      Quando o empreendedor procura uma franquia mais rentável, precisa valorizar seu investimento e divulgar o negócio ao máximo. As ferramentas de automação são importantes nesse processo por diversas razões.

      Uma delas porque são recursos que ajudam a nutrir os leads, desde o momento em que descobrem a marca até estarem prontos o suficiente para comprar.

      Independentemente de qual etapa da jornada de compra o potencial cliente se encontra, sempre deve ser visto como uma oportunidade, principalmente porque algumas pessoas não compram por falta de informação.

      O papel da companhia é gerar valor, fortalecer sua credibilidade e manter o negócio presente no dia a dia do público.

      Outra vantagem é o fato de que as ferramentas de automação tornam o funil de vendas mais eficiente. Durante todo o processo de compra, o usuário passa por diferentes etapas.

      Com base em seu comportamento, a automação permite que um fabricante de cortina gaze identifique a etapa onde o potencial cliente está e quais são seus interesses.

      As ferramentas também são fundamentais para preparar melhor os leads, pois quanto mais preparados estiverem, maior será o valor da aquisição.

      Por meio da automação de marketing digital, a companhia oferece conteúdos adequados que preparam seus potenciais clientes para a compra.

      Esse tipo de campanha ajuda a segmentar os contatos por meio de critérios que personalizam a comunicação e faz toda a diferença na jornada.

      Consequentemente, a marca terá mais eficiência ao se relacionar com sua lista de contatos, além de conseguir gerar valor em todas as etapas da jornada de compra.

      Se um fabricante de chapa de drywall identificar o engajamento dos contatos e consegue criar ações automáticas compatíveis com o tipo de interação dessas pessoas, seus conteúdos serão capazes de engajá-los.

       

      Considerações finais

      O marketing digital, embora simples e moderno, requer muito planejamento e o uso de recursos tecnológicos para trazer os resultados almejados pela empresa.

      As ferramentas de automação colaboram com esses objetivos e facilitam todo o trabalho para divulgar marcas, produtos e serviços.

      Neste artigo, você pôde compreender um pouco mais sobre as facilidades desse recurso, a importância que ele tem para os negócios e de que forma utilizá-lo para alcançar os resultados almejados.

       

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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