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      7 tipos de e-mail marketing para utilizar na sua estratégia de negócio

      E-mail marketing é uma das estratégias mais importantes e utilizadas no marketing digital, contrariando aqueles que acreditavam que essa prática já não trazia tantos resultados.

      Trata-se de um canal de comunicação que está cada vez mais forte e nunca foi tão importante para estabelecer uma comunicação próxima e promissora entre as marcas e seus clientes.

      Existem muitas vantagens para quem investe em e-mail marketing, pois ele estreita o relacionamento entre as organizações e os consumidores, ajuda a nutrir leads e efetuar vendas, além de trazer excelentes retornos sobre investimentos.

      Entretanto, é necessário conhecer as características dessa estratégia, se realmente quiser colher bons frutos e aproveitar todos os benefícios que ela traz. Não basta apenas enviar e-mails, existe todo um planejamento necessário por trás.

      Hoje em dia, os consumidores valorizam empresas que sabem se relacionar e oferecer conteúdos de valor, e dentre os principais canais de distribuição desses materiais está o e-mail.

      Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos explicar o conceito de e-mail marketing porque ele é importante e usado pelas empresas e quais são os principais tipos que seu negócio pode trabalhar.

       

      O que é e-mail marketing?

      O e-mail marketing é uma estratégia de comunicação que consegue conectar a marca ao seu público, e de acordo com uma pesquisa realizada pela Statista, atualmente, cerca de 4 bilhões de pessoas utilizam e-mail.

      As expectativas é que este número chegue a 4.6 bilhões em 2025, ou seja, utilizá-lo é uma forma de expandir a comunicação do negócio, da mesma forma que um outdoor lonado.

      Outra pesquisa realizada mostrou que os anúncios enviados por e-mail influenciam cerca de 50,7% dos consumidores, na hora da decisão de compra.

      A boa notícia é que qualquer tipo de negócio, de diferentes tamanhos e segmentos, pode utilizar essa prática para impactar o público-alvo e se relacionar com as pessoas.

      Também é um dos melhores canais para as estratégias de inbound marketing, funcionando como o fio condutor que ajuda a desenvolver o relacionamento entre a companhia e sua audiência.

      Ao longo dos anos, o uso do e-mail por parte das empresas passou por muitas mudanças, tendo em vista que, no começo, por conta da falta de planejamento e evolução das estratégias, as mensagens incomodavam os usuários.

      Mas, com a evolução tecnológica e o surgimento de ferramentas, as organizações começaram a segmentar a base de contatos para enviar apenas mensagens relevantes, para quem realmente gostaria de recebê-las.

       

      Importância do e-mail marketing

      Essa estratégia é importante para as empresas por diversas razões. Uma delas é seu alto poder de segmentação, pois para que o usuário entre na base de contatos de um fabricante de cabo energia, precisa se cadastrar.

      Para isso, a companhia deve criar uma landing page, oferecer conteúdos específicos e incluir um formulário de cadastro. A partir disso, somente pessoas que se cadastrarem receberão os e-mails.

      Outra vantagem é o fato de poder iniciar uma boa estratégia de inbound marketing, a fim de oferecer conteúdos ricos que vão avançar os leads dentro do funil de vendas.

      As estratégias inbound começam fora do e-mail, pois primeiro a marca precisa atrair as pessoas e com isso começar a enviar mensagens para fazer as conversões.

      Ao contrário das redes sociais, o e-mail não possui algoritmos que definem o tipo de conteúdo que será entregue para os usuários. Em outras palavras, se sua empresa possui mil contatos na lista, todos eles vão receber a mensagem.

      Sem falar no fato de que é uma prática muito flexível, pois uma tela em branco pode ser explorada de muitas maneiras e com diferentes elementos, como:

      • Textos;
      • GIFs;
      • Links;
      • Imagens.

      Uma empresa de american bully pode enviar o tamanho de mensagem que quiser, visto que não existe limite de caracteres, portanto, você pode usar a criatividade.

      O retorno sobre os investimentos também é muito compensador, na verdade, o e-mail marketing proporciona um dos maiores retornos entre todas as estratégias digitais.

      Isso acontece porque não é necessário fazer um grande investimento, e tudo o que o negócio precisa é um bom domínio, uma ferramenta de automação e um profissional exclusivo para criar as mensagens.

      Existem ferramentas gratuitas, que automatizam os envios e fazem os retornos serem ainda melhores.

      Por fim, a marca passa a trabalhar com um canal próprio, sem as intermediações de outras plataformas para controlar o conteúdo, como no caso das redes sociais.

      O negócio consegue alcançar todas as pessoas que pretende, o que aumenta a sua visibilidade e não existe uma moderação para definir quem recebe ou não os materiais.

      Uma empresa especializada em comunicação visual placas pode escolher entre diferentes tipos de e-mail marketing para enviar ao público, o que otimiza ainda mais a estratégia.

       

      Tipos de e-mail marketing existentes

      Seu negócio pode trabalhar diferentes formatos, como e-mails sazonais, de boas-vindas, parabenizando o aniversário do cliente, entre outras opções. Veja:

       

      1.    E-mail de nutrição

      Nutrir leads é uma das práticas mais importantes dentro do inbound marketing. A marca envia os conteúdos para a sua base de contatos, e conforme o lead demonstra interesse pelos conteúdos, se torna mais maduro para comprar o produto ou serviço.

      Mas, é importante lembrar que esse tipo de e-mail é um pouco mais complexo e precisa ser previamente planejado, além de contar com uma boa ferramenta de automação.

      Podemos usar como exemplo uma empresa que oferece um material completo sobre determinado assunto, em uma publicação no blog, mas para fazer o download, o usuário precisa preencher um formulário de contato.

      Antes de enviar o e-mail, um estúdio gravação deve definir fluxos de nutrição, considerando os interesses do formulário com o produto ou serviço que deve ser oferecido para o destinatário.

      Isso significa que os e-mails precisam ser planejados, de acordo com a etapa do funil em que o lead se encontra. Cada vez que receber o e-mail, se o contato demonstrar interesse, recebe um conteúdo mais avançado.

      Depois de ativar a automação, toda vez que o usuário enviar o formulário, passa a fazer parte de uma lista segmentada que vai receber os e-mails automaticamente, de acordo com seu nível de interesse.

       

      2.    E-mail sazonal

      A empresa pode e deve enviar e-mails em datas comemorativas, como aniversário da loja, Natal, Dia das Mães, aniversário do cliente, Black Friday, entre outros.

      Uma empresa de limpeza corporativa precisa aproveitar essas oportunidades para estar sempre presente no dia a dia dos consumidores e ser lembrada por eles.

       

      3.    Mensagens para clientes inativos

      Nem todos os clientes presentes na lista serão ativos, ou seja, comprando com a empresa constantemente. Mesmo assim, é possível trabalhá-los por meio de e-mails com ofertas que dificilmente vão recusar.

      Só que a organização precisa ter muito cuidado com o assunto que vai incluir, pois ele precisa chamar a atenção do usuário e fazê-lo abrir o e-mail.

      4.    E-mail de divulgação e convite

      A corporação pode enviar convites para eventos e lançamentos ou para divulgar um produto ou serviço.

      Tudo o que ela precisa fazer é segmentar sua base de contatos para enviar esse tipo de mensagem a quem realmente tem interesse.

      Agora, se o seu negócio não possui uma base de cadastrados, basta criar uma campanha e oferecer um conteúdo de valor para captar pessoas interessadas.

       

      5.    Envio de newsletter

      Fabricantes de totem informativo e muitos outros tipos de empresas enviam newsletter para seus contatos. A função dessa estratégia é manter os assinantes informados sobre lançamentos e novidades da companhia.

      É uma das melhores opções para manter um relacionamento promissor com os clientes e potenciais clientes, além de identificar aqueles contatos que não interagem muito e assim criar estratégias especiais para eles.

       

      6.    Boas-vindas

      Sua empresa também pode enviar mensagens de boas-vindas para quem acabou de se cadastrar na lista de assinantes.

      Também é uma forma de guiar o usuário pela jornada de compras e a partir disso nutri-lo com informações relevantes, dentro do funil de vendas.

       

      7.    Avisar abandono de carrinho

      Por fim, uma loja virtual de peças para a bancada de montagem industrial pode enviar e-mails para pessoas que esqueceram algum item no carrinho.

      É uma forma de fazer com que os consumidores voltem para a plataforma e finalizem alguma compra que por algum motivo não finalizaram.

       

      Considerações finais

      Sendo assim, o e-mail marketing é uma das estratégias mais eficazes do marketing digital e deve fazer parte do planejamento de qualquer tipo de empresa.

      Ele estabelece uma comunicação próxima com os usuários, sem interferências externas e de maneira mais pessoal. Com o uso de ferramentas apropriadas, seu negócio pode aproveitar todos os tipos de e-mail marketing existentes.

       

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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