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      Gestão de tráfego: Confira 8 dicas para melhorar a performance do seu site

      Uma boa gestão de tráfego se faz necessária para garantir um bom fluxo de visitantes para os canais digitais da marca. Como resultado, ela consegue melhorar seu posicionamento na internet e se destacar entre os concorrentes.

      Também consegue aumentar o engajamento do público, atrair potenciais clientes, aumentar as vendas e gerar impactos positivos no faturamento.

      Mas antes de compreender a gestão de tráfego, primeiro é necessário compreender o conceito de tráfego, que nada mais é do que o fluxo de visitantes que passam pelas páginas dos canais digitais da empresa.

      Isso inclui sites, redes sociais, plataformas e-commerce, YouTube, entre outros e quanto mais pessoas acessam esses canais, mais chances a empresa tem de ser encontrada na web.

      Hoje em dia, é muito importante construir uma presença sólida na internet, afinal, o consumidor moderno está conectado e procura as soluções que precisa no Google e em outros canais digitais.

      O site é a base dessa presença e ele precisa de um bom fluxo de visitantes. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância do site para os resultados digitais e dar algumas dicas de gestão de tráfego para melhorar sua performance.

      Importância do site

      O site é importante porque as pessoas encontram as empresas que constroem uma presença sólida na internet. Os usuários pesquisam os produtos e serviços que precisam antes de fazer uma compra.

      Qualquer negócio que não esteja presente nos canais digitais acaba perdendo oportunidades. Mesmo que o consumidor não finalize a compra, vai se conscientizar sobre a existência da marca.

      O site de uma clínica especializada em cirurgia laparoscópica apendicite fica disponível 24 horas por dia e leva informações importantes para o público, ao contrário do que acontece com o estabelecimento físico.

      As empresas têm hora para abrir e fechar, e se não fosse pela internet, os consumidores precisariam esperar mais tempo para entrar em contato com a corporação, mas o site facilita essa comunicação.

      Consequentemente, a credibilidade da companhia melhora, mas os negócios que não possuem esse canal acabam transmitindo uma imagem amadora e despertam a desconfiança.

      O site causa a impressão de que a empresa é maior do que realmente é, aliás, na internet, o tamanho da organização não importa. Tanto é que empresas pequenas podem ser encontradas pelos usuários junto com as empresas maiores.

      O propósito das companhias é vender e o site também é uma boa plataforma de vendas. Por meio dele, as pessoas podem comprar os produtos e serviços a qualquer hora do dia ou da noite, o que aumenta os rendimentos.

      Mesmo sendo fundamental, algumas empresas ainda não possuem sites e isso acontece por várias razões, mas, principalmente,gestã para reduzir os custos.

      No entanto, para uma confecção de camisa esporte fino slim, essa plataforma não é um gasto, mas um investimento importante para melhorar sua performance e trazer oportunidades de vendas.

      Ademais, existem muitas maneiras de ter um site sem gastar muito e até mesmo de forma totalmente gratuita.

      Só que não basta apenas criar um site, é necessário investir em maneiras de atrair um bom fluxo de visitantes, o que acontece por meio da gestão de tráfego.

      Dicas de gestão de tráfego

      Para fazer uma boa gestão de tráfego, primeiro você precisa entender que existem diferentes tipos de fluxos. São eles:

      • Tráfego pago;
      • Tráfego orgânico;
      • Tráfego de transferência;
      • Tráfego social;
      • Tráfego direto;
      • Tráfego de e-mail marketing.

      O tráfego pago nada mais é do que anúncios que a marca pode fazer pelo Google, redes sociais, entre outros. Com o tráfego orgânico, ela atrai visitantes de maneira gratuita, geralmente, por meio de buscadores, como o Google.

      Quanto ao tráfego de referência, o usuário acessa o site de uma empresa de tela de proteção para cachorro retrátil a partir de referências de outro site.

      Já o tráfego social é proveniente das redes sociais, enquanto o tráfego direto é quando o visitante digita o endereço da plataforma no navegador, ao passo que o tráfego de e-mail marketing é quando o contato clica no link enviado pela empresa.

      Independentemente de qual tipo de tráfego seu negócio está trabalhando agora, ele precisa ser bem administrado, e algumas dicas para fazer isso são:

      1.    Conhecer o seu público

      A primeira coisa que o empreendedor precisa fazer é conhecer o público que pretende atrair para a plataforma.

      Reúna informações sobre essas pessoas, como profissão, idade, problemas, entre outros, por meio de ferramentas de pesquisa que ajudam a descobrir de que maneira os consumidores procuram seus produtos e serviços na internet.

      2.    Pesquisar palavras-chave

      Para fazer uma pesquisa no Google, o usuário utiliza termos relacionados e eles são conhecidos como palavras-chave.

      Por exemplo, se uma pessoa digitar piso de pvc para cozinha, esta será a palavra-chave usada por ela para encontrar informações sobre o que precisa.

      Nesse contexto, para produzir conteúdos relevantes que serão publicados no site, é necessário saber de que maneira e com quais palavras as pessoas estão procurando informações relacionadas aos seus produtos e serviços.

      Para pesquisar palavras-chave, existem várias ferramentas que podem te ajudar, inclusive o planejador de palavras-chave do Google. Estudá-las corretamente é fundamental para encontrar termos utilizados pelo público e atraí-lo.

      3.    Planejar as estratégias

      Se a marca está criando anúncios pagos nas redes sociais, precisa trabalhar várias etapas que vão conduzir o visitante dentro do funil de vendas.

      As mesmas etapas podem ser usadas para criar conteúdos para o blog, nutrindo os visitantes com conteúdos de topo, meio e fundo de funil.

      4.    Cuidar da velocidade do carregamento

      O site precisa carregar rapidamente, caso contrário, vai afastar o visitante e levá-lo diretamente para a concorrência.

      Assim sendo, um fabricante de dressador de rebolo diamantado deve garantir que suas páginas carreguem rapidamente, além de construir páginas simples e intuitivas.

      Evite o excesso de imagens na tela inicial ou elementos que sejam extremamente pesados, pois isso pode prejudicar até mesmo outras estratégias de marketing digital.

      O próprio Google não gosta de páginas demoradas e ele mesmo classifica entre os primeiros resultados aquelas que carregam rapidamente.

      5.    Analisar dados e métricas

      As estratégias anteriores não trarão bons resultados se você não analisar constantemente dados e métricas importantes para o seu site, como no caso do número de visualizações, cliques, número de visitantes, entre outros.

      As análises vão mostrar quais estratégias estão trazendo resultados e quais precisam ser melhoradas, tornando o investimento mais assertivo e potencializando o desempenho do portal.

      6.    Criar bons títulos

      Os títulos dos conteúdos são elementos simples, mas que merecem muita atenção. É necessário inserir a palavra-chave presente no conteúdo.

      Por exemplo, se o termo escolhido for “reforma de lojas comerciais”, um bom exemplo de título seria “dicas para reforma de lojas comerciais”.

      É fundamental se atentar a isso porque o título é o primeiro elemento com o qual o usuário terá contato, antes de consumir o restante do conteúdo, além disso, é responsável por facilitar a leitura dos buscadores.

      Ele precisa ser claro e objetivo, usar a palavra-chave, não ultrapassar 60 caracteres e ser seguido por uma boa meta descrição.

      7.    Design responsivo

      Alguns sites carregam rapidamente no computador, mas quando são acessados pelo celular, a página fica deformada e demora muito para carregar. Isso é comum, e para corrigir o problema, é fundamental investir em design responsivo.

      É assim que a plataforma de uma oficina mecânica para bateria de moto 24 horas vai se ajustar a diferentes tamanhos de tela, ou seja, independentemente do dispositivo usado pelo usuário, ele terá acesso total aos conteúdos.

      O próprio Google reconhece essa adaptação e prioriza os sites responsivos. Portanto, na hora de construir o canal do seu negócio, é fundamental que ele tenha design responsivo.

      8.    Usar alt text nas imagens

      Um erro muito comum é não considerar a maneira como você descreve as imagens presentes nos conteúdos. Só que esse ponto merece muita atenção, uma vez que os buscadores fazem a leitura da descrição da imagem.

      Se você for publicar a foto de um saco stand up pouch personalizado, por exemplo, precisa inserir a palavra-chave usada no restante do material para descrever a imagem, permitindo que o buscador compreenda o conteúdo da ilustração.

      Além disso, é uma forma de ajudar pessoas com deficiência visual e que utilizam os recursos de leitores de página.

      Considerações finais

      Existem muitas outras maneiras de potencializar o desempenho do site institucional do seu negócio, mas seguindo as dicas que passamos aqui, já dá para melhorar muito o número de visitantes e gerenciar melhor o tráfego.

      Não se esqueça de que se trata de um trabalho contínuo e que deve ser realizado ao longo do tempo para melhorar cada vez mais seus resultados.

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

       

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