Ao contrário do que se possa imaginar, a importância de um site ainda não é muito bem compreendida. Ter um bom modelo de site pode ser o que vai determinar o sucesso de uma comunicação e fazer o diferencial.
Principalmente para os empreendedores, ter um site é essencial por vários motivos, dentre eles:
O termo website é genérico, pois refere-se a qualquer página na internet. Este é um canal que poderá promover as habilidades de um determinado profissional ou empresa e as colocar em evidência.
Um site próprio é a base de qualquer marketing digital que tenha um foco real em resultados. Esse canal irá ajudar a transpassar credibilidade, transparência e proximidade para e com o público.
As desconfianças quanto a verdadeira necessidade de ter um, podem ser muitas para qualquer empreendedor mais desavisado que não tenha noção da importância da presença no digital.
É verdade que esse não é o principal requisito para as vendas mais diretas, no entanto, ele impacta de forma expressiva no crescimento do negócio. Porém, esses resultados são a longo prazo, exigem paciência e além disso, muito zelo.
Além do que, apenas ter um site não é suficiente, ele precisa ser bem elaborado e cada público e negócio tem seu modelo mais adequado.
Sendo assim, a dúvida que surge é de por onde começar a pensar em uma “portaria virtual” para a empresa, por exemplo.
Antes de começar a escolher o endereço eletrônico ideal, é preciso conhecer melhor sobre o processo de elaboração de um site.
Portanto, uma das primeiras etapas nessa decisão é pensar em qual será o foco dele, para que dessa forma consiga atingir melhor os objetivos.
Existem infinitas possibilidades de modelos, até mesmo a de se criar um único com mais praticidade para determinado negócio.
Dessa maneira, o ideal é que depois de uma pesquisa minuciosa o site de uma empresa de produto de limpeza pesada se baseie em um modelo no qual já se sabe que é o mais recomendável para aquele tipo de negócio.
Após compreender a importância de escolher o modelo mais adequado, é preciso conhecer os principais modelos mais utilizados e seus respectivos focos:
Quanto ao primeiro ponto, o modelo e-commerce e a loja virtual, se destinam a quem deseja ampliar mercado sem necessitar de espaço físico.
Por exemplo, se o produto é uma grama sintética para quadra de tênis, serviço que muitas vezes exige muito espaço e manutenção, o modelo e-commerce, pode ser o ideal.
Já o portfólio é ideal para quem quer disponibilizar seus trabalhos online. Ele é ótimo para designers gráficos, artistas visuais como ilustradores, quadrinistas e coloristas, artistas plásticos, estilistas e, enfim, uma gama infinita de profissionais do tipo.
O midiático é mais para quem possui foco na produção de conteúdo e informações. Por exemplo, uma empresa de piso laminado que deseja disponibilizar vários tipos de vídeo do seu produto, como uma instalação recente ou o seu processo de produção.
O modelo landing pages é mais para quem tem como objetivo converter rapidamente visitantes a clientes.
Essa página filtra os usuários e os direciona para outra página, chamada de página “final”, localizada dentro do site da empresa.
Muito usada em campanhas onde há a existência de links patrocinados ou Facebook Ads, ela ajuda a otimizar os resultados.
Assim, uma assistência de celular Apple pode utilizar esse modelo para angariar mais clientes ao promover uma oferta.
O antigo Blog, apesar de ter origem em tempos remotos da internet, não está nada ultrapassado como alguns podem vir a pensar. Ele é o mais indicado para quem tem como foco a produção de conteúdo em texto.
Perfeito para para reviews, críticas ou mesmo descrições mais detalhadas de produtos ou serviços, esse modelo permite conteúdos escritos longos que tenham certa densidade e profundidade.
O site institucional é ideal para quem almeja um “cartão de visita” virtual. Neste formato serão disponibilizados dados como o serviço, o histórico da empresa, portfólio e é claro, o contato. O conteúdo aqui é mais estático, por isso, é bom investir em um design atrativo.
O Hotsite é perfeito para quem precisa de praticidade com prazo de validade curto. Indicado para lançamento de promoções e produtos novos, sem nenhuma alteração da aparência usual do site. Aqui é interessante um apelo visual mais agressivo.
Por fim, para quem precisa de um site ajustável em diferentes telas, os sites em aplicativos mobile são os mais indicados. É importante lembrar que, hoje em dia, devido a intensa utilização de smartphones, a forma de comprar mudou.
Por isso, as compras por aplicativo vêm não só aumentando como se tornando a preferência de muitos consumidores, dada a sua praticidade, aplicativos ficam ali, disponíveis na galeria dos celulares à distância apenas de um único toque.
Um adendo deve ser feito, o tempo e o preço de desenvolvimento de cada um desses tipos variam e diferem entre si.
Sendo assim, vale fazer um planejamento com calma antes de começar a desenvolver um, um site é como uma casa, exige planejamento e manutenção.
Além disso, o modelo perfeito para cada site possui elementos chaves. Por isso, é necessário pensar bem que tipo de site vai ser construído.
Portanto, antes de escolher um dos modelos acima, é bom pensar em questões como:
O mercado onde atividade comercial de cada negócio acontece determina muito como será a estrutura desse modelo.
Por isso, antes de tudo é importante conhecer muito bem as necessidades do seu público, mas não só dele, também as do produto.
Por exemplo, se o determinado nicho é de estética com foco em ginecomastia grau 1, é necessário que o modelo do site permita a apresentação de fotos dos resultados do procedimento, a fim de que as pessoas se interessem mais.
Aqui, o modelo midiático pode ser o mais indicado, afinal, essa é uma necessidade majoritariamente visual, dessa forma, elementos como vídeos e fotos serão muito utilizados.
Querendo ou não, grande parte dos usuários são atraídos pelo fator visual do site, portanto, na escolha do modelo é necessário pensar em um design, além de compatível para dispositivos móveis, preocupado com a identidade visual.
Dessa maneira o site irá se transformar em um painel digital para os visitantes, por isso, é importante que esse painel os marque com uma interface agradável e prática.
Os modelos mais modernos possibilitam diversos níveis de personalização e combinação com uma marca. Há um cardápio de opções de cores e fontes que se misturam e se combinam com uma logotipo, gerando um layout personalizado.
Além disso, há uma gama de recursos específicos, aqui é importante saber bem o nicho a que se destina o site, pois assim poderão ser escolhidos os recursos que vão garantir uma melhor experiência para os usuários.
Por isso, é válido considerar quais os recursos que vão ser realmente necessários, eliminando, assim, os modelos que têm recursos desnecessários e que podem ser dispensados.
Antes de soltar o site é imprescindível testar como tudo está funcionando, portanto, verifique se tudo está funcionando corretamente.
Além disso, verificar também nos dispositivos móveis, é super importante que ele funcione perfeitamente neles.
Para facilitar é possível utilizar um construtor de sites, neles é possível visualizar o futuro site em diversos tipos de dispositivos. Após isso, é necessário ainda verificar se o conteúdo está devidamente atualizado.
No mais, verificar se navegação do conteúdo está de fácil compreensão e se os botões estão com esquemas de fontes e cores atraentes, além de alocados nas melhores localizações da página.
Sendo assim, a escolha do modelo deve ser estudada e alinhada a propósitos, dessa forma, as nuances da criação do determinado site estarão de acordo com o que se almeja.
Ou seja, um site de venda de esquadrias precisa estar de acordo com as necessidades do negócio.
Buscar plataformas que economizam tempo, dinheiro e esforço ao desenvolver um website é essencial. Além disso, lembrar de escolher um design agradável e atraente, intuitivo, com usabilidade e com todas as características necessárias.
Assim, é possível gastar tempo se concentrando no desenvolvimento do negócio e não apenas em fazer um website.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.