Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade e nossos termos de uso. Li e Concordo

    xMais dicas para o seu negócio!CONTEÚDO EXCLUSIVO!

    Receba nossos materiais e aprenda como impulsionar seu negócio na internet.

    Site desatualizado? Peça agora uma amostra grátis para ver seu site novinho!    
       Eu quero!

      Cadastre seu e-mail e receba ótimas dicas para o seu negócio na internet (GRÁTIS).
      Insira seu e-mail agora para começar receber Conteúdo Vip sobre vender pela internet.

      Empreendedorismo DigitalNa internetPublicidade OnlineVender pela Internet

      Qual é o melhor modelo para o seu site? Identifique e gere bons resultados

      Ao contrário do que se possa imaginar, a importância de um site ainda não é muito bem compreendida. Ter um bom modelo de site pode ser o que vai determinar o sucesso de uma comunicação e fazer o diferencial. 

      Principalmente para os empreendedores, ter um site é essencial por vários motivos, dentre eles: 

      • Ser encontrado;
      • Expansão do negócio;
      • Ganhar relevância no mercado;
      • Se relacionar com a sua audiência;
      • Vender.

      O termo website é genérico, pois refere-se a qualquer página na internet. Este é um canal que poderá promover as habilidades de um determinado profissional ou empresa e as colocar em evidência.

      Um site próprio é a base de qualquer marketing digital que tenha um foco real em resultados. Esse canal irá ajudar a transpassar credibilidade, transparência e proximidade para e com o público.

      As desconfianças quanto a verdadeira necessidade de ter um, podem ser muitas para qualquer empreendedor mais desavisado que não tenha noção da importância da presença no digital.

      É verdade que esse não é o principal requisito para as vendas mais diretas, no entanto, ele impacta de forma expressiva no crescimento do negócio. Porém, esses resultados são a longo prazo, exigem paciência e além disso, muito zelo.

      Além do que, apenas ter um site não é suficiente, ele precisa ser bem elaborado e cada público e negócio tem seu modelo mais adequado. 

      Sendo assim, a dúvida que surge é de por onde começar a pensar em uma “portaria virtual” para a empresa, por exemplo.

       

      A importância de escolher o modelo certo

      Antes de começar a escolher o endereço eletrônico ideal, é preciso conhecer melhor sobre o processo de elaboração de um site. 

      Portanto, uma das primeiras etapas nessa decisão é pensar em qual será o foco dele, para que dessa forma consiga atingir melhor os objetivos.

      Existem infinitas possibilidades de modelos, até mesmo a de se criar um único com mais praticidade para determinado negócio.

      Dessa maneira, o ideal é que depois de uma pesquisa minuciosa o site de uma empresa de produto de limpeza pesada se baseie em um modelo no qual já se sabe que é o mais recomendável para aquele tipo de negócio.

       

      Quais tipos existem e qual é o ideal para cada site

      Após compreender a importância de escolher o modelo mais adequado, é preciso conhecer os principais modelos mais utilizados e seus respectivos focos:

      • E-commerce;
      • Loja Virtual; 
      • Portfólio;
      • Midiático;
      • Landing pages;
      • Blog;
      • Institucional;
      • Hotsite;
      • Aplicativos mobile.

      Quanto ao primeiro ponto, o modelo e-commerce e a loja virtual, se destinam a quem deseja ampliar mercado sem necessitar de espaço físico. 

      Por exemplo, se o produto é uma grama sintética para quadra de tênis, serviço que muitas vezes exige muito espaço e manutenção, o modelo e-commerce, pode ser o ideal. 

      Já o portfólio é ideal para quem quer disponibilizar seus trabalhos online. Ele é ótimo para designers gráficos, artistas visuais como ilustradores, quadrinistas e coloristas, artistas plásticos, estilistas e, enfim, uma gama infinita de profissionais do tipo.

      O midiático é mais para quem possui foco na produção de conteúdo e informações. Por exemplo, uma empresa de piso laminado que deseja disponibilizar vários tipos de vídeo do seu produto, como uma instalação recente ou o seu processo de produção.

      O modelo landing pages é mais para quem tem como objetivo converter rapidamente visitantes a clientes. 

      Essa página filtra os usuários e os direciona para outra página, chamada de página “final”, localizada dentro do site da empresa.

      Muito usada em campanhas onde há a existência de links patrocinados ou Facebook Ads, ela ajuda a otimizar os resultados. 

      Assim, uma assistência de celular Apple pode utilizar esse modelo para angariar mais clientes ao promover uma oferta.

      O antigo Blog, apesar de ter origem em tempos remotos da internet, não está nada ultrapassado como alguns podem vir a pensar. Ele é o mais indicado para quem tem como foco a produção de conteúdo em texto. 

      Perfeito para para reviews, críticas ou mesmo descrições mais detalhadas de produtos ou serviços, esse modelo permite conteúdos escritos longos que tenham certa densidade e profundidade.

      O site institucional é ideal para quem almeja um “cartão de visita” virtual. Neste formato serão disponibilizados dados como o serviço, o histórico da empresa, portfólio e é claro, o contato. O conteúdo aqui é mais estático, por isso, é bom investir em um design atrativo.

      O Hotsite é perfeito para quem precisa de praticidade com prazo de validade curto. Indicado para lançamento de promoções e produtos novos, sem nenhuma alteração da aparência usual do site. Aqui é interessante um apelo visual mais agressivo.

      Por fim, para quem precisa de um site ajustável em diferentes telas, os sites em aplicativos mobile são os mais indicados. É importante lembrar que, hoje em dia, devido a intensa utilização de smartphones, a forma de comprar mudou.

      Por isso, as compras por aplicativo vêm não só aumentando como se tornando a preferência de muitos consumidores, dada a sua praticidade, aplicativos ficam ali, disponíveis na galeria dos celulares à distância apenas de um único toque.

      Um adendo deve ser feito, o tempo e o preço de desenvolvimento de cada um desses tipos variam e diferem entre si. 

      Sendo assim, vale fazer um planejamento com calma antes de começar a desenvolver um, um site é como uma casa, exige planejamento e manutenção.

      Além disso, o modelo perfeito para cada site possui elementos chaves. Por isso, é necessário pensar bem que tipo de site vai ser construído. 

      Portanto, antes de escolher um dos modelos acima, é bom pensar em questões como:

       

      Conhecer bem as necessidade do público e do produto

      O mercado onde  atividade comercial de cada negócio acontece determina muito como será a estrutura desse modelo. 

      Por isso, antes de tudo é importante conhecer muito bem as necessidades do seu público, mas não só dele, também as do produto.

      Por exemplo, se o determinado nicho é de estética com foco em ginecomastia grau 1, é necessário que o modelo do site permita a apresentação de fotos dos resultados do procedimento, a fim de que as pessoas se interessem mais.

      Aqui, o modelo midiático pode ser o mais indicado, afinal, essa é uma necessidade majoritariamente visual, dessa forma, elementos como vídeos e fotos serão muito utilizados.

       

      O visual importa

      Querendo ou não, grande parte dos usuários são atraídos pelo fator visual do site, portanto, na escolha do modelo é necessário pensar em um design, além de compatível para dispositivos móveis, preocupado com a identidade visual.

      Dessa maneira o site irá se transformar em um painel digital para os visitantes, por isso, é importante que esse painel os marque com uma interface agradável e prática.

      Os modelos mais modernos possibilitam diversos níveis de personalização e combinação com uma marca. Há um cardápio de opções de cores e fontes que se misturam e se combinam com uma logotipo, gerando um layout personalizado.

      Além disso, há uma gama de recursos específicos, aqui é importante saber bem o nicho a que se destina o site, pois assim poderão ser escolhidos os recursos que vão garantir uma melhor experiência para os usuários.

      Por isso, é válido considerar quais os recursos que vão ser realmente necessários, eliminando, assim, os modelos que têm recursos desnecessários e que podem ser dispensados.

       

      Vários testes e atualização constante

      Antes de soltar o site é imprescindível testar como tudo está funcionando, portanto, verifique se tudo está funcionando corretamente. 

      Além disso, verificar também nos dispositivos móveis, é super importante que ele funcione perfeitamente neles.

      Para facilitar é possível utilizar um construtor de sites, neles é possível visualizar o futuro site em diversos tipos de dispositivos. Após isso, é necessário ainda verificar se o conteúdo está devidamente atualizado.

      No mais, verificar se navegação do conteúdo está de fácil compreensão e se os botões estão com esquemas de fontes e cores atraentes, além de alocados nas melhores localizações da página.

       

      Considerações finais

      Sendo assim, a escolha do modelo deve ser estudada e alinhada a propósitos, dessa forma, as nuances da criação do determinado site estarão de acordo com o que se  almeja. 

      Ou seja, um site de venda de esquadrias precisa estar de acordo com as necessidades do negócio.

      Buscar plataformas que economizam tempo, dinheiro e esforço ao desenvolver um website é essencial. Além disso, lembrar de escolher um design agradável e atraente, intuitivo, com usabilidade e com todas as características necessárias.

      Assim, é possível gastar tempo se concentrando no desenvolvimento do negócio e não apenas em fazer um website.

       

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

        FIQUE POR DENTRO!

        Insira seu e-mail para receber mais dicas do nosso blog!

        VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

        Qual é o melhor modelo para o seu site? Identifique e gere resultados