Contratar uma agência de marketing é uma estratégia que pode contribuir com a empresa, especialmente, quando se está planejando atrair mais consumidores e fortalecer o nome da marca dentro do segmento mercadológico que atua.
Essa empresa pode ser contratada desde os microempreendedores até as multinacionais, ficando responsáveis pelo gerenciamento das atividades envolvendo o marketing para atrair consumidores e com isso, aumentar as vendas.
Personalizando de acordo com o negócio que fez a contratação, a agência pode fazer estratégias ligada a diferentes modelos de marketing, sendo alguns deles:
Possuindo uma boa abrangência, a agência de marketing acaba trabalhando com atividades e monitoramentos, envolvendo os quatro P’s do Marketing, sendo Produto, Preço, Praça e Promoção, chamado dentro do mercado como full service.
Isso devido ao fato de que nem todas que trabalham com os quatro P’s também irão trabalhar com outras ferramentas de marketing e com isso, uma empresa de içamento pode escolher o negócio de acordo com o seu planejamento.
Algumas agências também podem montar um serviço que funciona para a empresa tanto em offline como também.
No formato online de modo que possa tornar-se ainda mais efetiva as estratégias que foram realizadas.
Sendo o conceito base para as estratégias de marketing, os 4 P’s são as ofertas e os meios que as empresas têm para atrair o público-alvo para o seu empreendimento de forma que haja um alcance dos objetivos.
Por serem classificadas como variáveis controláveis pela empresa, segundo Philip Kotler, são medidas decididas de forma interna para cumprir os objetivos de marketing da empresa, podendo serem bem planejadas pelas agências responsáveis.
O primeiro “P” na classificação é o Preço, sendo ele o que irá determinar não somente a construção de uma imagem da empresa como também, o que irá ser o responsável por gerar a receita.
Por exemplo, se um mini cilindro hidráulico será vendido no mercado, o Preço determina ações como o modelo de cobrança e as variações de acordo com a região, se haverá descontos, condições de pagamento e como chegou no valor que será cobrado.
Por intermédio do preço, a agência que a empresa contratou pode saber quais são as estratégias que irão ser feitas para valorizar o produto criado.
O segundo “P” é denominado como Produto, também podendo ser o serviço que uma empresa oferece, sendo este o que irá satisfazer as necessidades dos consumidores quando se busca uma telha de alumínio com isopor, por exemplo.
As decisões em torno do Produto estão na sua qualidade, o design, embalagens e os serviços como assistência técnica ou a garantia após a data da compra.
Em alguns casos, ter um produto de uma empresa está ligado ao status social que ela apresenta, por isso, uma agência de marketing sabe melhor como planejar para empreendimentos deste porte.
O terceiro “P” é classificado como Praça ou então Place, que são os canais pelos quais haverá a distribuição, sendo pontos de venda no formato online ou no formato físico, de modo que chegue ao consumidor.
Uma porta de vidro de correr pode ser vendida online e ser retirada de forma presencial, variando da empresa que a vende e da logística do local, sendo pontos que devem ser observados quando se está planejando as opções de canais de vendas.
A estratégia que uma agência de marketing fará em torno do produto ou do serviço para a Praça, depende da logística que ele possui e também, dos custos e do tempo envolvido, além do número de funcionários.
A Promoção é o último “P” do marketing, estando ligadas não ao setor financeiro e sim, às estratégias que estimulam uma demanda pelo produto, como as propagandas e a publicidade que terá em torno do que a empresa oferece.
Sendo a estratégia que irá comunicar-se com o consumidor para despertar o interesse e o desejo em torno do produto ou do serviço de reforma de móveis de madeira.
A promoção deve estar alinhada aos outros pontos da empresa para passar ao consumidor aquilo que ocorre porque em caso contrário, acaba gerando insatisfação no cliente e resultando em feedbacks negativos.
Buscar meios e ferramentas para se ter um crescimento no mercado que atua, acaba sendo um período onde todo empreendimento acaba chegando na questão.
Uma clínica de osteopatia postural pode-se deparar com o momento de avaliar os motivos pelos quais deve contratar uma agência de marketing, e um dos principais benefícios para essa ação está em torno de buscar um serviço especializado.
Por possuir profissionais capacitados e interligados ao meio do marketing, as agências podem montar estratégias mais assertivas para cada modelo de empreendimento, e saber o que deve ser criado para atender as expectativas dos contratantes.
Mesmo que a empresa tenha departamento próprio, detalhes e outros pontos podem acabar passando despercebidos, o que não ocorre dentro de uma agência de marketing por ter o conhecimento das ações do mercado.
As experiências que uma agência proporciona acaba dando à empresa uma nova possibilidade ao mostrar as necessidades de uma flexografia digital aos seus clientes, tanto no formato B2B como no B2C.
Com essa bagagem de conhecimento, a agência oferece orientações melhores para a empresa até mesmo em comportamentos de atendimento ao cliente, para que fique alinhado aos serviços que irão ser feitos.
Ocasionando, deste modo, o crescimento da empresa por conta do foco em conseguir bons resultados. Os objetivos do negócio em conjunto a uma agência, podem ser facilmente alcançados em até mesmo um curto período de tempo.
Contratar uma agência deve ser algo que a empresa faz após planejamento, por isso, é importante conhecer como andam os negócios antes de buscar os serviços da agência de marketing.
As contratações ocorrem em situações onde o resultado da empresa já não está mais sendo alcançado, ou o crescimento já está além da conta para que a equipe própria do negócio consiga dar conta.
Outras situações que podem levar a essa ação são quando a empresa já possui um conhecimento de marketing, e consegue transparecer com clareza os seus objetivos para a agência, gerando um planejamento mútuo com mais resultados.
Uma empresa de porta automática de enrolar, por exemplo, em meio às mudanças do mercado deve saber como se comunicar com os clientes que já possui, principalmente, com o público que planeja conquistar.
Saber criar uma boa comunicação está ligado ao fato de que, o relacionamento da empresa deve ser mantido e sempre aprimorado, buscando novas conexões não somente com clientes, como também com parceiros ou fornecedores para os produtos.
Resultados baixos ou a falta de interesse em se comunicar acabam transformando o empreendimento em um negócio ultrapassado, especialmente quando ele não está nos meios populares que a sociedade utiliza.
Criar formas e meios de comunicação podem contribuir com a empresa, por isso, uma agência sabe onde e o que o negócio precisa após avaliá-lo, entendendo as suas carências e transformando os resultados negativos em positivos.
Comunicar-se dentro do mercado também traz questões vantajosas em relação à concorrência, que acabará identificando as mensagens e planejando meios para se destacar, ocasionando a competição e por sua vez, uma movimentação dentro do nicho.
Por isso, ter comunicação acaba trazendo vantagens das quais as agências de marketing sabem identificar para aprimorar e com isso, fazer com que as metas e os objetivos do empreendimento sejam atingidos.
Sendo assim, uma contratação de agência de marketing pode contribuir com o crescimento da indústria e movimentação dentro de um segmento mercadológico.
A empresa deve buscar a agência após fazer um conhecimento prévio das suas necessidades, assim como, ter uma definição clara dos seus objetivos e metas que irão ser conquistadas com uma boa influência de marketing.
Embora a empresa possa ter o departamento próprio de marketing, contratar uma agência pode ser fundamental para estratégias mais assertivas, isso porque os profissionais que trabalham no negócio possuem conhecimento e estratégias para o mercado.
Uma empresa pode contratar uma agência quando deseja se destacar no mercado ou quando houver um crescimento de negócios, de modo que as estratégias possam comunicar o que o produto atende as necessidades, e assim, conquistar clientes.
Com uma boa equipe de marketing de uma agência, uma empresa pode conquistar suas metas e objetivos em um curto prazo, sendo referência para clientes, concorrentes e despertando até mesmo o desejo de profissionais fazerem parte da equipe.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.