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      Passo a passo para começar a sua estratégia no digital

      Construir uma boa estratégia no digital é fundamental para a presença da marca na web, afinal, as pessoas estão cada vez mais conectadas, procurando soluções e comprando por meio de diferentes canais on-line.

      O marketing digital é um conjunto de atividades que as empresas executam na internet, com o objetivo de atrair novos negócios, desenvolver a identidade da marca e criar relacionamentos positivos.

      Existem várias estratégias que podem ser realizadas nesse sentido, como o Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, otimização de páginas (SEO), entre outras. Embora seu conceito pareça muito claro, também é muito subjetivo.

      Para os gestores e, principalmente, para os novos empreendedores, pode ser muito difícil compreender algo tão abrangente, pois muitos não sabem se qualquer ação na internet pode ser considerada como marketing digital.

      Também existem muitas dúvidas em relação às estratégias mais importantes e de que maneira a marca pode aproveitar o máximo dessas ações. No entanto, o marketing digital não é mais uma tendência, mas, sim, uma necessidade.

      Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar algumas dicas para desenvolver uma boa estratégia de marketing digital e falar sobre a importância de garantir a presença do seu negócio na web.

       

      Dicas para começar uma boa estratégia digital

      Para criar uma boa estratégia de marketing digital, a primeira coisa a ser feita é estabelecer objetivos, e para alcançá-los, várias ações precisam ser trabalhadas.

      Tentar prever cenários e documentar as ações realizadas pela companhia nada mais é do que um plano de marketing, e ele contém todas as fontes de informação que podem ser utilizadas.

      Supondo que uma empresa de serviços de mão de obra queira aumentar suas vendas, o objetivo do marketing deve ser aumentar a quantidade de leads qualificados.

      Para aumentar o número de potenciais clientes, é necessário considerar as características da persona, como:

      • Idade;
      • Profissão;
      • Escolaridade;
      • Gênero;
      • Estado civil;
      • Problemas;
      • Necessidades.

      Essas e outras informações sobre o perfil de cliente ideal devem ser analisadas, além de estabelecer um plano para que o negócio consiga alcançar seu objetivo no marketing.

      Unir todos esses elementos pode ser algo muito complexo à primeira vista, no entanto, existem alguns recursos que podem ajudar. São eles:

       

      Definir os objetivos do negócio

      A primeira coisa que você deve fazer é definir o objetivo do negócio, isso porque quando eles são maiores, a companhia precisa cumprir várias metas pequenas, e esse processo é a divisão entre objetivos principais e secundários.

      Além de ser algo complexo, o prazo também é muito importante, nesse contexto, o planejamento deve abranger objetivos de curto, médio e longo prazos.

      Este é o primeiro passo para criar um planejamento de marketing e é, também, o mais valioso, pois se a companhia errar na definição de seus objetivos, pode acabar comprometendo a estratégia.

      Para não ter esse problema, um fabricante de parquinho de madeira rústico pode utilizar o método SMART, uma sigla em inglês para as palavras Specific, Measurable, Actionable, Relevant, Time-bound.

      Em português, respectivamente, específico, mensurável, atingível, relevante e temporal. Estas são as características que o objetivo do seu negócio precisa reunir.

      Ou seja, aquilo que você pretende alcançar com as estratégias de marketing precisa ser específico, fácil de mensurar, atingível, relevante para a companhia e ter um prazo para ser alcançado.

       

      Definir os KPIs

      KPI é uma sigla para Key Performance Indicator (Indicadores-chave de performance), e eles precisam ser definidos porque todos os objetivos são acompanhados de indicadores.

      No entanto, as organizações se veem diante de uma grande quantidade de informações, daí a importância de olhar para os indicadores corretos. São eles que vão mostrar para o seu negócio se ele realmente está no caminho certo.

      Em linhas gerais, se o fabricante de fralda geriátrica noturna está fazendo o que precisa para alcançar seus objetivos.

      Os KPIs são números absolutos ou percentuais que a organização pode medir, analisar e são fundamentais para seu sucesso.

      Vamos supor que a companhia queira aumentar o tráfego em seu site, assim sendo, ela precisa estabelecer um mínimo diário de visitas para a plataforma, sendo este um indicador válido.

      É importante dizer que os indicadores podem ser de qualquer natureza, desde que sejam relevantes e mensuráveis. As métricas de marketing podem ser indicadores-chave quando se tornam fundamentais para a estratégia da corporação.

       

      Definir a persona

      A persona nada mais é do que um personagem semi fictício que reúne todas as características do cliente ideal da empresa. Dentro do marketing digital, ela é fundamental porque suas estratégias precisam ser direcionadas.

      Se as ações de marketing da internet não forem direcionadas para o público certo, a única coisa que a marca vai conseguir é desperdiçar tempo e dinheiro.

      Em vista disso, um fabricante de porta de vidro de correr 4 folhas deve investir tempo e recursos para elaborar sua persona de maneira detalhada.

      Procure usuários na base de leads, assim como pessoas nas redes sociais e em pesquisas na internet, mas se o seu negócio já tiver uma persona documentada, é possível enriquecer suas características para expandi-la.

      A corporação precisa perguntar qual é o problema de seus clientes e de que maneira ela pode ajudar a resolvê-los, contudo, é fundamental explorar tópicos extras, para que o perfil seja realmente elucidativo.

      Por exemplo, para complementar a análise do avatar, pergunte para as pessoas quais livros elas leem, quais são os seus influenciadores preferidos, os eventos que gostam de frequentar, entre outras informações do tipo.

      Uma empresa que consegue se aprofundar na definição da persona sempre terá acesso a mais e melhores oportunidades.

       

      Por que é importante estar presente na internet?

      Todo tipo de negócio, como um fabricante de squeeze personalizado infantil precisa ter uma presença sólida nos canais digitais.

      A presença digital, também conhecida como presença online, nada mais é do que a maneira como a organização se posiciona nos diferentes canais digitais e de que maneira utiliza esses recursos para construir o relacionamento com os consumidores.

      Mais do que isso, de que maneira ela trabalha com essas plataformas para construir sua relevância e credibilidade. O consumidor moderno adquiriu o hábito de procurar as empresas e produtos na internet e compará-los para tomar a decisão de compra.

      Os meios digitais facilitaram muito as pesquisas e ajudam as pessoas a encontrarem rapidamente soluções e marcas de seu interesse. Por essa razão, o ambiente digital se tornou a ferramenta mais importante para os consumidores.

      De acordo com especialistas no assunto, qualquer negócio que seja facilmente encontrado na web conquista uma ideia positiva por parte do consumidor, principalmente daquele que ainda não conhece a marca.

      Por exemplo, se alguém está procurando uma pistola pintura eletrostática, pode encontrar uma nova loja que vende esse produto, mas que antes ele não conhecia.

      De um lado, temos as empresas que se beneficiam, uma vez que chegam ao conhecimento de uma quantidade maior de pessoas. Do outro lado, temos o consumidor, que adquire novas possibilidades de comprar o que precisa.

      Só que essas vantagens também tornam o mercado mais competitivo, afinal, todas as marcas estão investindo em marketing digital e competem entre si para atrair a atenção do cliente.

      É assim que uma confecção de jaqueta impermeável vai fazer com que mais pessoas conheçam os seus produtos e terá a chance de se relacionar com elas.

      Não podemos nos esquecer de que a ausência de uma empresa nos canais digitais pode ferir a imagem da corporação. Essa construção se tornou algo tão comum, que qualquer companhia que não se encaixe nesse quesito, acaba se tornando algo duvidoso.

      Mesmo que o negócio seja idôneo e ofereça uma solução de excelente qualidade, o fato de não estar na internet levanta suspeitas, pois o consumidor moderno sabe que as melhores opções ele vai encontrar na web.

      Além disso, para uma autoescola especializada em regularização cnh e tantos outros negócios, a presença na internet também é uma forma de construir um relacionamento promissor com as pessoas.

      Se alguém visitar o seu estabelecimento e gostar daquilo que você vende, vai procurá-lo nas redes sociais, o site oficial, o blog ou qualquer outra informação no Google, se não encontrar, não vai conseguir manter um relacionamento de longo prazo.

      O consumidor moderno precisa se relacionar com as marcas, por isso, é muito importante cultivar uma presença sólida e, consequentemente, estabelecer uma relação de confiança com o seu público.

       

      Considerações finais

      Como vimos, para começar a desenvolver uma estratégia digital de sucesso, o empreendedor precisa saber quais são os seus objetivos, definir os indicadores de desempenho e conhecer a sua persona.

      As respostas para essas questões vão formar a base para as estratégias de marketing que a marca vai usar, tornando suas decisões mais assertivas e valorizando os investimentos.

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

       

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