A gestão de tráfego auxilia no aumento da visibilidade de um negócio para seu crescimento, e há várias formas de fazer isso. E uma delas é a atração de muito mais potenciais leads ao seu site ou e-commerce.
E para otimizar esse processo, é fundamental conhecer o que é a gestão de tráfego. Principalmente porque uma boa gestão de tráfego, pode alavancar as vendas do negócio na internet. Pagando menos se fizer um anúncio de qualidade ímpar.
Uma empresa de construção que venda concreto usinado 30 MPA se começar a vender online, vai precisar contratar um gestor de tráfego, para fazer com que mais leads cheguem ao seu site e possam comprar deles, a gestão vai aumentar as vendas desse negócio.
Mas isso só vai acontecer se o site tiver um bom posicionamento no Google. Se o site for ruim, e chegar leads nele, provavelmente será dinheiro jogado fora, pois os leads não vão comprar.
Afinal, ninguém quer adquirir um produto como por exemplo um compressor parafuso usado, num site de vendas meia boca, muito mal feito onde demora mais de 3 minutos para carregar. Além da paǵina de comprar ser totalmente desleixada.
Dados atuais mostram que há em torno de 1,3 milhão de sites de e-commerce no Brasil. Por conta disso, se tornou difícil ter destaque. Uma das estratégias mais básicas pode ser saber as principais informações de quem já acessou suas páginas.
Um e-commerce de encadernação de monografia, pode olhar as métricas dos acessos das páginas. Observar com qual interesse essas pessoas acharam a empresa deles, e focar em fazer anúncios voltados para esse tipo de pessoa, estratégia básica do marketing.
Ter um site otimizado, e bem feito não é só uma característica que a empresa deve ter, é um elemento importantíssimo para o sucesso das vendas. Sem vendas não há lucros, sem lucros não há empresa que dure por muito tempo.
Muitas empresas negligenciam certos aspectos, mesmo que sejam empresas do ramo tradicional de negócios. Mesmo uma empresa de serviços voltada para coleta de efluentes sanitários precisa de uma boa classificação no Google.
Não importa o serviço para o Google, se for uma boa página e estiver chegando acessos a ela, significa que há interesse. Assim, anunciar e fazer gestão de tráfego daquela empresa, será muito mais eficiente.
O gestor de tráfego é um profissional muito procurado na atualidade, principalmente para trabalhar em agências de marketing digital. Ele gerencia atividades de tráfego orgânico e tráfego pago sempre que preciso.
Esse profissional é fundamental para dar auxílio na construção de uma estratégia de marketing que seja eficaz para a empresa, seja para o crescimento das vendas, dar maior visibilidade ao negócio ou para posicionar melhor uma marca no mercado.
Por exemplo, uma autoescola que começa a investir no digital pode contratar um gestor de tráfego para gerenciar suas campanhas, porque o gestor vai saber bem como criar uma campanha, como uma pensada em encontrar uma auto escola perto de mim e segmentar bem ela, gerando assim bons resultados.
Se uma pessoa tem uma empresa e quer promover o seu produto ou serviço na internet, é fundamental que ela realize a contratação de um gestor de tráfego. O gestor vai exercer um papel importantíssimo.
A empresa mesmo pode analisar as plataformas existentes e começar o planejamento de uma estratégia de tráfego.
Porém, com o passar do tempo vai perceber que isso exige mais conhecimento técnico para que funcione perfeitamente, e para que a solução que a empresa vende seja vista pelo público correto na internet e no momento certo.
Uma empresa que vende placa luminosa para fachada de loja deseja que sua solução chegue até os clientes certos, pois a conversão nesses casos é muito mais provável. E o público alvo desse tipo de produto, são os donos de lojas.
É nesse momento que o gestor de tráfego atua. Ele vai fazer todo o gerenciamento das campanhas de anúncios, sempre analisando de modo detalhado as plataformas usadas, além de controlar os investimentos da empresa de forma estratégica e de olho nas métricas.
O gestor de tráfego, tem se tornado a profissão mais importante nesse mercado, dado que as empresas precisam alcançar as pessoas e de forma barata. Não há melhor lugar para isso do que anunciar nas plataformas de mídia social ou nos buscadores.
Como já foi mostrado, o gestor de tráfego tem muito valor e responsabilidade dentro do negócio, pois sua função é fundamentalmente estratégica e funciona como referência para todas as outras, marketing de conteúdo, design e conexão com o cliente.
Sua rotina engloba o uso de várias ferramentas de marketing digital que deem recursos para concluir o gerenciamento das mídias sociais ou gerenciador dos anúncios.
São essas ferramentas que podem oferecer métricas essenciais para a análise de resultados e para que novas estratégias sejam planejadas. Entre as funções do gestor de tráfego, pode-se citar:
As funções do gestor de tráfego giram em torno principalmente da análise de métricas, para poder dar as recomendações ao time de designer.
Se uma empresa que vende adesivo para geladeira precisar da taxa de conversão, o gestor pode providenciar isso sem muitas dificuldades, pois é uma de suas atribuições.
O gestor de tráfego trabalha com diversos recursos do marketing digital. Ele atua com ferramentas, plataformas, buscadores e vários outros recursos que possuam um potencial de público-alvo.
Ele pode atuar com o tráfego orgânico, onde estratégias são usadas sem a utilização de verba. É quando o gestor não investe dinheiro para que anúncios surjam em destaque para os usuários, mas foca na criação de conteúdos importantes e com muita qualidade.
A outra escolha é optar por trabalhar com o tráfego pago, que tem costume de ser usado em campanhas, lançamentos e em planejamentos específicos.
Vale ressaltar que esse trabalho engloba muita sensibilidade e percepção. Não se trata só de construir campanhas. Como já mostrado, se fosse apenas isso, qualquer um faria. Porém, é necessário criatividade, muitas análises estratégicas e muito controle financeiro.
O gestor de tráfego tem a responsabilidade pela captura de novos clientes. Ele faz a análise do comportamento dos usuários que entram no site e nas redes sociais.
Através dos dados coletados, este profissional vai ajudar a elaborar estratégias mais eficazes, seja para engajamento, de e-commerce. Além disso, vai realizar campanhas de anúncios para a criação de tráfego pago por meio de publicidade.
E outra atividade fundamental feita pelo gestor é produzir uma conexão com a sua audiência por meio:
Assim, não há incertezas da importância do gestor de tráfego para as empresas atuais que desejam se posicionar no mercado e adquirir novos clientes. Esse profissional é uma das bases de todas as atividades na sua empresa que tenham esse objetivo.
Vale lembrar que essa audiência analisada por ele é aquela que tem muito impacto no posicionamento da sua empresa. O profissional tem a experiência e uso de ferramentas próprias para fazer essas análises e monitoramento do comportamento do público.
O problema é que, se a marca apenas impulsionar os anúncios sem algum tipo de estratégia eficaz e bem feita, seu investimento será provavelmente em vão. Logo, vale lembrar da importância de contratar um bom gestor de tráfego.
Uma empresa que vende compensado de pinus 10mm e precisa fazer campanhas, inteligentemente ao invés de só por dinheiro e impulsionar os anúncios, deve contratar um profissional e ele monta uma estratégia eficaz para aumentar as vendas.
Em uma sociedade totalmente conectada, realizar ações eficientes para aumentar o tráfego do site e redes sociais da sua empresa é fundamental.
O mercado digital virou um dos principais pilares para que um negócio cresça e traga mais visibilidade para a empresa. Porém, o que acaba fazendo com que uma marca permaneça firme são as vendas.
E elas são dependentes desse tráfego. Dessa forma, a gestão de tráfego é a base para alcançar cada vez uma quantidade maior de vendas, ou seja, ela ajuda a empresa a ter uma boa geração de leads e consequentemente mais possibilidade de conversão.
O gestor de tráfego tem a responsabilidade de gerar ações que alcancem novos clientes que tenham a capacidade de fechar uma compra, baixar algum e-book, se inscrever em um curso, e muitas outras coisas.
Compete a esse profissional analisar esse comportamento nas mídias sociais, sites, e em várias outras plataformas do meio digital onde se alocam os clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.