Poucas áreas cresceram tanto dentro do esporte como um todo quanto o que tem sido visto nos últimos anos com o marketing esportivo. Considerado um dos setores mais importantes de qualquer empresa do segmento, ele está presente em tudo o que é capaz de gerar receita, interesse e engajamento dentro do esporte.
E essa realidade pode ser vista em grandes eventos esportivos, como Copa do Mundo ou Jogos Olímpicos, mas também em competições menores e dentro de clubes de futebol dos mais variados portes – desde potências até pequenos clubes de pequenas cidades.
Porque, afinal de contas, em todas essas situações, é possível encontrar oportunidades de negócio que podem ser muito lucrativas, desde que bem trabalhadas através justamente de ações de marketing.
Quais seriam, afinal, essas possibilidades? Vamos conhecer algumas das principais tendências do marketing esportivo.
Por muito tempo, vários times de futebol sofreram com um problema quase que crônico: a escassez de sócios, além de uma inadimplência bastante alta. Clubes de maior poder aquisitivo, que podiam contratar grandes jogadores, até conseguiam manter um bom número dentro do quadro associativo. Mas eram exceções.
Nos últimos anos, porém, levar o torcedor de volta à vida do clube e, consequentemente, gerar receita, tem sido uma das principais tarefas dos departamentos de marketing esportivo dos clubes de futebol.
Com ações voltadas a incentivar a associação dos torcedores – como descontos e prioridade na compra de ingressos para os jogos, por exemplo -, o que tem se visto é uma verdadeira competição entre clubes e torcidas para ver quem consegue ficar na frente em número de sócios.
Uma enorme mudança que, graças ao marketing esportivo, tem beneficiado a todos.
As redes sociais são mais que um mero instrumento para facilitar a vida do marketing esportivo. Elas são verdadeiras protagonistas dentro do processo, exercendo um papel fundamental na divulgação das ações, mas também gerando receitas através de suas ferramentas.
Com um potencial de alcance enorme, redes como o Instagram oferecem inúmeras possibilidades de divulgação da marca, com conteúdo podendo ser direcionado para os mais diversos públicos.
A capacidade de comercialização de produtos para um público altamente engajado também é outro elemento que faz das redes sociais algo tão importante do marketing esportivo.
Um dos grandes avanços tecnológicos da humanidade, a realidade virtual é também um prato cheio para ser trabalhado pelos profissionais de marketing esportivo.
Através da realidade virtual, é possível vivenciar experiências diversas, como se reunir com amigos, participar de uma reunião e, claro, estar dentro de estádios assistindo a eventos esportivos. Tudo isso, porém, sem necessariamente estar nos lugares para os quais se é “transportado” de maneira virtual.
Claro, através da nova tecnologia, não é mais necessário que uma pessoa pare o que está fazendo para ser fisgado por uma ação publicitária. Ao contrário, o público alvo pode até fazer parte da ação. São inúmeras as possibilidades e, sem dúvida, essa é uma das principais tendências para o marketing esportivo.
O futebol feminino está em franca expansão no Brasil. A modalidade já era forte em alguns países, como Estados Unidos, França e Espanha – onde 90 mil pessoas já lotaram um estádio para ver uma partida entre mulheres -, mas no Brasil há poucos anos apenas passou a ser vista com mais atenção.
Aos poucos, porém, o mercado vai crescendo. Emissoras de televisão já transmitem com frequência jogos e a CBF organiza campeonatos de três divisões nacionais. Obviamente que, diante desse crescimento de exposição, surge também a oportunidade para que empresas invistam no setor.
E as ações de marketing têm se tornado cada vez mais crescente entre as mulheres, cujo interesse pela modalidade tem superado o preconceito e só aumentado.
Quando se olha para os 40 times que disputam as séries A e B do futebol brasileiro é difícil encontrar algum que não tenha como patrocinador alguma casa de apostas.
De fato, com o andamento no Congresso do processo de regulamentação das apostas esportivas no país, diversas plataformas, como a bet365, entre outras, passaram a ser difundidas no cenário brasileiro.
Como não poderia deixar de ser, mais um excelente filão para que profissionais de marketing esportivo possam explorar, através de ações que podem gerar muitas vantagens tanto para torcedores, como para os próprios clubes.