O desenvolvimento do termo marketing acompanhou a necessidade da publicidade, que por sua vez, surgiu pela alta competitividade e carência para se sobressair.
Com o tempo, o marketing passou a se expandir, saindo do tradicional (mídias externas) para o espaço digital, sendo denominado de marketing digital, incluindo técnicas e estratégias que acompanham o crescimento da comunicação virtual e principalmente das redes sociais.
O marketing é tão volúvel quanto os processos de comunicação e relacionamentos. Mas, referente ao marketing para o mercado financeiro, o que é e como funciona?
O termo marketing é referente ao que pode ser considerada uma mercadológica focada em explorar, criar e impor valor, qualidade e benefícios de uma marca, empresa, produto ou serviço; sendo exposto em formato de publicidade e propaganda, através do desenvolvimento de comunicação e relacionamento com os clientes.
Anteriormente à expansão e popularização da internet e demais mídias digitais, o marketing recebia a denominação de “Marketing Tradicional” incluindo técnicas e estratégias de publicidades tradicionais, dentre as possibilidades que cada época fornecia.
Com o surgimento de mídias digitais como a televisão, internet, computador, smartphones, e demais tecnologias, o marketing passou a migrar para o digital e se adaptar nos espaços nos quais mais atraíam a atenção e tempo de seus consumidores, tornando-se o “Marketing Digital”.
Posteriormente, o marketing segue se desenvolvendo e se transformando conforme se transforma seu público, criando cada vez mais estratégias e se modificando para se encaixar e criar um relacionamento fiel com clientes.
Em relação ao mercado financeiro, basicamente segue o mesmo padrão de todas as áreas, ou seja, todas as áreas necessitam de se promover, engajar e se destacar de seus concorrentes, provando seu valor e qualidade para serem escolhidos, com o mercado financeiro não seria diferente.
Empresas, marcas, instituições e serviços precisam de se promover e impor ao público sua validação, criando laços de comunicação e relacionamento. O que irá mudar de setor para setor, são as técnicas, meios de comunicação e estratégias de publicidade, que devem sempre focar no público, serviço/produto e concorrentes.
O marketing é indispensável para qualquer área. Sem o investimento em marketing não é possível se apresentar, se destacar e impor seu valor através da publicidade enquanto marca/profissional; é como ser invisível em relação aos concorrentes (que em contrapartida estarão dispostos a impor seu posicionamento no mercado).
Para o setor financeiro, é importante entender quais as principais tendências do setor, como aproveitar o espaço das redes sociais para criar laços e conexões com os usuários e principalmente como impor informações financeiras de forma acessível e de fácil entendimento, sem muita burocracia (dentro do que é possível).
É sempre indicado a contratação de uma agência de marketing ou profissionais especializados na área, gerando a garantia de um melhor resultado de marketing, métricas corretas e estratégias preparadas para cada situação, público e focado nas tendências de cada área.
Caso não seja possível, comece pelo básico: esteja inserido nos espaços que o seu público mais o procura, crie planejamento de conteúdos e informações, e foque em um design preparado para sua área. Posteriormente, acompanhe dicas e informações de profissionais na área do marketing financeiro.
O empreendedorismo está cada vez mais em alta, trazendo uma nova visão de sucesso e crescimento profissional para muitas carreiras, visto que dentre seus principais benefícios estão técnicas de publicidade e marketing mais acessíveis com a liberdade da internet e principalmente das redes sociais.
Com isso, uma empresa que não desenvolve estratégias e metodologias de marketing irá perder seu espaço para marcas e empresas empenhadas em criar um relacionamento e comunicação com os usuários (clientes em potencial). A competitividade impõe que só as melhores empresas se destaquem e sejam de fato escolhidas, e esse destaque começa pelo marketing.
É possível começar com posts diários, comunicação direta com os usuários, interação para entender suas prioridades, principais necessidades, criar conteúdos inteligentes e necessários (no caso do mercado financeiro, por exemplo: “como investir em criptomoedas”, “benefícios e cotação da Stellar hoje”, entre outros), focando sempre em publicidade e design.
Com a tecnologia e internet, é possível investir em marketing digital de uma forma mais acessível, possibilitando o crescimento e sucesso na área gradativamente.