O site é a plataforma mais importante para uma empresa porque ele representa o canal oficial da marca na web, além de ser a base para as estratégias de marketing digital e vendas online.
Mas, não basta apenas construir o site e esperar que as coisas aconteçam, é necessário trabalhá-lo e melhorá-lo continuamente para atrair visitantes.
Quando se fala em atrair visitantes, logo nos lembramos de SEO, mas mesmo sendo fundamental, não se pode pensar apenas nas imposições do Google. Embora elas sejam necessárias, a empresa deve pensar nos visitantes, e é assim que vai atrair leads.
Captar leads (potenciais clientes), significa atrair pessoas para o site, mas não se trata de qualquer pessoa. Na verdade, a organização vai atrair quem realmente tem interesse em suas soluções.
Essa atividade é muito importante porque, no fim das contas, o que todo negócio quer é vender, mas diante das mudanças no comportamento do consumidor moderno, é necessário atrair os interessados.
Aqui entre a captação de leads e o site tem papel fundamental nesse processo. Neste artigo, você vai descobrir como fazer isso por meio dele, entender a importância desse processo e como trabalhá-lo de outras maneiras.
O site institucional é o canal oficial da empresa na internet, sendo fundamental para transmitir credibilidade e confiança aos consumidores. Mas, ele também é peça-chave na captação de clientes, e algumas formas de fazer isso são:
Para que a captação de clientes seja qualificada, é necessário produzir conteúdos que sejam do interesse do público. Quando uma pessoa pesquisa sobre andaime tubo roll locação, deseja saber várias informações sobre o assunto, antes de contratar.
Por meio da estratégia de marketing de conteúdo, a companhia consegue se destacar entre os concorrentes e aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa, sendo encontrada por mais usuários.
Eles querem tirar dúvidas sobre os mais variados segmentos, conhecer os benefícios das soluções e estabelecer um relacionamento com as marcas. Tudo isso é possível por meio da produção de conteúdos relevantes.
A partir do momento em que o negócio oferece esses materiais, aumenta as chances de se relacionar com as pessoas em longo prazo.
Bons conteúdos são uma estratégia decisiva para atrair pessoas de maneira orgânica e despertar o interesse pelos produtos e serviços.
Outra estratégia importante para atrair leads pelo site é criar uma landing page. Toda página para onde os usuários são direcionados durante uma ação de marketing é conhecida como landing page ou página de aterrissagem.
Além de produzir conteúdos que agregam valor aos usuários, é necessário criar uma página onde as pessoas possam se cadastrar para dar continuidade à ação desejada.
Mas para que isso seja possível, uma empresa de guincho para motos 24 horas precisa inserir um formulário de contato na página. O formulário deve solicitar apenas informações básicas, como nome e e-mail.
Entretanto, para que o visitante preencha essas informações, é necessário oferecer algo em troca, como:
Existem vários materiais que podem ser usados, e tudo depende do objetivo da estratégia. De qualquer forma, é necessário oferecer algo em troca das informações solicitadas e que estejam de acordo com a estratégia.
Além de inserir formulários em espaços fixos das páginas, é possível adicionar pop-ups que serão exibidas de acordo com a navegação realizada pelo usuário.
Ao fazer a inserção, certifique-se de que a estratégia seja exibida de acordo com o interesse dos visitantes, sempre oferecendo benefícios e possibilidades para que estejam sempre em contato com a empresa.
Se o visitante está na página de produtos, mas está prestes a sair, apresente o formulário em formato de pop-up para receber novidades sobre os produtos e serviços.
Para um fabricante de bolsa personalizada para aniversário, captar leads é importante por diversas razões. As etapas de vendas dependem da metodologia usada pela empresa e das estratégias de marketing.
Elas são representadas pelo funil de vendas, onde no topo estão as pessoas que acabaram de conhecer a marca e no fundo estão aquelas que estão prestes a comprar.
É durante o funil que a companhia vai qualificar esses contatos e manter contato com aqueles que realmente querem comprar.
Diante de todas as mudanças no comportamento do consumidor, as companhias buscam maneiras de aumentar a base de clientes. Mais do que isso, elas também procuram maneiras de fidelizá-los.
Mas, para que seja possível atravessar os leads pelo funil até que estejam prontos para comprar, primeiro a marca precisa investir em captação.
A captação de leads é importante para as estratégias de e-mail marketing porque é dessa forma que a organização vai formar sua base de contatos de maneira orgânica.
Ademais, para uma empresa de limpeza de colchão a vapor, a captação também é necessária para que ela possa iniciar suas ações de prospecção. A captação de leads reúne dados sobre as pessoas e a partir disso o negócio entra em contato com elas.
Tudo isso acontece com o auxílio de ferramentas tecnológicas, como o banco de dados, que permite entender profundamente o consumidor.
A base de leads formada por pessoas que um dia serão clientes é formada por usuários que possuem padrões comportamentais em comum. O negócio será capaz de identificar e compreender as demandas das pessoas e comportamentos que se destacam.
Por exemplo, se a corporação conquistou mil assinaturas para sua newsletter, vai descobrir quais são as características demográficas em comum entre as pessoas que se interessam por sua solução.
O lead é alguém que demonstrou interesse pelo produto ou serviço, por exemplo, preenchendo o formulário de contato. É alguém que está mais propenso a contratar impermeabilização de estofados automotivos de determinada empresa.
Uma vez que está prestes a consumir a solução, está mais perto de se tornar um cliente do que um visitante esporádico. Mas, é importante cuidar desse potencial cliente com muito cuidado.
A captação é um processo que passa pela oferta de um benefício, mas se o lead não se identificar com ela, a marca perde uma boa oportunidade.
Para estruturar adequadamente sua estratégia de captação de leads, existem algumas práticas que não podem ficar de fora do planejamento. São elas:
O propósito da empresa é fazer as pessoas aceitarem suas ofertas, mas para despertar esse desejo, é necessário investir em exclusividade.
Oferecer algo exclusivo ou muito concorrido desencadeia uma reação psicológica, fazendo o indivíduo considerar a oportunidade como algo valioso e único.
Ao fazer isso, um fabricante de pasta empresarial personalizada faz com que os visitantes se esqueçam de suas dúvidas e preocupações e aproveitem a oferta.
Você já sabe que o usuário precisa preencher as informações pedidas em sua landing page, por meio do formulário de contato, mas para convencê-lo a realizar essa ação, é necessário ter um bom argumento.
A argumentação dentro de uma página de aterrissagem acontece por meio do CTA (Call To Action), um botão que mostra para o visitante o que ele precisa fazer em seguida.
Para funcionar, precisa se destacar na página, além de mostrar com clareza qual é a oferta. Por exemplo, se uma empresa de içamento está oferecendo um e-book, pode usar a frase “Baixe agora nosso e-book exclusivo”.
Além da frase, pense bem nas cores que vai usar, tendo em vista que esse recurso precisa se destacar do restante das páginas.
Por fim, é fundamental explorar canais diferentes porque mesmo que o foco seja o site institucional, é fundamental atrair visitantes para todas as plataformas usadas pela marca na internet.
O marketing digital conta com uma série de ferramentas que podem ser usadas, como e-mail marketing, redes sociais, anúncios no Google, entre outras.
Todas elas podem ser usadas por um fabricante de lona de circo para atrair as pessoas e convertê-las em leads. Apenas tenha em mente que cada canal possui suas particularidades e elas precisam ser respeitadas.
Crie landing pages específicas para cada campanha e descubra quais estratégias funcionam por meio de testes contínuos.
Gerar leads é um trabalho contínuo e que precisa envolver todos os canais usados pela marca, para que o site consiga se converter ainda mais.
Portanto, a relação de compra mudou muito nos últimos por conta da internet e da tecnologia, e essas duas ferramentas potencializaram o alcance das empresas, ao mesmo tempo em que aumentaram a concorrência.
A captação de leads é uma estratégia compatível com todas essas mudanças e precisa ser trabalhada por todas as empresas que queiram vender mais e expandir o alcance de sua marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.