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      SEO local: Entenda como melhorar a performance do seu site

      SEO local é um conjunto de estratégias de otimização que ajuda a destacar as empresas em pesquisas realizadas em determinada localidade. Seu objetivo é fazer com que o negócio se torne uma referência e atraia novos clientes.

      Neste exato momento, muitas pessoas estão buscando seu negócio na internet e elas podem entrar em contato, visitar o estabelecimento e se tornarem clientes. Quem tem um negócio local precisa investir em SEO por causa disso.

      Ao trabalhar com marketing digital, é muito importante voltar as atenções para as otimizações nos buscadores. A cada dia, o Google se torna um “especialista” em qualquer assunto, como no caso do cardápio de um restaurante.

      Também mostra aos usuários o endereço de uma loja, dentre outras informações que os usuários pesquisam no dia a dia sobre soluções viáveis para eles. Essas pesquisas são trabalhadas pelo SEO local e trazem oportunidades para pequenas empresas.

      É uma forma de melhorar o posicionamento do negócio e ser encontrado por pessoas que precisam dele, melhorando sua visibilidade.

      Neste artigo, entenda o conceito de SEO local, sua importância e de que maneira colocá-lo em prática no site do estabelecimento.

       

      O que é SEO local?

      SEO local é um conjunto de estratégias de otimização voltadas para os mecanismos de busca, tendo como objetivo melhorar o posicionamento da empresa, toda vez que alguém pesquisar sobre negócios na região.

      O foco é o site da empresa e sua página na plataforma Google Meu Negócio. É pensado para pesquisas que incluem um componente geográfico e essa característica o diferencia do SEO geral.

      Por exemplo, se alguém pesquisar algo como “etiqueta adesiva brilhante perto de mim”, a adição do termo “perto de mim” aciona o algoritmo de busca local, que muda a maneira como o Google apresenta seus resultados.

      O Google enxerga essa busca de outra maneira, visto que sua intenção é oferecer a melhor experiência aos usuários. Assim sendo, quando o usuário procura um estabelecimento próximo de onde está, o site rapidamente entende sua necessidade.

      A localização do indivíduo atua como fator essencial para classificar os resultados, fazendo com que ele encontre rapidamente a resposta que precisa.

      Devido ao aumento das buscas por meio de dispositivos móveis, o componente geográfico acabou se tornando o elemento mais importante para o Google.

      Isso acontece porque esses aparelhos acompanham a movimentação dos usuários, exigindo que os mecanismos de busca possam oferecer respostas compatíveis com o local onde eles estão.

      Independentemente de bairro, cidade, estado ou país, o Google sabe onde a pessoa está e vai trazer respostas apropriadas para o local.

      Nesse sentido, para otimizar o site do negócio, o SEO precisa evidenciar exatamente o endereço, as regiões que atende e mostrar para o buscador que a organização é relevante na região em que atua.

       

      Importância do SEO local

      Para todo tipo de negócio, como no caso de uma empresa de serviços terceirizados, o SEO local é muito importante. 

      Por meio dele, os usuários conseguem explorar melhor a cidade onde estão e conhecer todo tipo de estabelecimento, como:

      • Restaurantes;
      • Cinemas;
      • Academias;
      • Lojas;
      • Padarias;
      • Bares.

      Esses e muitos outros tipos de empresas são localizadas por meio de pesquisas locais, trazendo mais oportunidade porque aumenta a visibilidade das organizações nos resultados de pesquisa.

      Mas, mesmo diante das facilidades trazidas por ele, muitos empreendedores se perguntam se realmente vale a pena investir nessa prática.

      Além de valer a pena, o SEO local é importante por diversas razões. Uma delas é porque aumenta a visibilidade da companhia na região em que atua, independentemente do tipo de busca do usuário.

      Quando se trata de pesquisas locais, essa otimização ajuda a posicionar o negócio entre seus concorrentes, trazendo mais visibilidade para ele.

      Quanto mais visibilidade, mais a organização será conhecida, vai receber visitantes no site e no local, potenciais clientes vão entrar em contato e assim por diante.

      Para uma empresa de isotubos blindados, é uma forma de incentivar a tomada de decisão. Dentro da jornada do consumidor, as buscas locais estão relacionadas com a etapa da conversão.

      Quem procura um estabelecimento local, está querendo comprar alguma coisa em breve, por isso, os resultados de busca acabam incentivando a tomada de decisão.

      É nesse momento, inclusive, que o usuário vai ler comentários de outras pessoas, ver fotos do local e acompanhar pelo Google Maps como chegar até lá.

      Empresas que utilizam SEO local vai aparecer entre as primeiras posições e terão a chance de atrair a atenção do usuário.

      Para o usuário que vê os resultados, os links que aparecem bem posicionados têm mais credibilidade, pois as pessoas sabem que ocupam as primeiras posições porque conquistaram a confiança da plataforma.

      No que diz respeito às buscas locais, demonstram mais autoridade em determinada região e conseguem se destacar entre seus concorrentes.

      Por fim, para um fabricante de etiqueta termocolante personalizada, as pesquisas locais permitem que ela seja conhecida por pessoas que ainda não conhecem o negócio.

      Em linhas gerais, o recurso faz com que o negócio apareça para potenciais clientes, sem que para isso seja necessário investir em mídia paga.

       

      Como trabalhar com SEO local?

      Agora que você já entende a importância do SEO local para as empresas, chegou o momento de saber como trabalhá-lo, e algumas dicas para isso são:

       

      Focar nos resultados

      Os especialistas em SEO geral têm como foco o tráfego orgânico, mas no SEO local, a ideia é outra. Quando o usuário pesquisa um negócio no Google, deseja uma informação rápida, como o endereço ou telefone do estabelecimento.

      Por exemplo, se alguém quiser saber sobre auto socorro, vai encontrar sites que falam sobre o assunto, mas se o usuário pesquisar sobre “hospital mais próximo”, então o Google vai oferecer informações sobre o local.

      O usuário não precisa acessar o site da empresa para obtê-las, por isso, ao investir em SEO local, tenha como foco as necessidades dos usuários.

       

      Incentivar avaliações

      As avaliações de clientes são muito importantes para a decisão dos demais, visto que mostram o que outras pessoas pensam sobre o negócio, sem mostrar o que a própria marca pensa sobre ela.

      Essas avaliações também são muito importantes para o ranqueamento do Google, e o buscador entende o que os usuários pensam sobre seu negócio.

      Quanto mais avaliações e notas positivas, melhores as posições que o estabelecimento vai conquistar. Incentive seus clientes a comentarem e avaliarem sua empresa em seu perfil no Google Meu Negócio.

      Os elogios merecem atenção e gratidão, mas as críticas precisam de mais atenção e o negócio deve respondê-las, sempre mostrando que está disposto a resolver um problema.

       

      Criar um site responsivo

      O site responsivo de uma empresa de chapa lambril para portão é fundamental para as estratégias de otimização locais. As pesquisas mobile aumentaram muito e as buscas locais são muito usadas em movimento.

      O usuário precisa ter a possibilidade de acessar o site por meio de qualquer dispositivo, mesmo porque, o próprio Google sabe que as pessoas usam seus smartphones para isso.

      Assim sendo, busca priorizar sites que oferecem essa possibilidade, então, qualquer marca que queira ser bem posicionada precisa investir em design responsivo.

      A responsividade diz respeito à boa navegabilidade em qualquer tamanho de tela e inserir as informações mais importantes sobre um fabricante de torneira Kohler banheiro, para quem acessa pelo celular.

      O telefone de contato e as orientações sobre como chegar ao local são exemplos de dados que precisam ser inseridos, facilitando a vida da maioria das pessoas.

       

      Fazer marketing de conteúdo

      Muito além de ter um site responsivo, é necessário posicioná-lo de maneira orgânica nos resultados, e nada melhor do que o marketing de conteúdo para fazer isso.

      Produza materiais relacionados à região onde o estabelecimento atua. Por exemplo, um pet shop pode falar sobre locais da cidade onde os tutores podem passear com seus animais.

      Também pode dar dicas de estabelecimentos pet friendly na região, como shoppings, hotéis, restaurantes, entre outros.

      Assim como é importante otimizar o espaço físico, por meio de placa de estacionamento personalizada, os negócios também precisam otimizar seus conteúdos para as regiões em que atuam.

      Faça uma pesquisa de palavras-chave compatíveis com buscas locais, usando o nome da cidade, do bairro, entre outros termos.

       

      Considerações finais

      A intenção do SEO local é melhorar a experiência de usuários que precisam de respostas e procuram produtos e serviços na região em que se encontram.

      Para que seu negócio apareça bem posicionado nessas buscas, adote boas estratégias de SEO. Ele vai ajudar sua empresa a aparecer para as pessoas certas, que estão perto de você e no momento mais adequado.

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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