Produzir conteúdos é crucial para qualquer empresa que queira se destacar e construir uma presença notável na internet, mas mesmo diante da relevância dessa prática, ainda vemos muitos gestores em dúvida sobre o assunto.
Eles não sabem qual tipo de material é mais eficiente e não existe uma resposta única ou definitiva sobre isso. Na verdade, tudo vai depender do tipo de empresa e das características de sua persona.
Por exemplo, uma pessoa que constrói imóveis e depois vende, precisa ser alguém que sabe negociar as propriedades e se mostrar parceiro, visto que a aquisição de uma propriedade é um momento importante na vida das pessoas.
Da mesma forma, uma academia precisa conversar com seu público sobre saúde e bem-estar, visto que a qualidade de vida é uma de suas maiores preocupações.
O tipo de conteúdo pode variar, assim como as pautas que serão trabalhadas, mas tudo deve ser embasado no tipo de negócio, em seus propósitos e nos objetivos que pretende alcançar ao longo do tempo.
Neste artigo, vamos mostrar os tipos de materiais que podem fazer seu negócio ganhar notoriedade na web e de que maneira produzir conteúdos de qualidade.
Quando se fala em conteúdo, a intenção é ajudar o negócio a produzir materiais que chamam a atenção da audiência, ajudem as pessoas a resolver seus problemas e esclareçam suas principais dúvidas.
O problema é que muitos gestores e profissionais de marketing ficam em dúvidas sobre o tipo mais adequado.
Em primeiro lugar, é necessário definir a persona, um personagem semi fictício que representa o cliente ideal, com características, como:
Depois, uma loja de móveis para sala planejada pequena simples precisa determinar quais são suas estratégias e os objetivos que pretende alcançar com elas. A partir disso, pode produzir diferentes tipos de conteúdo.
Tendo em vista que o propósito é gerar mais visibilidade e melhorar os resultados, algumas das melhores opções são:
Vamos começar pelo tipo de conteúdo mais produzido na web, o blog post. Criar materiais para o blog é o carro-chefe do marketing de conteúdo de qualquer marca.
A internet está recheada de materiais desse tipo, mesmo assim, é necessário trabalhar com eles, mas ao mesmo tempo procurar maneiras de se destacar.
Evite produções rasas e que não trazem informações novas sobre os temas e a melhor forma de evitar esse erro é entregar valor para o visitante.
Os whitepapers são postagens que se aprofundam sobre determinado tema. Por exemplo, se a organização estiver falando sobre estrutura metálica tubular, fará isso de modo a resolver um problema específico.
Por conta disso, o material deve ser escrito por um profissional da área, pois só assim será possível ensinar algo e transmitir clareza.
Geralmente, os usuários não querem comprar alguma coisa, mas se aprofundar sobre uma pauta ou matar uma curiosidade. Muitos estão até mesmo tentando se inspirar para criar um projeto ou fazer algo importante.
As listas criativas atraem a atenção desses indivíduos e geram engajamento, por isso, crie listas relacionadas à sua área de atuação, saindo do comum e entregando algo inédito.
Além de produzir materiais escritos como nos exemplos que viu até aqui, procure criar conteúdos audiovisuais. Vídeos e webinars precisam fazer parte do planejamento estratégico.
Mas, para criar algo realmente valioso, é indispensável pensar no roteiro e conhecer as reais necessidades da persona da marca.
O e-book é um material mais extenso e que requer do lead um pouco mais de conhecimento sobre uma pauta, ou seja, precisa estar familiarizado com o tema.
Uma vez que você vai falar com pessoas que já conhecem um pouco mais sobre o assunto, é fundamental criar algo aprofundado e que demande mais tempo de leitura.
Se o usuário chegar ao final da leitura e sentir que não aprendeu nada, a marca corre o risco de perder um lead. Para gerar engajamento, um buffet de coquetéis deve ensinar algo útil aos seus leitores.
Ensinar com praticidade é sempre o melhor caminho, e uma das melhores opções são os materiais do tipo passo a passo.
Qualquer empresa que consiga ensinar alguma coisa aos seus leads tem mais chances de ser lembrada quando chegar o momento da compra, afinal, já conquistou a confiança das pessoas.
Branded Content é um material relacionado ao universo da marca e cita o nome da empresa de maneira direta. É um braço do marketing de conteúdo que ajuda os leitores e ao mesmo tempo cria uma boa reputação para o negócio.
Ele vai atuar diretamente e posicionar um fabricante de chave codificada frente ao seu público, tornando o nome da companhia mais conhecido.
Independentemente de qual tipo de conteúdo sua empresa deseja criar, é necessário saber trabalhar em cima deles para alcançar boa visibilidade. Algumas dicas para fazer isso são:
Procure conversar diretamente com o leitor, pois isso evoca sensação de proximidade. Utilize palavras como “você”, “seu”, “sua”, entre outras, direcionando o texto diretamente para o usuário.
Mesmo que você queira adotar uma linha de conteúdo explicativa, uma abordagem pessoal coloca toda a ênfase no leitor e faz com que ele perceba que seu negócio é capaz de atendê-lo.
Converter é uma ação, por isso, se a intenção for aumentar as vendas, fazer com que os usuários se inscrevam ou que as pessoas entrem em contato com a companhia, não espere muito.
Uma empresa de lavagem de tapetes residenciais deve incluir verbos de ação em seus conteúdos, principalmente naqueles que fazem o leitor pensar em fazer alguma coisa, comprar ou conquistar algo.
Mas, veja, isso não se trata de descrever o produto, mas, sim, criar uma imagem que mostre os impactos que determinada solução pode trazer.
Alguns verbos de ação mais eficientes nesse sentido são: lançar, direcionar, criar, inovar, crescer, explorar.
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, e suas estratégias servem para melhorar as páginas, de modo que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.
Cada vez mais as empresas aprendem como as pessoas pesquisam informações na internet, ao mesmo tempo, descobrem as mudanças nos algoritmos de pesquisa, o que ajuda a melhorar as estratégias publicitárias.
Antigamente, para otimizar uma página, os desenvolvedores e criadores de conteúdos repetiam a palavra-chave o máximo possível, hoje em dia, essa prática não é mais bem-vista.
A exigência do Google é que as empresas, como um fabricante de urna acrilica grande, desenvolvam conteúdos de qualidade elevada e que reverberam entre os usuários.
Para alcançar esse nível, é necessário saber o que os clientes estão buscando, incluir as palavras-chave de maneira natural, escrever um bom título, linkar as páginas com outros materiais relevantes e incluir botões de compartilhamento nas redes sociais.
CTA é uma sigla para Call To Action, (chamada para ação), um botão que estimula o visitante a realizar determinada ação na página.
Nenhum material vai fazer sentido se a página não expuser de maneira clara o que o visitante precisa fazer depois de consumi-lo.
O CTA é o recurso que vai fazer essa orientação, mas para que ele realmente funcione, uma autoescola especializada em alteração CNH PCD deve incluir frases como “Comprar agora”, “Assine a newsletter”, “Faça um orçamento”, entre outras.
Você mesmo, como usuário, se estiver pesquisando materiais na internet para criar seus conteúdos, vai acessar diferentes plataformas. Entre elas, apenas uma embasa suas afirmações com pesquisas de empresas e sites reconhecidos e de confiança.
Provavelmente, você vai confiar muito mais nessa página, afinal, ela comprova o que diz com fatos e números muito específicos. Inserir dados quantitativos é a melhor maneira de convencer as pessoas, além de tornar o material mais verificável.
No entanto, na hora de usar essa tática, um fabricante de varal externo para apartamento precisa avaliar bem as fontes. Além disso, essas informações devem ser usadas apenas como apoio e não como mensagem principal.
Encher o conteúdo com números pode transformar uma material fluido em algo árido e desinteressante para o usuário.
Estamos vivendo a era da informação, por isso, as pessoas gostam de saber mais sobre os assuntos de seu interesse, o que inclui produtos e serviços.
Mas, elas não querem saber apenas sobre preço e qualidade, muito pelo contrário. Elas procuram informações relacionadas ao universo do seu negócio e é assim que vão adquirindo confiança.
Investir em marketing de conteúdo e trabalhar diferentes formatos é muito importante para conquistar presença digital sólida e mais visibilidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.