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      Empreendedorismo DigitalNa internetVender pela Internet

      No que você deve pensar ao criar o site da sua empresa?

      Ter um site para a empresa é fundamental para que ela possa construir sua presença na internet e mostrar sua credibilidade e profissionalismo. Qualquer empreendimento que queira crescer, precisa investir em um site.

      Porém, quem não entende muito bem sobre o assunto, acredita que essa plataforma precisa apenas estar disponível, com algumas informações sobre o negócio, como endereço, telefone e algumas imagens.

      Mas pensar dessa forma é um erro porque o site serve para muitas outras coisas, e não deve ser usado apenas como enfeite entre as plataformas que levam o nome da organização.

      Tenha em mente que o site institucional é o endereço oficial da companhia na web, é como se fosse o cartão de visita e, hoje em dia, funciona como uma vitrine para os produtos, tendo em vista a possibilidade de vender por meio dele.

      Para que o investimento traga bons retornos e a marca possa aproveitar todo o potencial dessa ferramenta, é necessário pensar em alguns aspectos durante sua criação.

      Neste artigo, você vai entender a importância de ter um site otimizado e todas as informações que ele precisa ter para conseguir um bom desempenho.

       

      Importância de um site otimizado

      Um site otimizado é aquele que recebe as estratégias de SEO, Search Engine Optimization, um conjunto de ações que melhoram as páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

      O site por si só já traz credibilidade para a empresa, mas quando é otimizado, amplia o alcance dos conteúdos e da própria marca. Tudo isso é feito por meio de uma palavra-chave trabalhada ao longo das publicações e das páginas em si.

      As palavras-chave são termos usados pelas pessoas para procurar informações sobre os mais diversos assuntos. Por exemplo, o usuário pode usar o termo escritório planejado em L para encontrar empresas que prestam esse serviço.

      É por meio dessas palavras que as pessoas vão encontrar o site da empresa e, a partir disso, entrar em contato com ela ou estabelecer um relacionamento até que a venda seja concretizada.

      Por meio das estratégias de SEO, o canal oficial da marca estará de acordo com as exigências do Google e poderá ser bem ranqueado nos resultados de pesquisa.

      Porém, para compreender sua importância, primeiro é necessário pensar que a maioria das pessoas que pesquisam na internet não acessam os resultados da segunda página.

      Em outras palavras, os links que aparecem entre as primeiras posições vão receber a maior parte dos cliques, por isso, também vão atrair mais interessados em seus produtos e serviços.

      Para garantir mais tráfego orgânico, é indispensável que sua empresa esteja entre as primeiras posições nos resultados de busca. Ter visibilidade é crucial no universo online, e cada vez mais empresas investem em marketing digital.

      A visibilidade também é importante porque os usuários são constantemente bombardeados por anúncios e informações de todo tipo. Muita coisa passa despercebida, exceto aquelas que conseguem se destacar.

      Para uma empresa de aluguel de ônibus com motorista, a melhor forma de se destacar é conquistar um bom posicionamento, e a otimização entra justamente nesse processo.

      As páginas de seu site, assim como os conteúdos, serão mais atraentes para os algoritmos e bem ranqueados. Mas a visibilidade está muito além de cliques, uma vez que os primeiros resultados também transmitem autoridade.

      Os usuários do Google sabem muito bem que os primeiros links de sua pesquisa são mais confiáveis do ponto de vista do Google, por isso, sabem que vão encontrar o que estão procurando e, assim, o status do negócio melhora consideravelmente.

      Para conseguir um bom posicionamento, ter mais visibilidade e transmitir credibilidade, o site institucional precisa reunir alguns aspectos fundamentais e ser bem elaborado.

       

      Como elaborar um bom site institucional

      Para construir a presença online da marca, ter um bom posicionamento e transmitir credibilidade, as empresas de seguranças patrimoniais precisam desenvolver seus sites, com base nas seguintes práticas:

       

      1. Escolher um bom domínio

      É fundamental escolher um bom domínio, e ele não precisa ser o nome da empresa. Muitas organizações utilizam termos relevantes para elas e relacionados aos seus produtos e serviços.

      No entanto, quando a marca não compra um domínio relativo ao seu nome, ele poderá ser usado por outra plataforma, inclusive para denegrir sua imagem.

      Assim sendo, procure adquiri-lo por questões de segurança, mesmo que depois tenha que redirecionar o visitante para o site principal da empresa.

       

      2. Inserir informações básicas

      É muito importante inserir informações básicas sobre a organização, como as soluções que ela oferece e seus diferenciais. Mais do que ter um bom tráfego, os visitantes precisam entender o que o seu negócio vende.

      Focar no público-alvo e saber quais são as vantagens que os produtos e serviços oferecem para as pessoas são informações básicas. É dever da marca fazer com que as pessoas tenham esse conhecimento, e o site é o canal usado para isso.

       

      3. Ter uma boa hospedagem

      Um fabricante de piso vinílico acústico precisa investir em uma boa hospedagem para manter o site no ar. Se você escolher algo de baixa qualidade ou pouca capacidade podem ocorrer os crashes.

      Eles acontecem quando o site cai e o usuário simplesmente não consegue acessá-lo. Essa situação traz muitos prejuízos e até que o problema seja solucionado, a companhia acaba perdendo acessos e oportunidades.

      Durante a elaboração da plataforma, é indispensável escolher uma boa hospedagem. Por outro lado, embora economizar nesse aspecto possa parecer um bom negócio, em longo prazo, os problemas começam a aparecer.

       

      4. Trabalhar a identidade visual

      Toda empresa, como uma especializada em relatórios gerenciais, possui sua própria identidade visual e ela precisa ser trabalhada em todos os seus canais. O site institucional precisa contar com todos os elementos da identidade visual, como:

      • Logotipo;
      • Cores;
      • Slogan;
      • Formas;
      • Tipografia.

      Esses elementos podem ser dispostos em várias partes das páginas, como no cabeçalho e rodapé, mas é muito importante tomar cuidado para não poluir visualmente as páginas e não prejudicar sua usabilidade.

       

      5. Escolher uma plataforma

      A companhia pode escolher entre várias plataformas diferentes para montar seu site, mas na hora da escolha, leve em consideração alguns pontos como a flexibilidade para personalizar o canal e a praticidade para editar layout.

      Se você tiver uma boa plataforma, não vai precisar contratar um web designer, pois com alguns cliques, é possível inserir os elementos nas posições preferidas e criar o próprio layout.

       

      6. Investir em design responsivo

      Quando as pessoas precisam procurar alguma informação na internet, por exemplo, sobre forro de madeira branco, podem fazer isso de várias maneiras, principalmente por meio do celular.

      Pesquisas provenientes de dispositivos móveis são cada vez mais comuns, afinal, por meio deles, a internet está na palma da mão e os acessos são muito mais rápidos.

      No entanto, sites mais antigos não foram desenvolvidos para esse tipo de acesso, e quando o usuário tenta visitá-los, acaba tendo uma experiência negativa.

      A tela do dispositivo móvel é menor, por isso, os elementos do site acabam se embaralhando, o carregamento é lento, as imagens podem simplesmente não aparecer, dentre outras situações do tipo.

      O design responsivo foi desenvolvido justamente para resolver essa questão. Por meio dele, todos os elementos do site são organizados na tela, independentemente de seu tamanho ou do tipo de dispositivo.

      Assim, uma pessoa que procurou informações, por exemplo, sobre lavagem de cortinas preço com seu smartphone, terá uma experiência tão positiva quanto aquela que pesquisou por meio do computador.

      Tendo em vista que pesquisar assuntos na internet com o celular é cada vez mais comum e está até mesmo superando as pesquisas pelo computador, ter um design responsivo é fundamental para o sucesso do seu site.

       

      7. Cuidar das características do site

      Existem vários outros pontos que merecem atenção quando estiver criando o portal do seu negócio na web. Por exemplo, a paleta de cores precisa ser compatível com a identidade visual da marca.

      Se for usar imagens, é muito importante que elas sejam profissionais e de boa qualidade. Da mesma forma, o texto precisa estar alinhado com o tom de voz usado em outras estratégias de comunicação da companhia.

      Além disso, uma empresa de recarga de extintor Co2 também deve pensar nas informações inseridas, que precisam estar atualizadas e corretas e assim não confundir o visitante.

       

      Considerações finais

      O site precisa funcionar como o cartão de visitas online do negócio, só assim a plataforma será capaz de representar o negócio e responder às principais dúvidas dos usuários.

      Seguindo as dicas que você viu ao longo deste conteúdo, sem dúvidas, o portal institucional vai reunir todas as características necessárias para transmitir credibilidade ao seu público.

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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